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Marketing Político Uniban Comunicação Empresarial Prof. Eduardo Silva.

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1 Marketing Político Uniban Comunicação Empresarial Prof. Eduardo Silva

2 Vem se consolidando cada vez mais como peça fundamental no processo eleitoral. Estes são as técnicas e conceitos mais modernos e eficazes, garantindo uma campanha estruturada, marcante e eficiente. A tarefa principal de um político é atender às necessidades de seus eleitores, de acordo com a plataforma de seu Partido e os anseios gerais da sociedade. Donde se conclui que a política está intrinsecamente relacionada à promoção de interesses e valores. Ou, em outros termos, a política está orientada para a expectativa de recompensas. O que é Marketing Político Marketing Político: São todos os recursos utilizados na divulgação da troca de benefícios entre candidatos e eleitores. Esses benefícios, no sentido candidato - eleitores seriam, essencialmente, as promessas, as vantagens do candidato e a sua linha de comunicação. No sentido oposto, ou seja, eleitores-candidatos, são os votos e as informações necessárias para obtê-los. Introdução

3 1. o meio ambiente em que se realiza a campanha eleitoral e que vai proporcionar oportunidades e ameaças ao sucesso de um candidato; 2. a administração da campanha eleitoral, que é a sua principal força de vendas, formada pelo próprio candidato, o seu partido político e os grupos de interesse alinhados com a sua candidatura; 3. o conceito de produto, que é a filosofia política do candidato, a escolha de temas específicos a serem tratados e a definição de suas posições a propósito dos temas. Além da formulação e da adoção de um estilo pessoal que conserve e amplie suas qualidades. 4. canais de comunicação e distribuição, que envolvem decisões e ações a respeito da utilização de mídia de massa e seletiva, aparições voluntárias, auxílio voluntário e partidário; 5. segmentos de eleitores diferenciados. 6. acompanhamento e revisão contínua e sistemática de resultados que impliquem em reorientação da campanha. Elementos do Quadro de Planejamento

4 O candidato obtém preferências com base: no seu nome no seu talento pessoal em dar início a uma reação emocional na sua habilidade em utilizar a m’dia de massa na sua capacidade de se projetar. 1.Além disso, há todo um processo de desenvolvimento pelo qual o candidato deve passar: 2.apresentar uma personalidade bem definida. Como acontece com os produtos, uma imagem de qualidade; 3.ainda na comparação com o marketing de produtos, deve identificar-se com uma instituição que lhe dê apoio e credibilidade: a própria inscrição partidária; 4.definida a personalidade e colocada esta dentro de um contexto de organização (o partido), o candidato deverá impor a sua marca (o seu nome). O Candidato

5 A importância do partido pol í tico no universo do candidato deve ser medida dentro dos seguintes parâmetros: 1.o partido est á para o candidato como a empresa para o produto. Ele significa um sistema que det é m um conjunto de recursos para atingir os eleitores. Assim, como não existe produto sem uma empresa que identifique a sua origem, não existe candidato sem partido. 2.o partido, então, pode ter uma imagem que acrescente ou subtraia. Por isso, é importante saber se o partido agrega imagem positiva ao candidato, assim como o nome de uma empresa de prest í gio no mercado acrescenta prest í gio a um produto. O candidato e o partido

6 1. A Pesquisa de Mercado A pesquisa de mercado procura descobrir o que vai ao encontro dos interesses do eleitor, identificando as suas necessidades, seus desejos e seus valores. Com isso, o candidato pode desenvolver estrat é gias com uma margem de erro muito menor. Numa campanha eleitoral, devem ser pesquisados o tamanho do mercado e a sua segmenta ç ão, o que qualifica o eleitor, o potencial deste mercado com base em padrões hist ó ricos de voto, a opinião dos eleitores em torno de assuntos importantes e sobre posi ç ões assumidas. O resultado da pesquisa pode determinar o pr ó prio conte ú do da mensagem do candidato. Os componentes do marketing político

7 2- O conceito e a estratégia do candidato O que vincula um eleitor a um candidato é a imagem deste ú ltimo. Esta imagem, mesmo quando j á existente, pode ser planejada e trabalhada. Por outro lado, é preciso ficar atento a como o eleitor est á percebendo esta mensagem. Isto precisa ser sistematicamente conferido. A imagem planejada de um candidato deve conceituar adequadamente sua maneira de se vestir, suas maneiras, suas declara ç ões e o conjunto das suas a ç ões. O objetivo é que o candidato tenha uma aparência e um comportamento que correspondam à percep ç ão e aos desejos do eleitor. Os componentes do marketing político

8 2- O conceito e a estratégia do candidato Para conceituar o candidato e definir sua estrat é gia: definir, com base em pesquisa de mercado, um tema para o candidato, em torno do qual o interesse do eleitor ser á constru í do. identificar os principais problemas e a maneira como são encarados e sentidos pelos eleitores; excluir os conceitos não desejados em razão da personalidade e dos antecedentes do candidato; testar o conceito escolhido atrav é s de pesquisas peri ó dicas; decidir sobre a ado ç ão de mais de um conceito, sendo um principal e outro, ou outros, secund á rios, desde que plenamente compat í veis. Os componentes do marketing político

9 3- Estr atégia de Comunicação O conceito do candidato é a base para o plano de comunica ç ão da campanha. Para um programa de propaganda paga ou gratuita, devem ser tomadas as seguintes providências: 1.definir a mensagem b á sica da campanha 2.definir a melhor maneira de apresentar visualmente o candidato; 3.definir as pesquisas que serão veiculadas; 4.definir os ve í culos adequados para a veicula ç ão; 5. elaborar os programas or ç ament á rios de produ ç ão e veicula ç ão da campanha, que devem ser detalhados toda semana at é a data de realiza ç ão das elei ç ões. Os componentes do marketing político

10 4- Programa de Trabalho Voluntário In ú meras pessoas devem ser treinadas para compor grupos de trabalho volunt á rio na campanha. Entre as tarefas do trabalho volunt á rio estão as de prepara ç ão de eleitores e auxiliares, a participa ç ão como oradores para plat é ias espec í ficas, o envio de malas-diretas, o levantamento e registro de votos, o transporte e alimenta ç ão dos eleitores no dia das elei ç ões, entre muitas outras fun ç ões. Para que a Assessoria Pol í tica consiga gerenciar bem o trabalho volunt á rio, deve: 1.valorizar o partido como centro de decisões 2.estar sempre motivando os colaboradores; 3.estabelecer objetivos e metas para a equipe volunt á ria; 4.estabelecer um sistema de controle de realiza ç ões; 5.treinar o pessoal e acompanhar de perto o seu trabalho. Os componentes do marketing político


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