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Administração de Marketing I Profª. Drª. Louise Lage.

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing I Profª. Drª. Louise Lage."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing I Profª. Drª. Louise Lage

2 Introdução aos conceitos de Marketing

3 MARKETING Definição: Definição: Marketing é a função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing, a saber: produto, preço, promoção e ponto de distribuição. Marketing é a função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing, a saber: produto, preço, promoção e ponto de distribuição. Processo de planejamento e execução da concepção, fixação de preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços com a finalidade de criar trocas que satisfaçam aos objetivos individuais e organizacionais. Processo de planejamento e execução da concepção, fixação de preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços com a finalidade de criar trocas que satisfaçam aos objetivos individuais e organizacionais. Atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através de processos de troca Atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através de processos de troca

4 Marketing é construir e sustentar infra- estrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração de clientes a empresa, desde o projeto, desenvolvimento, processos industriais e de vendas. (Regis Mckenna 1991). Marketing é construir e sustentar infra- estrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração de clientes a empresa, desde o projeto, desenvolvimento, processos industriais e de vendas. (Regis Mckenna 1991).

5 Algumas maneiras de expressar o marketing Atender às necessidades de forma rentável. Atender às necessidades de forma rentável. Encontrar desejos e satisfazê-los. Encontrar desejos e satisfazê-los. Amar o consumidor, não o produto. Amar o consumidor, não o produto. Faça ao gosto do consumidor. (Burger King) Faça ao gosto do consumidor. (Burger King) Você é o chefe. (United Airlines). Você é o chefe. (United Airlines). As pessoas em primeiro lugar. (British Airways) As pessoas em primeiro lugar. (British Airways) Parceiros no lucro. (Milliken Company) Parceiros no lucro. (Milliken Company)

6 APENAS PARA PONTUAR... Duas grande linhas de marketing MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS Enfoque em negócios e fins comerciais de produtos e serviços. MARKETING INSTITUCIONAL MARKETING INSTITUCIONAL Enfoque em idéias e imagens, apoio aos públicos e setores de interesse direto e indireto das organizações.

7 MARKETING, então é: PROCESSO SOCIAL E GERENCIAL ATRAVÉS DO QUAL INDIVÍDUOS E GRUPOS OBTÊM AQUILO DE QUE NECESSITAM POR MEIO DA CRIAÇÃO E TROCA DE PRODUTOS E VALORES. PROCESSO SOCIAL E GERENCIAL ATRAVÉS DO QUAL INDIVÍDUOS E GRUPOS OBTÊM AQUILO DE QUE NECESSITAM POR MEIO DA CRIAÇÃO E TROCA DE PRODUTOS E VALORES. PARA EXPLICAR ESSA DEFINIÇÃO, EXAMINAMOS OS SEGUINTES TERMOS: NECESIDADES, DESEJOS, DEMANDA, PRODUTOS, TROCAS, TRANSAÇÕES E MERCADOS. PARA EXPLICAR ESSA DEFINIÇÃO, EXAMINAMOS OS SEGUINTES TERMOS: NECESIDADES, DESEJOS, DEMANDA, PRODUTOS, TROCAS, TRANSAÇÕES E MERCADOS. Conceitos centrais do Marketing/Philip Kotler

8 Conceito Necessidades, desejos e demandas Produtos (bens, serviços e idéias) Valor, custo e satisfação Troca e transações Relacionamentos e redes Mercados Empresas e consumidores potenciais

9 Evolução da Visão do Papel do Marketing a. Marketing como uma função igual às outras Finanças Produção Marketing Recursos humanos b. Marketing como a função mais importante Finanças Recursos humanos Marketing Produção

10 Evolução da Visão do Papel do Marketing c. Marketing como a principal função Marketing Finanças Recursos Humanos Produção d. O cliente como a função controladora Cliente Recursos Humanos Financeiro Produção Marketing

11 Evolução da Visão do Papel do Marketing e. O cliente como a função controladora e o marketing como a função integradora Cliente Marketing Produção Recursos Humanos Finanças

12 COMPETIÇÃOCOMPETIÇÃO Níveis de segmentação em Marketing Marketing de Massa Marketing diferenciado Marketing Individualizado Marketing Interativo E-marketingM-marketing TECNOLOGIATECNOLOGIA É T I C A

13 Novos desafios do Marketing O marketing está passando por uma mudança fundamental O marketing está passando por uma mudança fundamental 5 Grandes Transformações: 5 Grandes Transformações: Mais oferta e menos diferenciação Mais oferta e menos diferenciação Mais global e menos local Mais global e menos local Mais concorrência e mais colaboração Mais concorrência e mais colaboração Mais relação e menos transação Mais relação e menos transação Mais sentir e responder e menos fazer e vender Mais sentir e responder e menos fazer e vender Prodiços: produtos com serviços Prodiços: produtos com serviços Co-criação de valores: clientes participam da criação dos produtos Co-criação de valores: clientes participam da criação dos produtos A Internet amplia os canais de marketing A Internet amplia os canais de marketing Preços colaborativos: clientes participam da determinação do preço e possuem muito mais informação sobre oferta e demanda Preços colaborativos: clientes participam da determinação do preço e possuem muito mais informação sobre oferta e demanda A publicidade tradicional não tem se mostrado eficiente para influenciar as vendas A publicidade tradicional não tem se mostrado eficiente para influenciar as vendas

14 NESTE MILÊNIO, O MARKETING DEVERÁ: a) Utilizar a pesquisa constante como ferramenta de suas estratégias; b) Conhecer profundamente o segmento de atuação de sua empresa; c) Procurar antecipar os passos dos concorrentes existentes; d) Estar bem informado quanto à concorrência real e futura; e) Estar atento às novas oportunidades e ameaças;

15 Ferramentas de Marketing Diferenciação Diferenciação Preço ou vantagem de custo Preço ou vantagem de custo Atributos específicos do produto Atributos específicos do produto Serviços agregados Serviços agregados Canal de distribuição Canal de distribuição Imagem de marca Imagem de marca Posicionamento Posicionamento Proposição de valor Proposição de valor Segmentação Segmentação Fatores demográficos Fatores demográficos Fatores geográficos Fatores geográficos Fatores psicográficos Fatores psicográficos Fatores comportamentais Fatores comportamentais Composto de marketing Composto de marketing Produto Produto Preço Preço Promoção Promoção Ponto de distribuição Ponto de distribuição Diferenciação Segmentação Posicionamento (Proposição de Valor) Composto de Marketing

16 O MARKETING E AS ORIENTAÇÕES EMPRESARIAIS o ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO o ORIENTAÇÃO PARA PRODUTO o ORIENTAÇÃO PARA VENDAS o ORIENTAÇÃO PARA MARKETING o ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMIDOR

17 Orientação para o Consumidor Pilar do pensamento de marketing desde a década de 50 do século XX Pilar do pensamento de marketing desde a década de 50 do século XX Foco na descoberta dos desejos e necessidades dos consumidores Foco na descoberta dos desejos e necessidades dos consumidores Inteligência de Mercado permeando toda a organização Inteligência de Mercado permeando toda a organização Relacionamento como chave para aumentar o valor das transações Relacionamento como chave para aumentar o valor das transações Descentralização da tomada de decisão para facilitar o feedback do consumidor Descentralização da tomada de decisão para facilitar o feedback do consumidor Utiliza o processo de Planejamento Estratégico como ferramenta para criação de valor Utiliza o processo de Planejamento Estratégico como ferramenta para criação de valor

18 Conceitos Essenciais Produto ou Oferta Valor e Satisfação Necessidades, Desejos e Demandas Troca e Transações Relacionamentos e Redes Mercados-alvo & Segmentação Canais de Marketing Cadeia de Suprimento Concorrência Ambiente de Marketing

19 Sistema Simples de Marketing Setor (conjunto de vendedores) Mercado (conjunto de compradores) Bens/Serviços Dinheiro Comunicação Informação

20 Função: Função: O profissional de marketing atua em quatro áreas de atividades: O profissional de marketing atua em quatro áreas de atividades: Análise de marketing Análise de marketing PLANEJAMENTO DE MARKETING PLANEJAMENTO DE MARKETING Implementação de marketing Implementação de marketing Controle de marketing Controle de marketing Marketing

21 Filosófica AdministrativaFuncional Dimensões de Marketing Marketing


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