A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador."— Transcrição da apresentação:

1 Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS

2 Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna- se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino.aprendizagem Os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino- aprendizagem. Desse modo, mesmo um software detalhadamente pensado para mediar a aprendizagem pode deixar a desejar se a metodologia do professor não for adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem.

3 Teoria: Quanto ao enfoque dado à aprendizagem, um software educacional pode direcionar para uma aprendizagem algorítmica ou heurística. Em um software de aprendizagem algorítmica a ênfase está na transmissão de conhecimentos, na direção que vai do sujeito que domina o saber para aquele que quer aprender. No modelo algorítmico o desenvolvedor de software tem o papel de programar uma sequência de instruções planejadas para levar o educando ao conhecimento. Já em um software orientado pelo modelo de aprendizagem heurística predominam as atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para que o aluno as explore e construa conhecimentos por si mesmo. Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo, uma das etapas primordiais de sua produção é definir a concepção pedagógica daqueles que estão envolvidos no seu desenvolvimento e implementação. E para isso, ter um ou vários pedagogos na equipe de projeto é indispensável, o acaba ocorrendo é que grande parte das equipes de desenvolvimento de software educativo não possuem pedagogos ou então os pedagogos tem um papel meramente teórico.

4 As vantagens: Mantêm as crianças interessadas Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis. Os programas que usam personagens de desenho animado e gráficos coloridos contribuem para que as crianças tenham a sensação de estarem jogando e não apenas aprendendo. Alguns ensinam-as através de simulações, jogos de resolução de problemas, tutoriais e exercícios práticos, e estes podem ajudar a evitar que suas mentes fiquem vagas e assim, fazem com que as informações sejam absorvidas melhor. os softwares para crianças, na realidade, conseguem tirar proveito de suas mentes ativas. Transforma o computador em um centro de pesquisa É possível utilizar softwares educacionais como um centro de pesquisa ou aprendizagem. Instalar um que permita aos estudantes o acesso à enciclopédias multimídia e outros materiais de pesquisa, faz com que eles realizem seus projetos de uma forma mais eficiente: pesquisar relatórios de livros, coleta de dados, publicação de boletins informativos e vídeos produzidos, desenhos animados ou clipes de áudio.

5 Permite a participação da sala Segundo especialistas, softwares educacionais também ajudam aquelas crianças consideradas mais tímidas a participarem mais de sessões de perguntas e respostas. A criança pode se sentir mais confiante para responder questões geradas por um software de computador do que aquelas feitas por um professor. Além disso, os computadores auxiliam àqueles que têm necessidades especiais, aumentando sua autoestima através de aulas interativas, podendo incentivá-los a participar mais das aulas. Aprimora as habilidades sociais Ter softwares educacionais disponíveis para os alunos proporciona um potencial benefício para melhorar suas habilidades sociais. Novamente, especialistas dizem que isso pode levar os estudantes a serem menos agressivos com relação aos seus colegas dentro e fora da sala de aula. Um ambiente tecnológico pode ajudar as crianças a superarem suas frustrações escolares de aprendizagem, permitindo uma maior interação com os outros de forma positiva. Na sala de aula, isto pode resultar em uma melhor aprendizagem para os alunos.


Carregar ppt "Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google