A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zuleika de Felice Murrie

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zuleika de Felice Murrie"— Transcrição da apresentação:

1 Zuleika de Felice Murrie
Língua Portuguesa Zuleika de Felice Murrie São Paulo

2 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico I. Procedimentos de Leitura Neste tópico são requeridas dos alunos as habilidades em empregar estratégias para localizar informações explícitas e inferir informações implícitas em um texto. A segunda habilidade é mais complexa que a primeira, pois exige que o leitor ultrapasse os limites do que está escrito e reconheça também o que não está textualmente registrado, mas, subentendido.

3 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico I. Procedimentos de Leitura D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema de um texto. D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

4

5 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Neste campo, é requerido ao aluno estabelecer relações entre informações advindas de fontes diversas (suporte e gênero), bem como identificar a finalidade de um texto e de textos diferentes, relações entre o gênero do texto e sua função comunicativa.

6 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

7

8 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico III. Relação entre Textos Para demonstrar ter construído a competência relacionada a este tópico, o aluno deve ser capaz de comparar textos, analisando a relação entre o modo de tratamento do tema e as condições de produção, recepção e circulação deles, assim como de comparar textos que expressem opiniões diferentes sobre um mesmo fato ou tema.

9 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico III. Relação entre Textos D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

10

11 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
TÓPICO IV. COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO Este tópico exige do leitor habilidades que o levem a identificar a linha de coerência do texto, o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. O aluno deve compreender o texto, não como um simples agrupamento de frases justapostas, mas como um conjunto contínuo e harmonioso, em que há interligações e relações entre suas partes e entre seus elementos, estabelecidas por repetições ou substituições lexicais.

12 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
TÓPICO IV. COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D7 – Identificar a tese de um texto. D8 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto. D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

13

14 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido Pelos descritores componentes deste tópico, é exigido do aluno conhecimento de diferentes gêneros textuais para que ele possa construir e antecipar a construção de significados a partir de recursos expressivos, como a ortografia, a ironia, o humor, a pontuação e outras notações promotoras da leitura para além dos elementos presentes na superfície do texto.

15 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

16

17 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico VI. Variação Lingüística Este tópico refere-se às manifestações da fala no discurso direto e indireto e é medido pelo reconhecimento das marcas lingüísticas identificadoras do locutor e do interlocutor no texto.

18 Tópicos e Descritores 8ª série do ensino fundamental
Tópico VI. Variação Lingüística D13 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

19

20

21

22

23


Carregar ppt "Zuleika de Felice Murrie"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google