A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir."— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir ações pedagógicas.

3 Itens abordados Matriz de referência: tópicos e descritores avaliados. Resultado da avaliação de leitura: resultados por tópico e orientações pedagógicas. Resultado da avaliação de Produção de Texto: resultados por níveis e exemplos de textos.

4 MATRIZ DE REFERÊNCIA Tópico 1 – Procedimentos de leitura D1 - Localizar informações explícitas em um texto. D2 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto. D3 - Inferir uma informação implícita em um texto. D4 - Identificar o tema de um texto. D20 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. D35 - Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.

5 TÓPICO 2 INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO D5 - Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura etc). D06 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. D07 - Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos constitutivos.

6 TÓPICO 3 RELAÇÃO ENTRE TEXTOS D8 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. D23 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. D31 - Identificar o mesmo assunto em diferentes textos.

7 TÓPICO 4 COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO D9 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D10 -Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções advérbios, pronomes etc. D12 - Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto. D32 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

8 TÓPICO 5 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D15 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D16 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. D18 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso das figuras de linguagem com valor homonímico, metafórico, metonímico etc.

9 TÓPICO 6 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA D17 - Identificar a adequação ou inadequação de determinados registros em diferentes situações do uso da língua (modalidade oral e escrita, níveis de registro). D21 - Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto. D34 - Identificar níveis de registros formal e informal.

10

11 Escala de Proficiência de Língua Portuguesa – Leitura – 7º ano PROMOVER 2012

12 Padrões de desempenho Percentual de alunos nos padrões de Desempenho e respectivos pontos de corte Padrões de Desempenho Língua Portuguesa – Leitura – 7º ano ProficiênciasPercentual dos alunos Abaixo do Básico < 17511,9 % Básico 175 a 25064,6 % Proficiente 250 a 30021,4 % Avançado ≥ 3002,2 % Fonte: Consuplan

13 PROCEDIMENTOS DE LEITURA ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 175) Possuem limitadas habilidades de leitura, interagem com textos familiares com estrutura simples, com palavras e frases cotidianas, e estruturas canônicas da língua, na ordem sujeito-verbo-objeto. BÁSICO (175 A 250) Localizam informações explícitas em um texto informativo curto. PROFICIENTE (250 A 300) Interagem com textos expositivos e argumentativos com temáticas conhecidas e identificam informações parafraseadas e distinguem a informação principal das secundárias, inferem o assunto de um texto informativo curto e poema. AVANÇADO (≥300) Interagem com textos de temática e estrutura menos familiares, com tema e vocabulário mais complexos; localizam informação explícita, inferem o sentido de palavra ou expressão; distinguem fato de opinião relativa a um fato; identificam o assunto principal, identificam a tese e os argumentos que a defendem, inferem o assunto de textos; distinguem informações principais das secundárias, depreendem informações implícitas, o sentido de palavras ou expressões, o efeito do uso pontuação e de situações de humor.

14 Indicações de trabalho: tópico 1 Localizar informações explícitas; relacionar palavra ou expressão ao seu sentido no texto; relatar qual o assunto ou tema do texto lido; identificar opinião do autor em texto; atribuir legendas a imagens, retomar um trabalho com a leitura inicial, estabelecendo objetivos, estimulando o aluno a encontrar na leitura uma forma de prazer e conhecimento, iniciando esse trabalho com textos curtos, verbais e não verbais, estendendo-se para a leitura de textos diversos. Provocar a produção de inferências e o entendimento de informações implícitas.

15 TÓPICO 2: INFLUÊNCIA DO SUPORTE, GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 175) Identificam a finalidade de gêneros textuais simples, que contam com o apoio do material gráfico, neste caso específico, o desenho. BÁSICO (175 A 250) Reconhecem os textos informativos curtos, de linguagem simples, contendo elementos verbais e não verbais. PROFICIENTE (250 A 300) Identificar gêneros textuais como notícia e reportagem AVANÇADO (≥300) Reconhecem as características e a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais, incluindo aqueles de divulgação científica

16 Indicações de trabalho: tópico 2 Ler textos de diferentes gêneros textuais, identificar as finalidades do texto e características; ler notícias variadas; incluir textos de divulgação científica.

17 Tópico 3: RELAÇÃO ENTRE TEXTOS ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 175) Identificam o mesmo assunto em dois textos instrucionais diferentes e em dois poemas. BÁSICO (175 A 250) Interpretam linguagem não verbal em gráficos, identificam o assunto de uma notícia, indicam interlocutores em anedotas e tema em poema com tema corriqueiro, identificam textos sobre cuidados pessoais, indicam a finalidade de textos como curiosidades, e identificam informações simples na comparação entre dois textos. PROFICIENTE (250 A 300) Identificam uma notícia; reconhecem uso de recursos ortográficos em uma fábula; compreendem linguagem não verbal em gráficos de setores; inferem sentido de uma palavra ou expressão em uma nota de jornal; identificam locutor e interlocutor em um editorial de jornal; e percebem opiniões divergentes em textos de divulgação científica. AVANÇADO (≥300) Reconhecem posições distintas entre duas notícias sobre o mesmo assunto; comparam diferentes poemas sobre o mesmo tema; percebem a explicação de um fato ocorrido em uma notícia; indicam fator que provoca humor em um a tirinha; identificam linguagem coloquial em um poema; percebem a finalidade de uma notícia curta e indicam a finalidade de repetição utilizada pelo eu-lírico em um poema.

18 Indicações de trabalho: tópico 3 explorar a relação de sentido entre textos; analisar a forma como o autor trata um determinado tema; comparar textos e levantar pontos de convergência e divergência entre o tratamento dado ao assunto.

19 Tópico 4: Coerência e coesão no processamento do texto ABAIXO DO BÁSICO (≤175) não estabelecem relações lógicas, não estabelecem relações de sentido entre as partes do texto a partir de elementos coesivos. BÁSICO (175 A 250) conseguem indicar elementos constitutivos de uma narrativa curta; identificam a que palavras os pronomes pessoais se referem. PROFICIENTE (250 A 300) reconhecem relações no texto, expressas por advérbios e por conjunções, inclusive as de causa e de consequência; identificam o espaço em um conto; identificam o elemento que desencadeou o conflito em uma fábula e recuperam informações em textos por meio de referência pronominal, expressa por pronome pessoal. AVANÇADO (≥300) identificam os papéis das personagens; estabelecem relações lógico-discursivas, identificam o foco narrativo; identificam relações de causa e consequência; e também o conflito e o espaço em uma narrativa e em o espaço em crônica.

20 Indicações de trabalho: tópico 4 apresentar textos com relações entre definições e exemplos, problemas e soluções; entre a tese e os argumentos; entre um fato, objeto, fenômeno e uma opinião relativa a esse fato. Utilizar textos jornalísticos: editoriais, artigos de opinião, reportagens e charges.

21 TÓPICO 5: RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO ABAIXO DO BÁSICO (≤175) Identificam o humor apenas em textos familiares. BÁSICO (175 A 250) Identificam os efeitos de sentido decorrentes do uso desses recursos e identificam o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação em uma anedota. PROFICIENTE (250 A 300) Reconhecem o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos em uma piada. AVANÇADO (≥300) Identificam o efeito de sentido decorrente do uso do ponto de exclamação, o efeito produzido pelo uso de figura de linguagem com valor antitético; e os efeitos de humor provocados pela fala de personagem em tirinhas, bem como aqueles expressos pela exploração de recursos ortográficos em uma narrativa curta.

22 Indicações de trabalho: tópico 5 Recomenda-se a leitura de textos escritos em diferentes registros, em que se pode verificar diversidade de variantes linguísticas. Além da linguagem formal, empregada em circunstâncias específicas, a linguagem coloquial deve ser explorada.

23 TÓPICO 6: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA ABAIXO DO BÁSICO (≤175) Não identificam as marcas linguísticas de registros diversos presentes em textos. básico (175 a 250) Identificam marcas comuns de variação linguística entre os diferentes locutores do texto e níveis de registro formal em textos científicos PROFICIENTE (250 A 300) Identificam o locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto informativo, que circula no domínio jornalístico. AVANÇADO (≥300) Identificam, em poema, níveis de registro formal e informal, e identificam interlocutores por meio das marcas linguísticas.

24 Indicações de trabalho : tópico 6 Apresentar textos orais ou escritos e variantes linguísticas, privilegiando expressões informais, expressões regionais, expressões características de certa faixa etária ou de uma época etc.

25

26

27 Sobre a proposta de Produção de Texto Produção de um texto expositivo-argumentativo, em que as belezas de Campo Grande - MS servissem de estímulo para visitantes durante a Copa do Mundo de Futebol Delimitação do texto a partir de um estímulo visual, imagens de Campo Grande – MS.

28 Produção desconsiderada Página em branco papel em branco, abstendo-se de fazer o texto. Desenhopresença de desenhos aleatórios Cópia fez cópia de textos do Caderno de Teste Fuga ao temao estudante não abordou de modo algum nenhum elemento do tema, mesmo de forma tangenciada.

29 Quantitativo de textos

30 Critérios para avaliação dos textos Compreensão da proposta de produção de texto e desenvolvimento do texto. Relação entre as ideias no texto. Sequenciação. Consistência nas ideias.

31 Compreensão da proposta de produção de texto Avaliou-se a abordagem ao tema com relação à proposta e à imagem apresentadas, com marcas de autoria, clareza em relação ao foco narrativo. Ênfase em: clareza na exposição de ideias, para forma do texto e informação quanto à variação linguística empregada (no nível de linguagem).

32 Relação entre as ideias do texto Os textos tiveram como referência as instruções e respectivas imagens propostas. Ênfase na divulgação dos pontos turísticos de Campo Grande - MS e nos argumentos utilizados para convencer pessoas a conhecê-los.

33 Sequenciação progressiva Os elementos do texto deveriam apresentar uma continuidade/sequência adequada às imagens sobre Campo Grande - MS e às instruções propostas, apresentando progressão, isto é, trazer informações que, sequencialmente, fossem se somando, se complementando.

34 Consistência das ideias apresentadas As ideias apresentadas ao longo do texto, de forma a manter a unicidade textual, assim como as ideias que fazem o texto progredir, deveriam ser afins com o que foi apresentado nas instruções e imagens. Tais ideias deveriam se mostrar ao leitor de forma coerente com a expectativa abordada pela imagem e o título dado à produção textual.

35 Exemplos de textos

36

37

38 Considerações finais  Apresentaram-se os resultados do 7º ano do Ensino Fundamental quanto à Leitura e Produção de Texto.  Os resultados apontaram a necessidade de um trabalho sólido e direcionado, considerando a individualidade e as potencialidades dos alunos.  Espera-se que estes resultados possam contribuir para o trabalho em sala de aula com Língua Portuguesa.


Carregar ppt "Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google