A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice Introdução..........................................página 3 História do aquecimento físico..............página 4 Vários tipos de aquecimento................página.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice Introdução..........................................página 3 História do aquecimento físico..............página 4 Vários tipos de aquecimento................página."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Índice Introdução..........................................página 3 História do aquecimento físico..............página 4 Vários tipos de aquecimento................página 6 Aquecimento passivo..........................página 7 Aquecimento geral.............................página 8 Aquecimento específico........................página 11 Factores que influenciam......................página 12 Importância do aquecimento................página 14 Vantagens da actividade física..............página 17 Condicionamento físico.......................página 18 História do condicionamento................página 19 Conclusão..........................................página 20 Bibliografia.........................................página 21

4 Introdução Neste trabalho temos como objectivo primordial abordar o tema: Aquecimento e Condicionamento Físico.

5 História do aquecimento físico O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável envolve-lo nas nossas actividades físicas. O aquecimento evita e previne lesões graves, actuando também contra as dores no corpo.

6 O principal objectivo do aquecimento é: Preparar o organismo para o desporto, seja no treino, na competição e no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.

7 Vários tipos de aquecimento: Aquecimento passivo, aquecimento geral e aquecimento específico

8 Aquecimento passivo O aquecimento passivo envolve o aumento da temperatura corporal através de alguns meios externos. Por exemplo: a utilização de massagem, sacos quentes, banhos de vapor e duchas quentes são todos considerados formas de aquecimento passivo. Este pode não ser um método prático para o atleta, porém, o desempenho físico será aperfeiçoado se as temperaturas do corpo ou dos tecidos locais estiverem suficientemente elevadas.

9 Aquecimento geral Os principais aspectos físicos do aquecimento geral são: Obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura, da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a actividade e o desempenho. A velocidade do metabolismo aumenta em função da temperatura, aumentando 13% para cada grau de temperatura.

10 O aumento da irrigação dos tecidos garante um melhor suprimento de oxigénio e substratos ao tecido. Quando o metabolismo está alto, torna as reacções químicas mais rápidas e mais eficientes. Como prevenção, o aumento da temperatura vai levar a uma redução da resistência elástica e na resistência do atrito.

11 o Há também modificações importantes nas articulações, devido a uma série de mecanismos. As articulações a produção de líquido sinovial – o líquido que fica dentro das articulações -, tornando-se mais resistentes à pressão e à força.

12 Aquecimento específico O aquecimento específico deve ser realizado após o aquecimento geral. Este tipo de aquecimento é fundamental nas modalidades desportivas coordenativas. Com exercícios direccionados a certos grupos da actividade levando a que estes membros fiquem mais irrigados de sangue e logo, ricos em oxigénio.

13 Factores que influenciam o aquecimento: Idade: - variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Estado de treino: - quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser o seu aquecimento. Disposição psíquica : -a falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento. Modalidade desportiva : -deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada.

14 Período do dia: - pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante a tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já à noite deve ter características similares ao da manhã. Temperatura ambiente : -em tempos quentes o aquecimento deve ser reduzido, em dias frios ou chuvosos o tempo no aquecimento deve ser alongado. Momento de aquecimento : -o final ideal do aquecimento e o inicio da actividade é de cinco a dez minutos.

15 A importância do aquecimento na actividade física

16 O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:

17 Aumento da taxa metabólica; Aumento do fluxo sanguíneo local; Melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos; Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos; Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; Diminuição do tempo de relaxamento muscular após contracção; Aumento da velocidade e da força de contracção muscular; Melhoria na coordenação; Aumento da capacidade nas articulações.

18 Vantagens das actividades físicas O condicionamento físico tem como benefícios: O stress; A circulação sanguínea melhora; Dorme-se melhor; Etc...

19 Condicionamento físico o O condicionamento físico foi fundado em 15 de março do ano 1994 e tem esse nome porque o seu fundador Helvécio Alves dos Santos (Maradona) frequentava as aulas de condicionamento físico no Paraná clube.

20 História do condicionamento físico O condicionamento físico caracteriza-se por ser o nível físico em que a pessoa se encontra. A falta de condicionamento físico pode levar a um esgotamento físico e também a um descontrole emocional. Por exemplo: quando nos encontramos em locais inóspitos e sem recursos.

21 Este descontrole diminui a coordenação motora facilitando ainda mais, as lesões como entorses e também quedas. Após conhecermos o quanto importante é para a nossa vida a realização de uma actividade física, se torna necessário querer realizar algumas mudanças na nossa vida para praticarmos algum desporto de forma regular e sistemática. Devemos nos esforçar, para criar novos valores e hábitos,pois muitos são os obstáculos e alegações que impedem uma acção transformadora do sujeito (falta de tempo, etc...).

22 Conclusão Podemos concluir com a elaboração deste trabalho que qualquer pessoa que pratique uma actividade física, um desporto ou algum tipo de treino deve fazer antecipadamente um aquecimento de acordo com o seu organismo, a sua idade ou o seu tipo de actividade. Nunca esquecer que devemos fazer antecipadamente um aquecimento e no final um alongamento.

23 Bibliografia www.google.pt

24


Carregar ppt "Índice Introdução..........................................página 3 História do aquecimento físico..............página 4 Vários tipos de aquecimento................página."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google