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Índice Introdução..........................................página 3 História do aquecimento físico..............página 4 Vários tipos de aquecimento................página.

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3 Índice Introdução página 3 História do aquecimento físico página 4 Vários tipos de aquecimento página 6 Aquecimento passivo página 7 Aquecimento geral página 8 Aquecimento específico página 11 Factores que influenciam página 12 Importância do aquecimento página 14 Vantagens da actividade física página 17 Condicionamento físico página 18 História do condicionamento página 19 Conclusão página 20 Bibliografia página 21

4 Introdução Neste trabalho temos como objectivo primordial abordar o tema: Aquecimento e Condicionamento Físico.

5 História do aquecimento físico O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável envolve-lo nas nossas actividades físicas. O aquecimento evita e previne lesões graves, actuando também contra as dores no corpo.

6 O principal objectivo do aquecimento é: Preparar o organismo para o desporto, seja no treino, na competição e no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.

7 Vários tipos de aquecimento: Aquecimento passivo, aquecimento geral e aquecimento específico

8 Aquecimento passivo O aquecimento passivo envolve o aumento da temperatura corporal através de alguns meios externos. Por exemplo: a utilização de massagem, sacos quentes, banhos de vapor e duchas quentes são todos considerados formas de aquecimento passivo. Este pode não ser um método prático para o atleta, porém, o desempenho físico será aperfeiçoado se as temperaturas do corpo ou dos tecidos locais estiverem suficientemente elevadas.

9 Aquecimento geral Os principais aspectos físicos do aquecimento geral são: Obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura, da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a actividade e o desempenho. A velocidade do metabolismo aumenta em função da temperatura, aumentando 13% para cada grau de temperatura.

10 O aumento da irrigação dos tecidos garante um melhor suprimento de oxigénio e substratos ao tecido. Quando o metabolismo está alto, torna as reacções químicas mais rápidas e mais eficientes. Como prevenção, o aumento da temperatura vai levar a uma redução da resistência elástica e na resistência do atrito.

11 o Há também modificações importantes nas articulações, devido a uma série de mecanismos. As articulações a produção de líquido sinovial – o líquido que fica dentro das articulações -, tornando-se mais resistentes à pressão e à força.

12 Aquecimento específico O aquecimento específico deve ser realizado após o aquecimento geral. Este tipo de aquecimento é fundamental nas modalidades desportivas coordenativas. Com exercícios direccionados a certos grupos da actividade levando a que estes membros fiquem mais irrigados de sangue e logo, ricos em oxigénio.

13 Factores que influenciam o aquecimento: Idade: - variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Estado de treino: - quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser o seu aquecimento. Disposição psíquica : -a falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento. Modalidade desportiva : -deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada.

14 Período do dia: - pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante a tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já à noite deve ter características similares ao da manhã. Temperatura ambiente : -em tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, em dias frios ou chuvosos o tempo no aquecimento deve ser alongado. Momento de aquecimento : -o final ideal do aquecimento e o inicio da actividade é de cinco a dez minutos.

15 A importância do aquecimento na actividade física

16 O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:

17 Aumento da taxa metabólica; Aumento do fluxo sanguíneo local; Melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos; Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos; Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contracção; Aumento da velocidade e da força de contracção muscular; Melhoria na coordenação; Aumento da capacidade nas articulações.

18 Vantagens das actividades físicas O condicionamento físico tem como benefícios: O stress; A circulação sanguínea melhora; Dorme-se melhor; Etc...

19 Condicionamento físico o O condicionamento físico foi fundado em 15 de março do ano 1994 e tem esse nome porque o seu fundador Helvécio Alves dos Santos (Maradona) frequentava as aulas de condicionamento físico no Paraná clube.

20 História do condicionamento físico O condicionamento físico caracteriza-se por ser o nível físico em que a pessoa se encontra. A falta de condicionamento físico pode levar a um esgotamento físico e também a um descontrole emocional. Por exemplo: quando nos encontramos em locais inóspitos e sem recursos.

21 Este descontrole diminui a coordenação motora facilitando ainda mais, as lesões como entorses e também quedas. Após conhecermos o quanto importante é para a nossa vida a realização de uma actividade física, se torna necessário querer realizar algumas mudanças na nossa vida para praticarmos algum desporto de forma regular e sistemática. Devemos nos esforçar, para criar novos valores e hábitos,pois muitos são os obstáculos e alegações que impedem uma acção transformadora do sujeito (falta de tempo, etc...).

22 Conclusão Podemos concluir com a elaboração deste trabalho que qualquer pessoa que pratique uma actividade física, um desporto ou algum tipo de treino deve fazer antecipadamente um aquecimento de acordo com o seu organismo, a sua idade ou o seu tipo de actividade. Nunca esquecer que devemos fazer antecipadamente um aquecimento e no final um alongamento.

23 Bibliografia

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