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Coordenadoria de Tecnologias Educacionais

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Apresentação em tema: "Coordenadoria de Tecnologias Educacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenadoria de Tecnologias Educacionais

2 Definição e regulamentação do uso de recursos de educação a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional em cursos de graduação e seqüenciais e suas implicações pedagógicas e operacionais. Assessoramento e acompanhamento das Unidades Acadêmicas na elaboração do Projeto Pedagógico para os cursos de graduação e seqüenciais, no que se refere às ações de educação a distância e a sua aplicação. Assessoramento e acompanhamento das atividades em cursos de graduação e seqüenciais que envolvam o uso de tecnologias na educação, em cursos presenciais e a distância. Incentivo ao aperfeiçoamento e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Coordenadoria de Tecnologias Educacionais

3 Educação a Distância Tecnologias de informação e comunicação

4 Caracteriza-se Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (Decreto nº /2005, art. 1º.). Educação a distância

5 Educação a Distância - Pilares PUCRS - Aprendizagem colaborativa Educação on-line e interação multidirecional Instituição de ambiente virtual de aprendizagem Presencialidade virtual Flexibilidade temporal e espacial

6 Aprendizagem colaborativa Trabalho em equipe. Inteligência coletiva do grupo e a combinação de competências distribuídas entre os participantes da equipe. O aluno deve ser capaz de se perceber como integrante de uma comunidade virtual, como um nó de uma rede de aprendizagem. Educação a Distância - Pilares PUCRS -

7 Educação on-line e interação multidirecional Tecnologias de informação e comunicação baseadas na Internet. Comunicação um-para-um (professor para aluno, e vice- versa), um-para-muitos (professor para a turma, ou aluno para a turma) e muitos-para-muitos (turma para a turma, incluindo o professor). Diálogo entre professores e alunos, rompendo com a linearidade de emissão/recepção. Educação a Distância - Pilares PUCRS -

8 Instituição de ambiente virtual de aprendizagem Sala de aula virtual: é onde acontecem as funções interativas e mediadas pelo professor, a partir de qualquer lugar e em qualquer momento, contendo o registro das participações, das discussões e dos trabalhos realizados, sendo possível ao professor instigar, acompanhar e analisar o processo de aprendizagem dos alunos. Educação a Distância - Pilares PUCRS -

9 Presencialidade virtual Visibilidade do professor e do aluno. Se traduz na qualidade e na intensidade das interações estabelecidas no cenário coletivo da sala de aula virtual, como participantes da comunidade virtual de aprendizagem. Educação a Distância - Pilares PUCRS -

10 Flexibilidade temporal e espacial Possibilidade de presença em tempos e espaços múltiplos e diferentes. O grau da flexibilidade é definido por atividades que exigem, ou não, a sincronicidade temporal e/ou espacial para a realização das atividades propostas. Educação a Distância - Pilares PUCRS -

11 Não deve representar um distanciamento entre professor(es) e alunos. Não deve replicar o pior do presencial. O computador e a Internet não substituem o professor. Educação a Distância - Pilares PUCRS -

12 Atividades a distância em cursos presenciais?

13 A Portaria MEC 4.059/04 caracteriza a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota. Semipresencial Cursos presenciais podem ofertar disciplinas semipresenciais, integral ou parcialmente a distância, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso (Portaria MEC 4.059/04). As disciplinas oferecidas na modalidade semipresencial devem estar definidas no Projeto Pedagógico do Curso e podem ser oferecidas integral ou parcialmente a distância, com atividades de avaliação presencial (§ 3º do art. 1º da Portaria MEC 4.059/04).

14 O que é uma disciplina semipresencial oferecida integralmente a distância? É uma disciplina que possui a totalidade da carga horária destinada a atividades a distância, excetuando-se encontros presenciais reservados às atividades de avaliação presencial. O que é uma disciplina semipresencial oferecida parcialmente a distância? É uma disciplina que possui uma parte da carga horária destinada a atividades presenciais e outra parte a atividades a distância. O que é uma disciplina presencial? É uma disciplina oferecida integralmente de forma presencial, mesmo que faça uso do AVA Institucional na forma de repositório de materiais. Perguntas freqüentes

15 Como se operacionaliza a comunicação entre as Unidades Acadêmicas (UAs) que já oferecem disciplinas semipresenciais e a Coordenadoria de Tecnologias Educacionais? Por solicitação da PROGRAD, as UAs indicam à Coordenadoria de Tecnologias Educacionais um professor-interlocutor. Qual o papel do professor-interlocutor da Unidade Acadêmica (UA) junto à Coordenadoria de Tecnologias Educacionais? Acompanhar o uso do AVA Institucional. Participar da elaboração/revisão/adaptação do PPC que oferte DSP. Acompanhar e assessorar a implantação de DSP. Participar da definição de professores para as DSP. Analisar e emitir, com o Coordenador do Curso ou do Departamento, parecer sobre os Planos de Ensino das DSP. Verificar as demandas de cursos e oficinas para uso de recursos tecnológicos e de educação a distância, acompanhando a formação dos professores.

16 Perguntas freqüentes Qual a formação em educação a distância exigida de um professor que pretenda ministrar uma disciplina semipresencial na PUCRS? O professor deve ter realizado a oficina sobre o AVA Institucional, oferecida pela PUCRS VIRTUAL, e o curso sobre a modalidade semipresencial, oferecido pela PROGRAD. Recomenda-se que o professor utilize, inicialmente, o AVA Institucional como apoio a disciplinas presenciais antes de atuar em disciplinas semipresenciais.

17 Perguntas freqüentes As horas de estudo do aluno podem ser computadas como aulas a distância? O estudo é uma exigência de qualquer modalidade de ensino, seja presencial, seja a distância, não podendo, portanto, ser considerado isoladamente como a atividade a distância. Atividades como ler um texto, assistir a um filme, a um vídeo ou a uma animação devem ser vistas como recursos que podem trazer subsídios para motivar o diálogo e a realização da atividade a distância. Saídas de campo, visitas técnicas, visitas a museus, escolas, empresas, associações, etc., podem ser computadas como atividades a distância? Não, essas atividades não se caracterizam como atividades a distância, a menos que inseridas no planejamento de uma tarefa que faça uso do AVA Institucional.

18 Perguntas freqüentes As atividades de avaliação das disciplinas semipresenciais devem ser exclusivamente presenciais? Não. Entretanto, o resultado das atividades de avaliação presencial deve prevalecer, em pelo menos 51% do cálculo do G1, sobre os demais obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância. As disciplinas semipresenciais seguem o Calendário Acadêmico da PUCRS? O semestre letivo deve seguir o Calendário Acadêmico da PUCRS, não sendo possível concentrar horas de atividades a distância, aplicar prova G2 fora do período determinado pela Universidade, ou concluir o semestre letivo antes ou depois do previsto.

19 Coordenadoria de Tecnologias Educacionais


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