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Administração de Marketing I

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing I"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing I
Profª. Drª. Louise Lage

2 Introdução aos conceitos de Marketing

3 MARKETING Definição: Marketing é a função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing, a saber: produto, preço, promoção e ponto de distribuição. Processo de planejamento e execução da concepção, fixação de preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços com a finalidade de criar trocas que satisfaçam aos objetivos individuais e organizacionais. Atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através de processos de troca

4 Marketing é construir e sustentar infra-estrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração de clientes ‘a empresa, desde o projeto, desenvolvimento, processos industriais e de vendas. (Regis Mckenna 1991).

5 Algumas maneiras de expressar o marketing
Atender às necessidades de forma rentável. Encontrar desejos e satisfazê-los. Amar o consumidor, não o produto. Faça ao gosto do consumidor. (Burger King) Você é o chefe. (United Airlines). As pessoas em primeiro lugar. (British Airways) Parceiros no lucro. (Milliken Company)

6 APENAS PARA PONTUAR... Duas grande linhas de marketing MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS Enfoque em negócios e fins comerciais de produtos e serviços. MARKETING INSTITUCIONAL Enfoque em idéias e imagens, apoio aos públicos e setores de interesse direto e indireto das organizações.

7 Conceitos centrais do Marketing/Philip Kotler
MARKETING, então é: PROCESSO SOCIAL E GERENCIAL ATRAVÉS DO QUAL INDIVÍDUOS E GRUPOS OBTÊM AQUILO DE QUE NECESSITAM POR MEIO DA CRIAÇÃO E TROCA DE PRODUTOS E VALORES. PARA EXPLICAR ESSA DEFINIÇÃO, EXAMINAMOS OS SEGUINTES TERMOS: NECESIDADES, DESEJOS, DEMANDA, PRODUTOS, TROCAS, TRANSAÇÕES E MERCADOS. Conceitos centrais do Marketing/Philip Kotler

8 Conceito Necessidades, desejos e demandas
Produtos (bens, serviços e idéias) Valor, custo e satisfação Troca e transações Empresas e consumidores potenciais Relacionamentos e redes Mercados

9 Evolução da Visão do Papel do Marketing
b. Marketing como a função mais importante Finanças Recursos humanos Marketing Produção a. Marketing como uma função igual às outras Finanças Produção Marketing Recursos humanos

10 Evolução da Visão do Papel do Marketing
c. Marketing como a principal função Marketing Finanças Recursos Humanos Produção d. O cliente como a função controladora Cliente Recursos Humanos Financeiro Produção Marketing

11 Evolução da Visão do Papel do Marketing
e. O cliente como a função controladora e o marketing como a função integradora Cliente Marketing Produção Recursos Humanos Finanças

12 Níveis de segmentação em Marketing
Marketing de Massa Marketing diferenciado Marketing Individualizado Marketing Interativo E-marketing M-marketing C O M P E T I Ç Ã T E C N O L G I A É T I C A

13 Novos desafios do Marketing
O marketing está passando por uma mudança fundamental 5 Grandes Transformações: Mais oferta e menos diferenciação Mais global e menos local Mais concorrência e mais colaboração Mais relação e menos transação Mais “sentir e responder” e menos “fazer e vender” Prodiços: produtos com serviços Co-criação de valores: clientes participam da criação dos produtos A Internet amplia os canais de marketing Preços colaborativos: clientes participam da determinação do preço e possuem muito mais informação sobre oferta e demanda A publicidade tradicional não tem se mostrado eficiente para influenciar as vendas

14 NESTE MILÊNIO, O MARKETING DEVERÁ:
Utilizar a pesquisa constante como ferramenta de suas estratégias; Conhecer profundamente o segmento de atuação de sua empresa; Procurar antecipar os passos dos concorrentes existentes; Estar bem informado quanto à concorrência real e futura; Estar atento às novas oportunidades e ameaças;

15 Ferramentas de Marketing
Diferenciação Segmentação Posicionamento (Proposição de Valor) Composto de Marketing Diferenciação Preço ou vantagem de custo Atributos específicos do produto Serviços agregados Canal de distribuição Imagem de marca Posicionamento Proposição de valor Segmentação Fatores demográficos Fatores geográficos Fatores psicográficos Fatores comportamentais Composto de marketing Produto Preço Promoção Ponto de distribuição

16 O MARKETING E AS ORIENTAÇÕES EMPRESARIAIS
ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ORIENTAÇÃO PARA PRODUTO ORIENTAÇÃO PARA VENDAS ORIENTAÇÃO PARA MARKETING ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMIDOR

17 Orientação para o Consumidor
Pilar do pensamento de marketing desde a década de 50 do século XX Foco na descoberta dos desejos e necessidades dos consumidores Inteligência de Mercado permeando toda a organização Relacionamento como chave para aumentar o valor das transações Descentralização da tomada de decisão para facilitar o feedback do consumidor Utiliza o processo de Planejamento Estratégico como ferramenta para criação de valor

18 Necessidades, Desejos e Demandas
Conceitos Essenciais Mercados-alvo & Segmentação Necessidades, Desejos e Demandas Produto ou Oferta Valor e Satisfação Troca e Transações Relacionamentos e Redes Canais de Marketing Cadeia de Suprimento Concorrência Ambiente de Marketing

19 Sistema Simples de Marketing
Comunicação Setor (conjunto de vendedores) Mercado compradores) Bens/Serviços Dinheiro Informação

20 Marketing Função: O profissional de marketing atua em quatro áreas de atividades: Análise de marketing PLANEJAMENTO DE MARKETING Implementação de marketing Controle de marketing

21 Dimensões de Marketing
Filosófica Marketing Marketing Administrativa Funcional Marketing


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