A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BragAtiva – Pratica Desporto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BragAtiva – Pratica Desporto"— Transcrição da apresentação:

1 BragAtiva – Pratica Desporto
A Câmara Municipal de Braga, através da Divisão de Educação e Desporto, tem realizado um forte investimento na valorização da área desportiva, nomeadamente através do reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento holístico (corpo e mente) dos seus munícipes. De modo a contribuir para o envelhecimento saudável e ativo dos seus munícipes, a Câmara Municipal de Braga desenvolve desde 2007 e integrado no programa “BragAtiva”, 3 iniciativas preferencialmente destinadas a população sénior: - ATIVIDADE FÍSICA PARA SÉNIORES; - A ÁGUA NÃO NOS METE MEDO; - FINS-DE-SEMANA SAUDÁVEIS;

2 Atividade Física para Séniores
“Atividade Física para Séniores”, tem evoluído de ano para ano, adequando as atividades disponibilizadas às preferências dos praticantes, procurando sempre chegar junto de novos praticantes. Este é um programa de grande simplicidade, que de uma forma gratuita e informal, pretende proporcionar atividade física a toda a população (sénior), independentemente do nível de experiência desportiva. Este possui uma regularidade semanal aonde a atividade, física e desportiva é ofertada e acompanhada por técnicos devidamente credenciados.

3 Atividade Física para Séniores
Para além de levar a atividade física aos Munícipes, este programa visa o combate ao sedentarismo, ao tabagismo, ao stress, possibilitando desta forma, uma melhoria da quantidade e qualidade de vida do cidadão, o desenvolvimento das capacidades psicomotoras, sociais e cognitivas e acima de tudo, um envelhecimento ativo. Objetivos: - Sensibilizar os munícipes, para a prática desportiva; - Associar a prática desportiva aos espaços públicos; - Ocupar os tempos livres da população de uma forma saudável - Levar à adoção de estilos de vida saudáveis na prevenção da saúde; - Utilizar o exercício físico, o movimento e o desporto como estratégias de promoção de uma vida mais ativa.

4 Terça (pavilhão) e Quinta (sede da junta)
Locais e Horários Pólo Desportivo / Junta de Freguesia Dia da Semana HORÁRIO Complexo Desportivo da Ponte Segunda, Quarta e Sexta 09H30 – 11H30 Segunda e Quinta 15H00 – 17H00 Complexo Desportivo da Rodovia 9H H30 Nogueiró Terça 10H30 – 12H00 Nogueira 15H00 – 16H30 Parada de Tibães Quinta Penso Santo Estevão 09H15 – 11H00 Ferreiros Terça (pavilhão) e Quinta (sede da junta) Mire de Tibães Sexta Celeirós e Sequeira 09H30 – 11H00 Esporões Quarta Figueiredo Segunda 15H00-16H30 Panoias 9H30-11H30 A.C.A.R.E--Lamaçães 15H00-16H15 Lar Conde de Agrolongo

5 "A ÁGUA NÃO NOS METE MEDO" O programa "A ÁGUA NÃO NOS METE MEDO" tem como finalidade a promoção da melhoria de qualidade de vida, da autonomia funcional a partir da estimulação motora, e a autonomia sócio afetiva através da integração social, isto é, o combate ao principal flagelo que assola a sociedade moderna, o sedentarismo. Desta forma, o Município promove a realização da prática de Natação dirigidas a este escalão etário específico, nas Piscinas Municipais da Rodovia e Maximinos, promovendo a qualidade de vida e ainda o envelhecimento ativo.

6 "A ÁGUA NÃO NOS METE MEDO São inúmeros os benefícios das atividades aquáticas: No que respeita ao aspeto físico, a possibilidade de realizar movimentos sem causar impacto às articulações e tendões, a estimulação de toda a musculatura e manutenção do tônus muscular, efeitos benéficos sobre o sistema respiratório e cardiovascular, recuperação de enfermidades, entre outros. Em relação ao aspeto psicológico, tendência à elevação da autoestima, alívio dos níveis de stress, maior disposição para enfrentar as atividades quotidianas, entre outros. Quanto ao aspeto social, é percetível como há novas possibilidades de favorecimento das relações interpessoais e consequente aumento dos laços de amizade, interesse em compartilhar experiências e ideais, entre outros.

7 FINS-DE-SEMANA SAUDÁVEIS
Este programa visa proporcionar à comunidade bracarense, de todas as idades, a prática de diversos desportos ao ar livre, privilegiando o convívio e o desporto num ambiente divertido e saudável. Esta atividade é promovida conjuntamente com outras entidades, estabelecendo-se para isso, parcerias, e decorrem em instalações, artérias ou praças da cidade. Este programa consiste em caminhadas, sessões organizadas de exercício físico, permite o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou de exclusão social. Com este programa pretende o Município fomentar a criação de laços relacionais de solidariedade entre diferentes gerações.


Carregar ppt "BragAtiva – Pratica Desporto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google