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O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.

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1 O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer que um texto é uma (re) construção do mundo e não sua refração ou reflexo.

2  “ Um texto é um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas.” BEAUGRANDE (1997: 10)

3  Para a linguística textual: Estudo das operações linguísticas, discursivas e cognitivas reguladoras e controladoras da produção, construção e processamento de textos escritos ou orais em contextos naturais de uso.  A teoria textual é muito mais uma heurística* do que um conjunto de regras específicas enunciadas de modo explícito e claro. Heurística Adj. Que tem utilidade na descoberta científica; hipótese de trabalho adotada provisoriamente, como ideia diretriz, na pesquisa dos fatos; método pedagógico que leva o aluno a aprender por si mesmo a verdade que se lhe quer ensinar.

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5 Assim,  Se os critérios definidores das propriedades de um texto são heurísticos, afirma-se que sejam indicativos e sugestivos para permitir a produção e a compreensão, mas não regras rígidas e formais como condições necessárias e suficientes para a boa formação textual.

6  Não é apenas um artefato linguístico, mas um evento que ocorre na forma de linguagem inserida em contextos comunicativos. O texto acha-se construído na perspectiva da enunciação. Assim,  A língua não tem autonomia sintática, semântica e cognitiva, Mas

7  A sequência dos enunciados num texto não pode ser aleatória sob o ponto de vista linguístico, discursivo ou cognitivo. Porque  Produzir um texto assemelha-se a jogar um jogo: tem-se um conjunto de regras, um espaço de manobra, uma série de atores cada qual com seus papéis e funções, mas o jogo só se dá no decorrer do jogo e todos devem jogar o mesmo jogo.  Da mesma forma se dá com o texto: produtores e receptores devem colaborar para um mesmo fim, dentro de um conjunto de normas iguais, conhecidas por todos Marchusci, L.A

8  A PRODUÇÃO TEXTUAL, ASSIM COMO UM JOGO COLETIVO, NÃO É UMA ATIVIDADE UNILATERAL.

9  O texto é um sistema atualizado de escolhas extraído de sistemas virtuais entre os quais a língua é o sistema mais importante.  As pessoas usam e compartilham a língua tão bem porque ela é um sistema em constante interação com seus conhecimentos partilhados sobre o seu mundo e sua sociedade  O texto só existe em um contexto

10  “O que faz um texto ser um texto é a discursividade, inteligibilidade e articulação que ele põe em andamento. “ (Marcuschi, 2008) “Um texto não existe como um texto, a menos que alguém o processe como tal” (Marcuschi, 2008)

11  “ Ao falarmos de discurso, articulamos o enunciado sobre uma situação de enunciação singular; ao falar de texto, colocamos o acento sobre aquilo que lhe confere uma unidade, que o torna uma totalidade e não um simples conjunto de frases. Em outros termos, os dois pontos de vista são complementares.” (Mainguenau 1986:82 in Marcuschi, 2008)

12  CONCLUSÃO  O termo texto pode ser tomado em duas acepções: Texto em sentido amplo, designando toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano (uma música, um filme, uma escultura, um poema, etc.), e, em se tratando da linguagem verbal, temos o discurso, atividade comunicativa de um sujeito, numa situação de comunicação dada, englobando o conjunto de enunciados produzidos pelo locutor (ou pelo locutor e interlocutor, no caso dos diálogos) e o evento de sua enunciação.” (FAVERO E KOCH, 1983, P.25)

13  TEXTO X DISCURSO GÊNERO (objeto de figura) (objeto do dizer) (prática social) Escolhas  FATORES DE TEXTUALIDADE Gestão enunciativa Composicionalidade

14  Diante disso,  Se os critérios definidores das propriedades de um texto são heurísticos, quais são as regras determinantes para que uma produção humana se estabeleça como texto?  A sequência das construções organizadas em um texto pode ser aleatória sob o ponto de vista linguístico, discursivo ou cognitivo? Por que?  Como você analisaria um texto?  O que é um não texto? Ou seja: quando um conjunto de enunciados não operam a discursividade necessária?  Em que contexto se situa o discurso de sua profissão?  Qual o texto que você deve produzir como profissional?

15  Referências Bibliográficas:  TRAVAGLIA, Luiz Carlos; KOCH, Ingedore Vilaça. A Coerência textual. São Paulo: Contexto, 2003  FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência textuais. São Paulo: Ática, 2000.  MARCUSCHI, Luiz Antônio, Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.


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