A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade; • Objetos de aprendizagem que apresentam o conteúdo de forma divertida e lúdica; • Cursos de aperfeiçoamento para professores; Ao final da aula, você estará pronto para utilizar a Educopédia e terá domínio sobre as funcionalidades da plataforma.

2 Pergunta-desafio O uso de novas tecnologias está cada vez mais presente na vida dos alunos. Pensando nisso... Podemos educar nossos alunos utilizando métodos tradicionais, mesmo com os novos desafios dessa realidade globalizada e conectada? Você acredita que é possível utilizar ferramentas tecnológicas mediadoras que contribuam de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem?

3 O que você já sabe? A tecnologia na educação pode trazer vantagens como: a) Despertar a atenção do aluno e inibir seu desenvolvimento intelectual. b) Proporcionar a interatividade e dispensar o papel do professor como mediador. c) Promover o aprendizado e a deficiência na escrita. d) Despertar a atenção do aluno e promover o aprendizado.

4 Resposta: d Feedbacks A alternativa correta é a quarta alternativa. A tecnologia é uma ferramenta que, aliada à educação, promove o aprendizado e desperta a atenção dos alunos. b) A alternativa correta é a quarta alternativa. A tecnologia é uma ferramenta que, aliada à educação, promove o aprendizado e desperta a atenção dos alunos. c) A alternativa correta é a quarta alternativa. A tecnologia é uma ferramenta que, aliada à educação, promove o aprendizado e desperta a atenção dos alunos. d) Parabéns! A tecnologia, quando aliada à educação, proporciona interatividade, diversão e um mundo de novas descobertas.

5 O que você já sabe? 2) O uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais inserido no ambiente escolar. Ao se deparar com essa realidade podemos notar que a) as ferramentas tecnológicas substituem o papel do professor na sala de aula. b) os alunos não precisam ser guiados pelo professor, pois o computador cessa todas as dúvidas que aparecem. c) a tecnologia não substitui o papel professor na sala de aula, mas se torna uma grande aliada e uma poderosa ferramenta mediadora de ensino. d) o professor não é o responsável por nortear e tirar todas as dúvidas durante a aula mesmo quando se utiliza qualquer ferramenta tecnológica.

6 Resposta: c Feedbacks A alternativa correta é a terceira alternativa. As ferramentas tecnológicas não substituem o papel do professor na sala de aula, elas tornam-se importantes mediadoras no processo de ensino e aprendizagem. b) A alternativa correta é a terceira alternativa. Mesmo utilizando ferramentas tecnológicas na sala, é papel do professor nortear os momentos da aula. A utilização desses recursos tecnológicos só dinamiza esse processo. c) Parabéns! O uso de recursos tecnológicos na sala de aula facilita o trabalho do docente, contribuindo no processo de dinamização do ensino e aprendizagem. d) A alternativa correta é a terceira alternativa. As ferramentas tecnológicas não substituem o papel do professor na sala de aula, elas tornam-se importantes mediadoras no processo de ensino e aprendizagem.

7 O que você já sabe? 3) Das alternativas abaixo. Qual é a maior dificuldade apresentada no processo ensino aprendizagem nos dias de hoje? a) Os métodos tradicionais não apresentam a mesma eficiência de anos anteriores. É necessário inovar e criar novas formas de mediar a aprendizagem. b) A escola deixou de ser importante, já que os alunos aprendem tudo que precisam utilizando computadores. c) As escolas não apresentam dificuldades, pois os métodos tradicionais utilizados no processo de ensino proporcionam o aprendizado de forma eficaz e despertam o interesse do aluno. d) Os alunos não precisam ir à escola. A educação a distância promove o ensino em todos os segmentos de escolaridade.

8 Resposta: a Feedbacks Parabéns! Muitos métodos de ensino não despertam o interesse dos alunos, por essa razão as escolas estão repensando e adequando os métodos utilizados. b) A alternativa correta é a primeira alternativa. A escola tem papel fundamental na formação de cada indivíduo. Porém, alguns métodos de ensino precisam ser repensados, pois alguns processos tradicionais não despertam o mesmo interesse de antes nos alunos. c) A alternativa correta é a primeira alternativa. Um dos maiores desafios das escolas de hoje é ter a atenção dos alunos voltada para o aprendizado, pois muitos métodos utilizados não despertam o interesse como antes, por essa razão as escolas estão repensando e adequando seus métodos de ensino. d) A alternativa correta é a primeira alternativa. A escola tem papel fundamental na formação de cada indivíduo. Porém, alguns métodos de ensino precisam ser repensados, pois alguns processos tradicionais não despertam o mesmo interesse de antes nos alunos.

9 Momento de Reflexão Hoje, as crianças têm acesso às informações de qualquer natureza com grande facilidade, seja em contato direto com outras pessoas ou através de recursos tecnológicos. Essas informações refletem no aprendizado, o que influencia na formação como cidadãos e no futuro dessas crianças. A educação possui um papel importantíssimo no desenvolvimento da sociedade. É através dela que é transmitida a herança cultural e os valores humanos. Muito se tem discutido a respeito da necessidade de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Procura-se uma fórmula para aperfeiçoar o sistema educacional, no sentido de formar cidadãos que possam contribuir de forma positiva para o desenvolvimento social do país.

10 Troca de conhecimento Trocar experiências, compartilhar o conhecimento entre professor e aluno é uma das possibilidades que permite desenvolver a inteligência coletiva, pois nesta relação de troca são considerados os conhecimentos prévios dos alunos, e também seu potencial de apreensão do que é ensinado, que está relacionado à capacidade de adaptação, interação e entendimento. A mediação da aprendizagem ocorre quando existe uma relação de igualdade entre educador e educando, em que ambos estão abertos à troca de conhecimento.

11 Tecnologia e o processo de mediação
A mediação da aprendizagem, auxiliada pela utilização de recursos tecnológicos como computadores e internet, incentiva a autonomia do aluno em relação a sua própria caminhada na construção da aprendizagem. O professor mediador, que utiliza a tecnologia como aliada ao processo de ensino e aprendizagem, torna o aluno um sujeito ativo no processo de conhecimento. Lembre-se professor, você é o verdadeiro mediador entre os conteúdos que os alunos devem aprender e as formas de se utilizar os recursos tecnológicos. Você é capaz de transformar o ensino de seus alunos aprendendo com eles.

12 O que você aprendeu até aqui?
Qual o papel da educação perante a sociedade? a) A educação inibe o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. b) A educação não influencia nas relações estabelecidas entre a sociedade e no bem-estar do indivíduo. c) A educação leva as pessoas a terem maior capacidade de analisar, raciocinar, interagir, aperfeiçoar e criticar. d) A educação torna os indivíduos mais críticos, com dificuldades de interagir e raciocinar.

13 Resposta: c Feedbacks A alternativa correta é a terceira alternativa. A educação torna os indivíduos mais pensantes, com maior capacidade de analisar, raciocinar, interagir, aperfeiçoar e criticar. b) A alternativa correta é a terceira alternativa. A educação influencia nas relações entre a sociedade e no bem-estar dos indivíduos, tornando-os mais pensantes, com maior capacidade de analisar, raciocinar, interagir, aperfeiçoar e criticar. c) Parabéns! A educação promove o desenvolvimento da sociedade e torna as pessoas mais pensantes e com maior capacidade de analisar, raciocinar, interagir, aperfeiçoar e criticar. d) A alternativa correta é a terceira alternativa. A educação possui um papel importantíssimo no desenvolvimento da sociedade, pois é através dela que é transmitida a herança cultural e os valores humanos.

14 O que você aprendeu até aqui?
2) Qual das ações a seguir pode contribuir com o aprendizado significativo e refletir de forma positiva no futuro dos alunos? Utilizar recursos que substituam o papel do professor na sala de aula para que os alunos tenham autonomia e habilidade de resolução de problemas. b) Deixar os alunos caminharem sozinhos, pois o futuro é o reflexo das ações que eles realizam durante a sua vida. Apresentar conteúdos sem levar em consideração o ritmo dos jovens e seu universo cultural, desconsiderando as necessidades dos alunos, onde o maior objetivo é apresentar toda a proposta de ensino planejada. d) Utilizar estratégias e recursos educacionais que mantenham o processo de aprendizagem ativo e motivador para que os alunos possam ser participativos e instigados a resolver situações problemas.

15 Resposta: d Feedbacks A alternativa correta é a quarta alternativa. O professor é o principal mediador no processo ensino e aprendizagem. Para ter um aprendizado significativo, é necessário manter o processo de aprendizagem ativo, utilizando estratégias motivadoras e o envolvimento dos alunos para a resolução de situações-problema. A alternativa correta é a quarta alternativa. A escola contribui no aprendizado dos alunos através do processo de aprendizagem ativo, utilizando estratégias motivadoras em que o aluno é desafiado a resolver situações-problema. c) A alternativa correta é a quarta alternativa. Para ter um aprendizado significativo, é necessário manter o processo de aprendizagem ativo através de estratégias motivadoras, envolvendo situações-problema que ocorrem na vida dos alunos. d) Parabéns! Para ter um aprendizado significativo, é necessário manter o processo de aprendizagem ativo através de estratégias motivadoras, envolvendo situações-problema que ocorrem na vida dos alunos.

16 O que você aprendeu até aqui?
3) A mediação da aprendizagem é uma das possibilidades que permite uma melhoria no processo do ensino. O que leva em consideração a aprendizagem mediada? A aprendizagem mediada leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e não depende de pessoas e recursos no processo de ensino e aprendizagem. b) A aprendizagem mediada leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, mas também seu potencial de apreensão do que é ensinado, que está relacionado à capacidade de adaptação, interação, entendimento e conhecimento. c) A aprendizagem mediada não leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e seu potencial de apreensão do que é ensinado. d) A aprendizagem mediada é o processo em que o aluno não utiliza qualquer recurso físico ou humano para aprender. A aprendizagem ocorre através do próprio indivíduo que busca o conhecimento.

17 Resposta: b Feedbacks a) A alternativa correta é a segunda alternativa. A aprendizagem mediada leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, mas também seu potencial de apreensão do que é ensinado, que está relacionado à capacidade de adaptação, interação, entendimento e conhecimento. b) Parabéns! A aprendizagem mediada leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, mas também seu potencial de apreensão do que é ensinado, que está relacionado à capacidade de adaptação, interação, entendimento e conhecimento. c) A alternativa correta é a segunda alternativa. A aprendizagem mediada leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, mas também seu potencial de apreensão do que é ensinado, que está relacionado à capacidade de adaptação, interação, entendimento e conhecimento. d) A alternativa correta é a segunda alternativa. A aprendizagem mediada leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, mas também seu potencial de apreensão do que é ensinado, que está relacionado à capacidade de adaptação, interação, entendimento e conhecimento.

18 O que você aprendeu até aqui?
4) Quais recursos tecnológicos presentes nas escolas, que são considerados ferramentas mediadoras, facilitam o trabalho do docente e contribuem no processo de dinamização do ensino e do aprendizado? I) Enciclopédias II) Computador III) Internet IV) Livros didáticos a) I e II são verdadeiras. b) I e IV são verdadeiras. c) II e III são verdadeiras d) todas são verdadeiras

19 Resposta: c Feedbacks A resposta correta é a terceira alternativa. O uso de computadores e internet nas escolas, orientado pelo professor, nos dias de hoje é uma ação mediadora poderosíssima no processo de ensino e aprendizagem. Esses novos recursos permitem a construção do conhecimento e incentivam a autonomia do aluno em relação a sua própria caminhada na construção da aprendizagem. b) A resposta correta é a terceira alternativa. O uso de computadores e internet nas escolas, orientado pelo professor, nos dias de hoje é uma ação mediadora poderosíssima no processo de ensino e aprendizagem. Esses novos recursos permitem a construção do conhecimento e incentivam a autonomia do aluno em relação a sua própria caminhada na construção da aprendizagem. Parabéns! O uso de computadores e internet nas escolas, orientado pelo professor, nos dias de hoje é uma ação mediadora poderosíssima no processo de ensino e aprendizagem. Esses novos recursos permitem a construção do conhecimento e incentivam a autonomia do aluno em relação a sua própria caminhada na construção da aprendizagem. d) A resposta correta é a terceira alternativa. O uso de computadores e internet nas escolas, orientado pelo professor, nos dias de hoje é uma ação mediadora poderosíssima no processo de ensino e aprendizagem. Esses novos recursos permitem a construção do conhecimento e incentivam a autonomia do aluno em relação a sua própria caminhada na construção da aprendizagem.

20 O que mais você aprendeu?
2) Todos os conteúdos das aulas digitais foram estruturados segundo uma metodologia específica para a Educopédia. Quem são as pessoas responsáveis pela produção dos conteúdos das aulas digitais? a) Professores de Informática – especialistas da área de tecnologia que coletam conteúdo de qualidade na internet e centralizam na plataforma. b) Funcionários da Rede - professores da rede pública do Rio de Janeiro que têm experiência comprovada e produzem aulas nas suas disciplinas específicas. c) Alunos – as escolas elegem, através de concurso, os melhores alunos nas diversas disciplinas que passam a produzir conteúdo de qualidade. d) Os Educopedistas - professores especialistas que passaram por processo seletivo e treinamentos apropriados sobre a metodologia empregada pela Educopédia.

21 Resposta: d Feedbacks A resposta correta é a quarta alternativa. As aulas da Educopédia são produzidas e revisadas por professores especialistas com experiência comprovada em docência, denominados Educopedistas. Esses profissionais passam por um processo seletivo e por treinamentos periódicos junto à SME para que estejam alinhados de acordo com a metodologia das aulas digitais e expectativas de trabalho. b) A resposta correta é a quarta alternativa. As aulas da Educopédia são produzidas e revisadas por professores especialistas com experiência comprovada em docência, denominados Educopedistas. Esses profissionais passam por um processo seletivo e por treinamentos periódicos junto à SME para que estejam alinhados de acordo com a metodologia das aulas digitais e expectativas de trabalho. c) A resposta correta é a quarta alternativa. As aulas da Educopédia são produzidas e revisadas por professores especialistas com experiência comprovada em docência, denominados Educopedistas. Esses profissionais passam por um processo seletivo e por treinamentos periódicos junto à SME para que estejam alinhados de acordo com a metodologia das aulas digitais e expectativas de trabalho. d) Parabéns. As aulas da Educopédia são produzidas e revisadas por professores especialistas com experiência comprovada em docência, denominados Educopedistas. Esses profissionais passam por um processo seletivo e por treinamentos periódicos junto à SME para que estejam alinhados de acordo com a metodologia das aulas digitais e expectativas de trabalho.


Carregar ppt "Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google