A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009

2 O que é educação a distância? educação a distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Decreto nº 5622, de 20/12/2005

3 A Internet vai fazer 15 anos e ela mudou a EAD

4 É EDUCAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR Não é sinônimo de tecnologia, mas de interação educadora mediada por computador O computador dá protagonismo aos estudantes Possibilita o encontro, a parceria, a comunicação

5 MODALIDADE EDUCACIONAL, OU SEJA, É EDUCAÇÃO!!! É prática social formadora de gerações... é atualização histórico-cultural das novas gerações É tipo de ensino que mais cresce no país (matrículas, cursos, recursos...)

6 Diplomas obtidos via EAD têm o mesmo valor dos diplomas de cursos presenciais

7 O QUE É IMPORTANTE NA EAD? A relação professor coletivo-aluno; Um professor maduro (intelecto e emoção); Pessoas com entusiasmo, maturidade, abertas às mudanças, motivadas e motivadoras,com competência comunicacional; Facilidade de atuar em equipe; Alunos curiosos, motivados; Ter interlocutores lúcidos; Gestores abertos, que apóiem os professores inovadores, que sejam comunicadores e valorizem o intercâmbio entre todos.

8 O QUE É IMPORTANTE EM EAD? Currículos mais enxutos e dialógicos; Currículos construídos coletivamente; Possui vários agentes de construção curricular (tutor, coordenador de pólo, orientadores acadêmicos, professores formadores, professores autores, secretário, coordenador de curso, os técnicos); Leitura diferenciada, ou seja, na tela; Personaliza os processos de aprendizagem; Atendimento individual, o homem como ser indivisível (corpo, mente,emoção, sensação, razão, intuição) Diferentes noções de tempo e espaço.

9 MODELOS DE EAD DE MASSA INTERATIVO

10 MODELO DE MASSA Produção em massa; Produtos standartizados; Pouca ou nenhuma interação pessoal e crítica; Isolamento do estudante; Pacotes educacionais; Não se aproveita o que é melhor na rede; Burocratização das tarefas; Planejamento centralizado.

11 MODELO INTERATIVO O estar junto (professores e alunos); Valorização das trocas e das interações; Planejamento flexível; Baixa relação professor/alunos Cursos diversificados; Trocas permanentes entre ensinantes e aprendentes; Diversidade e diferenciação no planejamento do curso.

12 Onde está o centro desse processo educativo? Professor não é o centro Aluno não é o centro Técnica não é o centro Conhecimento não é o centro O centro é a COMUNICAÇÃO, a RELAÇÃO entre os atores do processo: alunos, professores, tutores, técnicos

13 ALUNO Orientador Acadêmico Professor formador Equipe técnica Equipe administrativa Tutor de pólo Coordenação de curso INSTITUIÇÃO QUE OFERECE O CURSO

14 ALUNO motivado estudioso organizado auto didata curioso comunicativo cumpridor das tarefas dentro dos prazos estabelecidos assíduo na freqüência do ambiente, nos pólos e nos encontros presenciais valorizar o curso, que é público

15 TUTOR DE PÓLO - PRESENCIAL atende nos pólos auxilia alunos no desenvolvimento de atividades individuais e em grupo esclarece dúvidas de conteúdo e tecnologias participa dos momentos presenciais obrigatórios deve ter domínio da área em que for atuar

16 ORIENTADOR ACADÊMICO esclarecimento de dúvidas (fóruns, telefone, webconferência seleciona material de apoio promove espaços de construção coletiva de conhecimento participa dos processos de avaliação domínio do conteúdo da área

17 PROFESSOR FORMADOR É o responsável pelas disciplinas; Acompanha os conteúdos, atividades e avaliação da disciplina, junto aos Orientadores acadêmicos e Tutores de pólo.

18 Se você for fazer um curso a distância, tome os seguintes cuidados pesquise antes o tipo de curso e as disciplinas dele e veja se é isso que precisa; entre no site do MEC e confira se é um curso autorizado a funcionar. Isso é muito importante, pois se não for um curso autorizado o certificado recebido não terá valor; peça referências dos professores que vão ministrar o curso e se têm experiência em EAD; procure saber quantos alunos são destinados a cada professor, pois disso depende o nível de interação entre professores e alunos; Veja também quantas horas de estudo devem ser previstas e reservadas para estudo em sua agenda; programe-se bem e faça um bom curso em EAD!!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google