A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA TECENDO LEITURAS Justificativas e Características Maria José Nóbrega 2004 / 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA TECENDO LEITURAS Justificativas e Características Maria José Nóbrega 2004 / 2005."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA TECENDO LEITURAS Justificativas e Características Maria José Nóbrega 2004 / 2005

2 SARESP 2003 – Habilidades de Leitura Comuns às Provas de 3 a a 8 a do Ensino Fundamental Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Inferir uma informação implícita no texto. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer a relação causa/conseqüência entre as partes e elementos de um texto. Habilidades Localizar informação explícita no texto. Identificar o tema de um texto. Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais. Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero. Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

3 SARESP 2003 – Ensino Fundamental Desempenho de 3 a a 8 a séries considerando apenas as habilidades comuns a todas as matrizes

4

5 MODELO DE COMPREENSÃO LEITORA: Programa Tecendo Leituras LEITOR Processos TEXTO Contexto de produção Características do gênero CONTEXTO Psicológico Social

6 O ENSINO DA LEITURA DEPOIS a leitura Contexto Leitor Texto ANTES da leitura DURANTE a leitura

7 SARESP 2003 – Habilidades de Leitura Comuns às Provas de 3a a 8a do Ensino Fundamental Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Inferir uma informação implícita no texto. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Estabelecer a relação causa/conseqüência entre as partes e elementos de um texto. Habilidades Localizar informação explícita no texto. Identificar o tema de um texto. Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais. Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero. Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

8 Programa Tecendo Leituras – Domínios de Leitura Explorados 5 a a 8 a do Ensino Fundamental Identificação e recuperação de informação: questões que envolvem reconhecimento literal. LER NAS LINHAS Interpretação: questões que envolvem inferência e integração de segmentos do texto. LER ENTRE AS LINHAS Reflexão: questões que envolvem avaliação e julgamento. LER POR TRÁS DAS LINHAS

9 O rei e o sapateiro Conto popular recontado por Figueiredo Pimentel Histórias da baratinha Livraria Garnier

10 O rei e o sapateiro Eu para pobre o criei. Tu rico fazê-lo queres. Agora aí o tens morto... Dá-lhe a vida, se puderes. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

11 O rei e o sapateiro Eu para pobre o criei. Tu rico fazê-lo queres. Agora aí o tens morto... Dá-lhe a vida, se puderes. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

12 O rei e o sapateiro Eu para pobre o criei. Tu rico fazê-lo queres. Agora aí o tens morto... Dá-lhe a vida, se puderes. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

13 O rei e o sapateiro Ribeiros correm pro rio, Os rios correm pro mar. Quem nasceu para ser pobre Não lhe vale trabalhar. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da baratinha. Rio de Janeiro, Livraria Garnier, 1994.

14 PERGUNTAS DE RECONHECIMENTO LITERAL: ler nas linhas 1. Para onde correm os ribeiros? 2. Para onde correm os rios? 3. O que acontece a quem nasceu para ser pobre?

15 SEQÜÊNCIAS TEXTUAIS / GÊNEROS / DOMÍNIOS DISCURSIVOS SELECIONADOS NO SARESP 2003 Ensino Fundamental – 3ª a 8ª série Narrativo Informativo Notícia Propaganda Instrucional HQ Gráfico

16 PERGUNTAS QUE ENVOLVEM INFERÊNCIA / INTEGRAÇÃO DE SEGMENTOS DO TEXTO: ler entre as linhas 1. Que paralelismo é possível estabelecer entre os dois primeiros versos? 2. Identifique a gradação presente na primeira parte da trova. 3. Como relacionar os dois primeiros versos da trova aos dois últimos?

17 PERGUNTAS QUE ENVOLVEM AVALIAÇÃO E JULGAMENTO: ler por trás das linhas 1. O texto relaciona fenômenos da natureza a fenômenos de ordem social.Que visão de mundo essa associação revela? 2. Você concorda com essa visão de mundo? Justifique sua opinião. 3. Mário de Andrade afirmou em um de seus artigos que não havia nada mais estagnado em uma sociedade do que os provérbios. Comente a afirmação do autor, relacionando-a com a trova.

18 PROGRAMA TECENDO LEITURAS – DOMÍNIOS DISCURSIVOS SELECIONADOS / GÊNEROS Ensino Fundamental – 3ª a 8ª série InstrucionalEpistolarImprensaPublicitárioDivulgação científica Literário Conto Mito Fábula Novela Peça de teatro Predomínio de seqüências narrativas Poema

19 PNLD 2005 – MÓDULO: CLÁSSICOS Ensino Fundamental – 5ª e 6ª séries 1.Alexandre e Outros Heróis de Graciliano Ramos – Record 2.O Cão dos Baskerville de Arthur Conan Doyle – Companhia das Letrinhas 3.Fábulas de La Fontaine de Marc Chagall – Estação Liberdade 4.Histórias ou Contos de Outrora de Charles Perrault – Landy 5.Nariz de Vidro de Mario Quintana – Moderna 6.O Doente Imaginário de Moliere – Global 7.O Violino Cigano de Regina Machado – Cia das Letras 8.Tchau de Lygia Bojunga – Editora Casa Lygia Bojunga

20 PNLD 2005 – MÓDULO: CLÁSSICOS Ensino Fundamental – 7ª e 8ª séries 1.As 100 Melhores Histórias da Mitologia de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo (seleção) – L&PM 2.13 dos Melhores Contos de Amor da Literatura Brasileira de Rosa Amanda Strausz (seleção) – Ediouro 3.A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson – Companhia Editora Nacional 4.Contos de Oscar Wilde – Nova Fronteira 5.Para gostar de ler (v.35): Gente em Conflito de António de Alcântara Machado e outros – Ática 6.Novas Seletas – João Cabral de Melo Neto de C. Azevedo, L. Sandroni e L. R. Machado (seleção) – Nova Fronteira 7.O Noviço de Martins Pena – Ediouro 8.O Quinze de Rachel de Queiroz – José Olympio

21 Favorecer a utilização autônoma Responsabilidade do professor compartilhada do aluno Tornar o processo transparente Orientar os alunos


Carregar ppt "PROGRAMA TECENDO LEITURAS Justificativas e Características Maria José Nóbrega 2004 / 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google