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Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico

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Apresentação em tema: "Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico

2 Acionando conhecimentos prévios
O que vocês entendem por modalidades organizativas do trabalho pedagógico? Qual delas vocês sugerem que seja trabalhada nas turmas da EJA? Por quê?

3 E sua organização prática e pedagógica
Projetos Didáticos E sua organização prática e pedagógica

4 Projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um bom projeto. Primeiramente é preciso entender o que tem incentivado o uso de projetos como ferramenta didática.

5 O que justifica o uso de projetos
É centrado na realidade de situações e problemas reais, concretos, contextualizados, e portanto, significativos, que interessam aos alunos e direcionam uma aprendizagem com sentido; 2. Prevê o conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade; 3. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão da realidade são discutidos e planejados entre professor e alunos;

6 4. A aprendizagem ocorre durante todo o processo e não envolve somente conteúdos;
5. Exige atitudes de responsabilidade, cooperação e autonomia; 6. O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações;

7 Quem faz o projeto? Dificilmente escolheremos trabalhar com projeto se este não for uma extensão da nossa forma de trabalho na escola. Trabalhar com projetos exige muito mais do que dar aulas ou passar conteúdos, exige um envolvimento muito grande de todos da escola.

8 O papel do aluno no trabalho com projetos
O aluno passa a ser o informante. Para isso, ele precisa estar envolvido ativamente, como também conhecer todo o projeto e sugerir as etapas que serão vivenciadas, de forma a cooperar com interesse e curiosidade para realizar as pesquisas em diferentes fontes, podendo trabalhar individualmente, em grupos ou com toda a turma.

9 O que não pode faltar num projeto?
Além da disposição para fazer o projeto caminhar, torna-se importantíssimo que o professor tenha disponibilidade para registrar as práticas vivenciadas nas etapas.

10 Quais as vantagens do trabalho com projetos didáticos?
Produz atividades novas. Exige envolvimento dos alunos. Organiza e valoriza, ainda mais, o conhecimento escolar. Conscientiza os alunos do seu processo de aprendizagem. Vai além dos limites do currículo escolar. Permite a interdisciplinaridade de forma mais flexível. O professor é o pesquisador do seu próprio trabalho.

11 Sequência Didática

12 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.

13 A Sequência Didática: Trabalha com os conhecimentos prévios dos alunos; 2. Permite a interação de conhecimentos; 3. Promove uma aprendizagem significativa.

14 Através de questões propostas
Como ativar os conhecimentos prévios? Oferecer materiais estimulantes; Saber elaborar e interpretar situações-problema instigantes; Permitir que os alunos teçam comentários e ponham em jogo tudo o que sabem. Através de questões propostas Leitura de textos Leitura de imagens

15 O professor Antoni Zabala (1998, 18) defende que ao pensar na configuração das sequências de atividades ou sequências didáticas (ele usa os dois termos como sinônimos) é um dos caminhos mais acertados para melhorar a prática educativa. “Conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm como um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”. (ZABALA, 1998,18).

16 As sequências didáticas podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome. Ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares dos gêneros, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final. Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.

17 Esquema de Sequência Didática APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO
PRODUÇÃO INICIAL MÓDULO 1 MÓDULO 2 MÓDULO 3 PRODUÇÃO FINAL DOLZ;NOVERRAZ;SCHNEUWLY, 2004, p.98

18 Movimento geral da Sequência Didática
O trabalho modular Trabalhar problemas de níveis diferentes na escrita de textos Variar as atividades e exercícios Variar os modos de trabalho, categorias de atividades e de exercícios Capitalizar as aquisições Cada sequência deve ser finalizada com o registro dos conhecimentos adquiridos na forma sintética de listas de constatações, de lembretes ou glossário.

19 O trabalho modular põe em relevo os processos de observação e de descoberta.
Supõe a realização de atividades intencionais, estruturadas e intensivas que devem adaptar-se às necessidades particulares dos diferentes grupos de aprendizes.

20 ATIVIDADES PERMANENTES
Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte etc. tenham ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira “comunidade”.

21 ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO
São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. As atividades de sistematização podem ser lúdicas, como os jogos.

22 REFERÊNCIAS… BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento : projetos didáticos e sequências didáticas : ano 01, unidade 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Ensino fundamental de nove anos : orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p.

23 PARA REFLETIR… Você considera importante que no PLANEJAMENTO DIDÁTICO realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Guanambi sejam contempladas as modalidades organizativas do trabalho pedagógico, como: projeto, atividade permanente, sequência didática e atividade de sistematização? Por quê?"

24 Projetos de rede desenvolvidos em anos anteriores...
Noite cultural da EJA Concurso de redação ( 1 segmento não ...) Projeto meio ambiente Professor destaque Festival de atletismo Jem’s Intercâmbio esportivo Publicações Consciência negra Gincana Projeto ação de graça Caravana da leitura O dia da família na escola ( um calendário) não ser só um dia... Ato de reconhecimento dos alunos que se destacam nas olimpíadas nacionais. Fazer levantamento de outros possíveis projetos.


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