A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Cárbio Almeida Waqued

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Cárbio Almeida Waqued"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Cárbio Almeida Waqued
Marketing Eletrônico Prof. Cárbio Almeida Waqued

2 O que é marketing Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros

3 O que é vendas A atividade de vendas é classificada como ferramenta promocional entre propaganda, promoção de vendas, merchandising e relações públicas (composto de marketing publicidade) Nesse sentido, vendas pode ser visto como o elo de comunicação entre a empresa e o cliente 3 3

4 Venda direta A primeira forma de venda que surgiu foi a venda direta, realizada pelo caixeiro-viajante A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores 4 4

5 Venda direta A venda direta se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e capacidade de expandir-se geograficamente, através do vendedor Apesar de ser a forma mais antiga, é ainda a preferida dos compradores, dado a confiança e a flexibilidade de negociação entre os agentes 5 5

6 Significado da venda direta
Para as empresas: representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais Para o vendedor: uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional Significado da venda direta 6 6

7 Significado da venda direta
Para o consumidor: a venda direta representa um atendimento personalizado Para a sociedade: é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece oportunidade de complementação da renda familiar e de trabalho para as minorias 7 7

8 Marketing direto Atualmente com o surgimento de novos meios de comunicação, as empresas estão vendendo seus produtos sem intermediários (vendedores) Isso só foi possível com a evolução da mídia: impressa, rádio, televisão, catálogos, mala direta e telemarketing Teve ainda, ajuda significativa de aparelhos de fax, , internet e serviços on-line Marketing direto: sistema interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável ou transação em qualquer local A resposta é um pedido de cliente

9 Marketing direto A ferramenta que viabiliza o uso do marketing direto é o banco de dados de clientes atuais e potenciais O banco de dados permite ainda, identificar quais clientes devem receber uma oferta especifica, fidelizar clientes e reativar compras Vendas tradicionais realizadas via marketing direto: catálogos, mala direta e telemarketing

10 Marketing direto O comércio eletrônico é outra grande revolução nas vendas E-business: termo geral para compradores e vendedores que usam os meios eletrônicos para pesquisar, comunicar-se e realizar negócios

11 Marketing direto Os mercados eletrônicos são sites Web patrocinados que: Descrevem os produtos e serviços oferecidos pelos fornecedores Permite aos compradores pesquisar informações, identificar o que eles precisam ou fazer pedidos usando um cartão de crédito A principal vantagem do marketing direto é a empresa poder conhecer as características dos clientes e assim, direcionar a ele o produto que atende suas exigências (customização)

12 Marketing direto integrado (MDI)
As empresas modernas estão adotando o marketing direto integrado (MDI); que é a junção das atividades de propaganda, promoção de vendas e relações públicas com o marketing direto e on-line O marketing direto integrado consiste em um conjunto abrangente de pessoas para atingir o cliente potencial, fazer a venda e desenvolver o relacionamento

13 Principais canais de marketing direto
Marketing direto ou venda pessoal: a maneira mais antiga do marketing direto é a visita a clientes, realizada por um vendedor Mala direta: consiste em enviar uma mensagem de oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoas num endereço específico para cliente atuais e potenciais Canais de comunicação: correio, fax, e correio de voz Os dados dos clientes ficam armazenados num banco de dados

14 Principais canais de marketing direto
Marketing de catálogo: ocorre quando as empresas enviam um ou mais catálogos de produtos para endereços selecionados Telemarketing: uso de operadores de telefone para atrair novos clientes, para entrar em contato com clientes atuais, para determinar níveis de satisfação ou para anotar pedidos Televendas: quando os pedidos são freqüentes

15 Principais canais de marketing direto
E-comerce: são os canais eletrônicos Os canais utilizados pelo e-comerce são: Canais comerciais: empresas que obtém serviços de informações e de e-marketing on-line Internet: malha global de redes de computadores, com comunicação instantânea e descentralizada On-line: conveniência na compra de produtos ou serviços

16 Novos canais de marketing direto
Marketing eletrônico são todas as atividades on-line ou eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos e necessidades do consumidor

17 Novos canais de marketing direto
Os serviços on-line fornecem três grandes benefícios aos compradores potenciais: Conveniência Informação Comodidade

18 Novos canais de marketing direto
Conveniência: proporcionada pela possibilidade de pedidos 24 horas por dia, em qualquer lugar que possua acesso à internet Informação: caracterizada pelos dados comparativos sobre empresas, produtos, concorrentes e preços Comodidade: não precisa a atuação do vendedor, bem como a inexistência não utilizar de fatores de persuasão emocionais; não precisar esperar na fila

19 Novos canais de marketing direto
Vantagem na utilização do marketing eletrônico Solidificação da marca (mídia) Geração de perspectivas de vendas Vendas on-line: e-commerce ou e-service Suporte ao cliente Pesquisa de mercado Publicação de conteúdo Interatividade Personalização Compra por impulso Mensurabilidade


Carregar ppt "Prof. Cárbio Almeida Waqued"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google