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Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na gera ç ão de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.

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1 Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na gera ç ão de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda e comerciais na televisão. Marketing é muito mais do que isso. Trata-se de um conjunto de t é cnicas e ferramentas de gestão que são direcionadas pela empresa ao mercado em busca dos seguintes objetivos:

2 - Atrair e reter novos clientes; - Aumentar o volume de vendas da empresa; - Conseguir que seus produtos e sua empresa tenham uma "posição" diferenciada na cabeça do cliente; - Aumentar o nível de competitividade da empresa; - Administrar a demanda de seus produtos; - Identificar novas oportunidades de negócios.

3 Muito mais do que vender, o marketing envolve a tomada de decisões estrat é gicas, a identifica ç ão de novos mercados para a empresa ou o desenvolvimento de novos produtos para os mercados atuais ou novos mercados.

4 O marketing estrat é gico, diferentemente do marketing convencional, que é reativo (as decisões são tomadas à reboque das a ç ões da concorrência), vai al é m do convencional. Busca antecipar e prever necessidades, tendências e oportunidades no mercado, oferecendo informa ç ões preciosas para que a empresa saia na frente em rela ç ão à concorrência, desenvolvendo ofertas de valor superior aos seus competidores e fortalecendo o conhecimento da marca na cabe ç a de seus consumidores.

5 O marketing estrat é gico é uma ferramenta que permite analisar a rela ç ão entre consumidor e produto, para em seguida a organiza ç ão poder definir seu p ú blico-alvo (segmenta ç ão) e por, fim, escolher a estrat é gia de posicionamento mais adequada a sua realidade.

6 A ferramenta b á sica de gestão do marketing estrat é gico é o chamado mix de marketing. Talvez você j á tenha ouvido falar. São os chamados 4 P's. Por é m do ponto de vista estrat é gico, vejamos como funciona:

7 Produto – Nos dias de hoje não e raro encontrar in ú meras empresas que primeiro criam um produto e depois os colocam à venda. É necess á rio primeiramente entender as necessidades, gostos e preferências daqueles que irão adquirir os futuros bens e servi ç os para que as ofertas atendam as expectativas do mercado. Este é o primeiro passo.

8 Pre ç o – O passo seguinte é a defini ç ão do pre ç o. Pre ç o não é apenas custo + margem de lucro desejada. É necess á rio entender o mercado-alvo e sua sensibilidade aos pre ç os praticados pela empresa, como tamb é m os pre ç os praticados pela concorrência. Com base nessas informa ç ões, aliado a percep ç ão que alguns clientes tem do produto em fun ç ão do pre ç o, a empresa pode definir sua pol í tica de pre ç os de maneira mais realista e evitar ficar fora do mercado ou desvalorizar seu produto (por um pre ç o baixo demais).

9 Praça – aqui são delineadas as estrat é gias de distribui ç ão do produto. Em outras palavras, como os bens e servi ç os serão colocados à disposi ç ão dos compradores. Mais uma vez as decisões nessa esfera irão depender do tipo de produto comercializado ou servi ç os oferecidos. Para alguns produtos, o uso de intermedi á rios como atacadistas e varejista é essencial, como por exemplo na comercializa ç ão de alimentos.

10 Praça – Para produtos diferenciados ou servi ç os especializados é necess á rios investir em um local apropriado, acess í vel e com as caracter í sticas que representam o p ú blico-alvo (roupas dos vendedores, arranjo f í sico, apresenta ç ão dos produtos ou mesmo a arquitetura e a decora ç ão). Esses elementos influenciam a percep ç ão da imagem da marca e da empresa na mente dos consumidores, então muito cuidado.

11 Promo ç ão – o objetivo da promo ç ão é fazer com que a empresa, a marca e o produto sejam conhecidos e lembrados pelos clientes e ocupem um lugar de destaque na mente destes em rela ç ão concorrência. Para que a promo ç ão possa alcan ç ar os objetivos de marketing da organiza ç ão, é necess á rio o desenvolvimento de um mix de promo ç ão alinhado com a estrat é gia e os objetivos mercadol ó gicos da organiza ç ão.

12 Promo ç ão – O mix de promo ç ão é composto de propaganda, publicidade, promo ç ão de vendas e venda pessoal. O tipo de produto a ser comercializado, a localiza ç ão e o perfil dos clientes é que determinam a estrat é gia do composto ou mix de promo ç ão e o n í vel de intensidade no uso de cada um dos elementos do mix promocional.

13 Mais do que usar as ferramentas de marketing, é preciso administrar o neg ó cio dentro da filosofia do marketing estrat é gico: gerar valor e satisfa ç ão para o cliente atrav é s da an á lise de mercado e o desenvolvimento de estrat é gias que permitam a fideliza ç ão dos clientes atuais e atra ç ão de novos clientes, ampliando a participa ç ão de mercado da empresa.


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