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1. 2 O que é o sedentarismo? O termo sedentarismo provem do voc á bulo latino sedere (estar sentado). O sedentarismo é definido como a falta ou a grande.

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2 2 O que é o sedentarismo? O termo sedentarismo provem do voc á bulo latino sedere (estar sentado). O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminui ç ão da actividade f í sica. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma actividade desportiva, pois do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedent á rio é o indiv í duo que gasta poucas calorias por semana com actividades ocupacionais. O sedentarismo é tamb é m considerado a doen ç a do pr ó ximo mil é nio. O sedentarismo é um dos factores que propiciam o desenvolvimento da doen ç a coron á ria, a principal causa de morte nos pa í ses industrializados. O ser humano foi preparado para um tipo de vida extremamente activa do ponto de vista f í sico e a vida moderna mudou radicalmente esta perspectiva. Na Pr é -hist ó ria o homem tinha dois objectivos para manter a sua sobrevivência, o primeiro era o da ca ç a para se alimentar, o segundo da fuga para não ser alimento de outros animais. Para realizar estas tarefas seu organismo foi gerando adapta ç ões, conseguindo m ú sculos e ossos mais resistentes, um sistema card í aco e imunol ó gico mais adaptado para sua sobrevivência. O tempo foi passando e a tecnologia chegou. Actualmente nos deparamos com as pessoas horas e horas sentada em frente a um computador, ou sentadas à frente da televisão com v á rios controlos remotos e uma mesa cheia de fast-food. Com essa inactividade o organismo que antes era acostumado a estar sempre activo, foi enfraquecendo, porque ele não precisava mais de seus m ú sculos para correr, do seu cora ç ão para bombear grandes quantidades de sangue, das suas articula ç ões para amortecer grandes impactos. Não é preciso ser atleta ou campeão ol í mpico para come ç ar a mexer o corpo e pôr o organismo a funcionar. Basta sair do sof á e fazer uma hora de actividade f í sica por semana para melhorar a sa ú de. A popula ç ão s ó tem a ganhar em fazer exerc í cio f í sico " al é m da maior mobilidade que adquirirem, reduzem as situa ç ões de ansiedade e depressão e têm maior qualidade de vida." No essencial, " reagem melhor a situa ç ões de stress e pressão.

3 3 Sedentarismo e a actividade Física A sa ú de est á directamente relacionada com actividade f í sica. As pessoas com h á bitos sedent á rios possuem menor capacidade para executar exerc í cios f í sicos. Por outro lado, as caracter í sticas de estrutura muscular e das articula ç ões do nosso corpo, da constitui ç ão do corpo ou da capacidade cardiorrespirat ó ria, determinam tamb é m os limites de nossa aptidão f í sica. As pessoas reduzem gradativamente o n í vel de actividade f í sica a partir da adolescência. Com a diminui ç ão do metabolismo, ao longo dos anos, o corpo come ç a a perder m ú sculos e acumular gorduras. O exerc í cio f í sico, para al é m do evidente benef í cio orgânico, proporciona bem-estar psicol ó gico e social, visto que os desportos de equipa, por exemplo, promovem o contacto e a interac ç ão com outros indiv í duos.

4 4 Consequências do sedentarismo? C onsequências do sedentarismo: - doen ç as cardiovasculares; - diabetes; - obesidade; - Problemas nas articula ç ões.

5 5 Como combater o sedentarismo? N ão é preciso praticar exerc í cio f í sico em demasia, basta praticar actividades simples que aumentem o gasto cal ó rico semanal: -Subir 2 ou 3 andares de escadas at é chegar a casa ou ao trabalho; -Dispensar os controlos remotos, (ex, comando da televisão); -Estacione o autom ó vel num local mais distante; -Dispensar as escadas rolantes. - Realizar exerc í cios f í sicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana. ATEN Ç ÃO: É recomendada a consulta a um m é dico para a orienta ç ão das melhores actividades j á que não são recomendadas as mesmas actividades para todas as pessoas.

6 6 Fontes: -Livros da biblioteca escolar; -Internet. Bibliografia Elementos do grupo: 2-Ana Peixoto; 4-Ana Rita; 8-Carlos Cunha; 14-Domingos Sousa; 20-José Miranda.


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