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Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade.

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1 Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades.

2 Factores de Desinteresse pela Prática do Desporto Falta de tempo e disposição Facilidades do mundo moderno, stress Alimentação inadequada, Alimentação Elevado grau de sedentarismo

3 As consequências da falta de actividade física são: Vulnerabilidade cardiovascular; Fragilidade muscular e esquelética; Obesidade; Depressão; Envelhecimento prematuro.

4 Precauções importantes: Não faça exercício imediatamente a seguir às refeições. Não faça exercício, se estiver com febre. Abrande, se sentir dores ou cãibras - respire fundo. Se estiver sem fôlego, respire fundo várias vezes e prossiga devagar. Se a situação continuar, pare. Pare, se sentir tonturas ou náuseas; respire fundo; peça ajuda a alguém; sente-se e ponha a cabeça abaixo da cintura.

5 Benefícios da Actividade Física para o organismo Reduz o risco de morte prematura. Reduz o risco de morte por doença cardíaca. Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes. Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial. Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem. Reduz o risco do desenvolvimento do cancro de cólon. Reduz sentimentos de depressão e ansiedade. Auxilia o controlo de peso. Ajuda a construir e manter saudáveis ossos, músculos e articulações

6 Como se devem praticar os exercícios? Só praticar exercícios sob orientação. Realizar exercício com regularidade. Transformar o exercício numa fonte de lazer Procurar o exercício mais adequado para as características do seu próprio corpo. Antes de se envolver num programa de exercícios, submeter-se a uma avaliação com o seu médico e procurar orientação de profissionais especializados. Beber muita água antes, durante e após o treino. Se nunca foi adepto de ginástica ou de algum desporto, o preferível é caminhar. Como é que o desporto faz bem à saúde? Prevenindo certas doença Atrasando o envelhecimento Melhorando a qualidade de vida

7 Desporto e prevenção de doenças Doenças cardiovasculares (enfarte do miocárdio, angina de peito, acidente vascular cerebral, etc.) Doenças metabólicas (Diabetes, Obesidade, osteoporose) Doenças neuro-psiquiátricas (Depressão, ansiedade) Doenças imuno-mediadas (cancro, infecções, etc)

8 A actividade física é: Para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças; Para os governos: um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população


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