A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo Apresentação da análise dos dados da avaliação de leitura e produção de texto, do 4º ano, do Promover-2012. Além dos resultados, são apresentadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo Apresentação da análise dos dados da avaliação de leitura e produção de texto, do 4º ano, do Promover-2012. Além dos resultados, são apresentadas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo Apresentação da análise dos dados da avaliação de leitura e produção de texto, do 4º ano, do Promover-2012. Além dos resultados, são apresentadas orientações pedagógicas.

3 MATRIZ DE REFERÊNCIA Tópico 1 – Procedimentos de leitura D01 - Localizar informações explícitas em um texto. D03 - Identificar o tema de um texto. D04 - Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo. D16 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto. D30 - Inferir uma informação implícita em um texto. D18 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

4 TÓPICO 2 INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO D05 - Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.). D06 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. D07 - Identificar o gênero do texto a partir de seus elementos constitutivos.

5 TÓPICO 3 RELAÇÃO ENTRE TEXTOS D17 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.

6 TÓPICO 4 COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO D08 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D09 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D10 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D11 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, pronomes etc.

7 TÓPICO 5 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D12 - Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados. D13 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D15 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

8 TÓPICO 6 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA D14 - Identificar níveis de registros (formal e informal). D19 - Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto.

9

10 Padrões de desempenho Percentual de alunos nos padrões de Desempenho e respectivos pontos de corte Padrões de Desempenho Língua Portuguesa – Leitura – 4º ano ProficiênciasPercentual dos alunos Abaixo do Básico < 13512,7 % Básico 135 a 18544,0 % Proficiente 185 a 23534,6 % Avançado ≥ 2358,7 % Fonte: Banco de dados da Consuplan

11 TÓPICO 1: PROCEDIMENTOS DE LEITURA ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 135) Apresentam dificuldades na localização de informações, ainda que presentes na porção inicial de um texto curto com linguagem familiar. BÁSICO (135 A 185) Localizam informações na porção inicial de um texto, contendo linguagem simples e elementos não verbais. PROFICIENTE (185 A 235) Identificam temas em textos informativos e realizam inferência do sentido de expressões e inferência de informações em textos curtos e do tipo informativo. AVANÇADO (ACIMA DE 235) Localizam informações em textos informativos (muitos com dados numéricos). Fazem inferências em textos de diferentes gêneros e identifica suas funções, ainda que estes textos não sejam familiares.

12 Recomendações: tópico 1 É preciso reforçar o trabalho com as habilidades inicias de leitura: se o aluno não sabe ler (relacionar grafemas e fonemas) torna-se difícil realizar tarefas de maior complexidade, como a localização de informação e inferência. É fundamental para todos os níveis o incentivo à leitura com compreensão. Ler além do que está dito, relacionando a informação presente no texto ao conhecimento de mundo e ao contexto.

13 TÓPICO 2: INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 135) Identificam a finalidade de gêneros textuais simples, que contam com o apoio do material gráfico, neste caso específico, o desenho. BÁSICO (135 A 185) reconhecem os textos informativos curtos, de linguagem simples, contendo elementos verbais e não verbais. PROFICIENTE (185 A 235) identificar gêneros textuais como notícia e reportagem AVANÇADO (ACIMA DE 235) reconhecem as características e a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais, incluindo aqueles de divulgação científica

14 Recomendações: tópico 2 Para o tópico 2, sugere-se um trabalho constante em torno da finalidade de textos de diferentes gêneros, não só permitindo o contato, mas também explorando as diferentes possibilidades que um gênero oferece. É interessante explorar gêneros orais e suas relações com os gêneros da escrita, facilitando a compreensão de que todo texto se manifesta por um gênero específico

15 Tópico 3: RELAÇÃO ENTRE TEXTOS ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 135) não conseguem ainda realizar operações que demandem o estabelecimento de relações intertextuais. BÁSICO (135 A 185) identificam informações simples na comparação entre dois textos. PROFICIENTE (185 A 235) estabelecem relações entre informações presentes em textos de diferentes gêneros, mas com o mesmo tema. AVANÇADO (ACIMA DE 235) Reconhecem as diferentes formas de tratar uma mesma informação em textos que tratam de diferentes temas e gêneros distintos.

16 Recomendações: tópico 3 Recomenda-se um trabalho com textos e temas variados. Pode-se trabalhar a relação entre desenhos, estórias narradas por textos não verbais e rótulos.

17 Tópico 4: Coerência e coesão no processamento do texto ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 135) apresentam dificuldades para estabelecer os sentidos entre as partes do texto a partir de elementos coesivos. BÁSICO (135 A 185) estabelece relações entre causa e consequência em textos narrativos. Esta relação é clara e está evidenciada pela presença de marcadores textuais como “porque”. PROFICIENTE (185 A 235) estabelece relações de coesão, especificamente a retomada de um pronome, em textos simples, curtos, com linguagem familiar AVANÇADO (ACIMA DE 235) estabelece relações de causa/consequência que não estão explícitas no texto

18 Recomendações: tópico 4 Sugere-se um trabalho com os elementos do texto, iniciando por frases, parágrafos até os textos maiores.

19 TÓPICO 5: RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 135) Identificam o humor apenas em textos bastante familiares. BÁSICO (135 A 185) Identificar o efeito de humor em tiras e em textos familiares simples PROFICIENTE (185 A 235) Reconhece o sentido de elementos gráficos como aspas, pontos, travessões em um texto de complexidade mediana AVANÇADO (ACIMA DE 235) Identificam o humor e o efeito de ironia em diferentes textos.

20 Recomendações: tópico 5 Recomenda-se trabalhar esse tópics a partir de textos simples como causos e piadas. É importante ressaltar que esses recursos estão também presentes no texto oral, na expressão facial, na entonação que se dá a uma frase específica.

21 TÓPICO 6: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA ABAIXO DO BÁSICO (ATÉ 135) não identificam as marcas linguísticas presentes em textos. BÁSICO (135 A 185) identificam marcas comuns de variação linguística entre os diferentes locutores do texto. PROFICIENTE (185 A 235) identificam o locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes em um texto informativo, que circula no domínio jornalístico AVANÇADO (ACIMA DE 235) demonstram a consolidação das habilidades associadas à identificação dos níveis de registro.

22 Recomendações: tópico 6 Recomenda-se a reflexão sobre a variação em textos orais, passando pela variação da própria comunidade até chegar às diferenças relacionadas ao estilo de fala em textos escritos. É importante que o aluno reconheça que toda língua sofre alterações.

23 Interpretação dos Resultados obtidos pela população avaliada: Padrões de Desempenho Estudantil e Modelos de Itens selecionados dentre os itens aplicados no PROMOVER

24 Padrão de Desempenho “Abaixo do Básico” – Até 135 pontos As habilidades desempenhadas até este ponto são muito elementares e representam a prática inicial da leitura. Os alunos que estão nesta faixa conseguem: Ler textos curtos e com informações simples. Ler textos não verbais, e com assuntos familiares, comuns na vida cotidiana.

25 Recomendações Incentivo à leitura de diferentes textos, começando com textos curtos, história em quadrinho, rótulos ou pequenos anúncios. É importante que se estabeleça o objetivo para leitura. Com perguntas do tipo: para quer ler este texto? O que eu posso encontrar neste texto? Quais informações faltam a este texto? Perguntas simples que podem ajudar muito o aluno.

26 Padrão de Desempenho “Básico” de 135 a 185 Os estudantes neste nível : localizam informações explícitas em textos de porte médio, em geral a informação está na parte inicial, ou medial do texto. identificam o tema, o gênero (suas características) e função social de textos de gêneros conhecidos como receitas, poemas, cartazes.

27 Recomendações Recomenda-se um trabalho sólido com diferentes gêneros e tipos de texto. É fundamental que se trabalhe com os gêneros, mas fixando-se na sua função social e sua materialidade linguística, ou seja, quais palavras e expressões são utilizadas, e por que foram utilizadas.

28 Padrão de Desempenho “Proficiente” de 185 a 235 Neste nível, os estudantes : identificam o efeito discursivo de marcas linguísticas, como a pontuação, a seleção das palavras, a organização das frases. identificam tema de um texto informativo e localizam informações em textos complexos. conseguem apontar as características de gêneros textuais do domínio jornalístico estabelecem relações de causa e consequência entre as partes do texto, identificando mecanismos de coesão como a substituição pronominal.

29 Recomendação para o nível proficiente Recomenda-se estimular o aluno a uma leitura reflexiva. É importante que se tenha consciência de que há um sentido implícito para o que é dito no texto, especialmente nos casos que envolve ironia.

30 Padrão de Desempenho “Avançado” a partir de 235 Neste nível, os estudantes :  identificam o efeito de humor e ironia em textos como charges e piadas;  conseguem avaliar o papel do narrador e outras informações relevantes, como o conflito gerador em textos narrativos de tamanho médio.  fazem inferências tanto do sentido da palavra quando da informação no texto.  compreendem relações de causa e consequência que envolvem advérbios, conjunções e palavras funcionais  comparam diferentes posições sobre assuntos polêmicos, o que aponta para uma postura crítica no ato da leitura

31

32 PERCENTUAL DE RESPOSTAS ÀS ALTERNATIVAS ABCD 57%14%5%22%

33

34

35 Sobre a proposta de produção de texto Produção de um texto narrativo (personagens, tempo, espaço, conflito, desfecho) Delimitação dos personagens a partir de um estímulo visual o qual é parte da vida cotidiana e remete a uma ação comum do dia a dia

36 Produção desconsiderada Página em branco o estudante entregou o Cartão de Respostas em branco, abstendo-se de fazer o texto. Desenho o estudante fez desenhos aleatórios no Cartão de Respostas Cópia o estudante fez cópia de um dos textos do Caderno de Teste Fuga ao temao estudante não abordou de modo algum nenhum elemento do tema, mesmo de forma tangenciada.

37 Níveis de escrita Pré-silábicaescrita sem relação entre grafemas (letras) e os fonemas (sons). As crianças que se encontram no nível pré-silábico podem ligar a palavra escrita à imagem do objeto, porém não consideram o aspecto verbal, propriamente SilábicaAs crianças partem da hipótese de que uma letra representa uma sílaba. Neste nível, podem ou não relacionar a letra ao seu valor sonoro. Por exemplo, para escrever “cavalo” podem escrever Kvu ou uma sequência aleatória como FGW Silábico-alfabéticaA escrita aproxima-se do convencional, mas pode ocorrer omissão de letras ou trocas relacionadas ao valor sonoro. Alfabéticas crianças formulam hipóteses sobre a representação do sistema sonoro. Tentam escolher a letra adequada o que não significa que a escrita seja convencional (ou seja, siga exatamente a ortografia)

38 SituaçãoAlunosPorcentagem Pré-silábico1491,8 Silábico90,1 Silábico-alfabético4095,0 Alfabético712486,8 Página em branco470,6 Desenho90,1 Cópia220,3 Fuga ao Tema4345,3 Anulado00,0 Ilegível00,0 Sem problema8203100,0 Problema técnico00,0

39 NORMA CULTA Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de um texto (ortografia, escolha de registro, segmentação de palavras e/ou frases e pontuação).

40 Compreensão da proposta de redação Avaliou-se a abordagem ao tema com relação à proposta e à imagem apresentadas, com marcas de autoria, sendo claro em relação ao foco narrativo. De acordo com a contribuição da proposta para a construção da textualidade considerou-se a contribuição clara para a elaboração temática, para forma composicional do texto e informação quanto à variação linguística (ao nível de linguagem, por exemplo) empregada.

41 Relação entre as ideias do texto Os textos tiveram como referência as instruções e respectivas imagens propostas. Uma ação, considerada como um conjunto de acontecimentos que se sucedem segundo um princípio de casualidade, com vista a um desenlace, conforme a proposta narrativa.

42 Sequenciação progressiva Os elementos do tema da história deveriam apresentar uma continuidade/sequência adequada à imagem e instruções propostas. A narrativa deveria apresentar progressão, isto é, trazer acréscimos de informação. A continuidade e a progressão poderiam oferecem ao leitor elos que se sustentassem, ou se interligassem, no campo semântico, ao mesmo tempo em que o conduzisse com clareza e coesão à conclusão do texto. A ação deveria ser constituída por um número variável de sequências (segmentos narrativos com princípio, meio e fim), que apareceriam articuladas com encadeamento de fatos por ordem cronológica

43 Consistência das ideias apresentadas As ideias recorrentes ao longo do texto, de forma a manter a unicidade textual, assim como as ideias que fazem o texto progredir, deveriam ser afins com o que foi apresentado nas respectivas instruções e imagem. Tais ideias deveriam se mostrar ao leitor de forma coerente com a expectativa abordada pela imagem e o título dado à produção textual. O texto deveria apresentar o desenlace como conclusão da narração, onde tudo que ficou pendente em seu desenvolvimento fosse explicado

44 Resultado da produção textual – 4º ano PROMOVER 2012 - 4o Ano do Ensino Fundamental Distribuição dos Alunos por Competência em Produção Textual SérieCompetência Porcentagem de Alunos por Nível Total Insuficient eRegularBomExcelente 4º ANOC01Norma culta38,640,219,31,9 100, 0 4º ANOC02 Compreensão da proposta de redação23,141,229,76,0 100, 0 4º ANOC03 Relação entre as ideias do texto32,241,123,03,8 100, 0 4º ANOC04 Sequenciação progressiva36,638,720,24,5 100, 0 4º ANOC05 Consistência nas ideias apresentadas42,538,116,23,2 100, 0

45 Recomendações: insuficiente É fundamental trabalhar as relações grafema/fonema que se estabelecem na escrita. A leitura deve ser trabalhada concomitantemente à produção escrita para que se possa alcançar os melhores resultados. Em muitos casos, o apoio individual e a utilização de jogos e desenhos tornam-se fundamentais para fazer com que esses alunos possam de fato produzir textos.

46 Recomendações: regular Sugere-se um trabalho considerando o oral e o escrito. Não é preciso se desvencilhar totalmente do oral, mas, compreender que a escrita tem certas marcas que a oralidade não traz. O trabalho com a segmentação, a ortografia e a leitura torna-se fundamental para que o aluno de fato compreenda o enunciado e possa seguir as orientações para a produção do texto.

47 Recomendações: Bom Aproveitar as potencialidades que o aluno tem e incentivar a reescrita, pois, é importante que ele saiba que a reescrita é uma oportunidade de aprimoramento do texto. Nesse nível, a norma culta ainda representa um desafio, sendo preciso, nesse caso, incentivar um olhar crítico para o próprio texto.

48 Exemplo de um texto: Ao ler o texto, vocês verão que: o aluno considerou alguns dos principais elementos narrativos como tempo, espaço, personagens e ações. inicialmente, caracterizou o ambiente, ou seja, o espaço narrativo. Deu nome aos personagens (mãe, filhos e tia) e criou um espaço para um diálogo, bem marcado por parágrafo e travessões. Criou um conflito central: o fato de a tia não ter deixado os sobrinhos fazerem o que queriam e um desfecho: a chegada da mãe e a felicidade de todos.

49

50 Considerações finais  Os resultados do 4º ano do Ensino fundamental foram apresentados quanto à leitura e produção de texto.  Os resultados apontaram a necessidade de um trabalho sólido e direcionado, considerando a individualidade as potencialidades dos alunos.  Espera-se que estes resultados possam contribuir para o trabalho em sala de aula com língua portuguesa.


Carregar ppt "Objetivo Apresentação da análise dos dados da avaliação de leitura e produção de texto, do 4º ano, do Promover-2012. Além dos resultados, são apresentadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google