A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento 16º. CIEAD Márcia Figueiredo Centro Universitário Barão de Mauá Rita Borges Faculdades São José

2 Introdução O objetivo é apresentar a experiência vivenciada na gestão de programas de Educação a Distância- EaD em Instituições de Ensino Superior – IES na implantação dos 20% na modalidade de EaD em Cursos de Graduação Presencial.

3 A introdução de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTICs na educação, principalmente associadas ao uso do computador, provoca mudanças no paradigma educacional, ou seja, o foco está deixando de ser o ensino e passa a centrar- se no aluno e na sua aprendizagem.

4 Legislação Portaria Nº 4.059, de 10 de Dezembro de 2004 Resolução Nº 2, de 18 de Junho de Resolução Nº 3, de 2 de Julho de Resolução Nº 3, de 2 de Julho de 2007.

5 PORTARIA Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 Regulamenta o oferecimento da carga horária de 20% em disciplinas ou cursos na modalidade SEMIPRESENCIAL. O Art. 1º As instituições de ensino superior poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semi-presencial, com base no art. 81 da Lei n , de 1.996, e no disposto nesta Portaria. (MEC, PORTARIA 4.059). As instituições de Ensino Superior podem oferecer as disciplinas parcial ou integramente a distância, no Art. 1º, Parágrafo 2º, desde que a oferta não ultrapasse 20%. § 2o. Poderão ser ofertadas as disciplinas referidas no caput, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso. (MEC, PORTARIA 4.059).

6 RESOLUÇÃO Nº 2, DE 18 DE JUNHO DE 2007 Art. 2º As Instituições de Educação Superior, para o atendimento do art. 1º, deverão fixar os tempos mínimos e máximos de integralização curricular por curso, bem como sua duração, tomando por base as seguintes orientações: I – a carga horária total dos cursos, ofertados sob regime seriado, por sistema de crédito ou por módulos acadêmicos, atendidos os tempos letivos fixados na Lei nº 9.394/96, deverá ser dimensionada em, no mínimo, 200 (duzentos) dias de trabalho acadêmico efetivo; II – a duração dos cursos deve ser estabelecida por carga horária total curricular, contabilizada em horas, passando a constar do respectivo Projeto Pedagógico; III – os limites de integralização dos cursos devem ser fixados com base na carga horária total, computada nos respectivos Projetos Pedagógicos do curso, observados os limites estabelecidos nos exercícios e cenários apresentados no Parecer CNE/CES nº 8/2007, da seguinte forma: a) Grupo de Carga Horária Mínima de 2.400h: Limites mínimos para integralização de 3 (três) ou 4 (quatro) anos. b) Grupo de Carga Horária Mínima de 2.700h: Limites mínimos para integralização de 3,5 (três e meio) ou 4 (quatro) anos. c) Grupo de Carga Horária Mínima entre 3.000h e 3.200h: Limite mínimo para integralização de 4 (quatro) anos. d) Grupo de Carga Horária Mínima entre e 4.000h: Limite mínimo para integralização de 5 (cinco) anos. e) Grupo de Carga Horária Mínima de 7.200h: Limite mínimo para integralização de 6 (seis) anos. (MEC, RESOLUCAÇÃO Nº 2/2007)

7 RESOLUÇÃO Nº 3, DE 2 DE JULHO DE 2007 Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula. Art. 3º A carga horária mínima dos cursos superiores é mensurada em horas (60 minutos), de atividades acadêmicas e de trabalho discente efetivo. (MEC, RESOLUÇÃO Nº 3/2007).

8 Planejamento 20% em EAD Carga Horária Mínima20% Semipresencial

9 Planejamento das Disciplinas para Educação a Distância O Planejamento deve ser entendido como estratégias que podem ser construídas para se obter um desempenho superior à média, criando e desenvolvendo uma posição exclusiva e sustentável nos processos de Gestão da EaD. Modelo: Curso de Pedagogia

10 Construção do Material Didático 10 Objetivos Educacionais Gestão Material Didático Linguagem Tecnologia Convencional Moderna

11 O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) se destaca por dispor de um conjunto de interfaces que podem ser selecionadas pelo professor de acordo com seus objetivos pedagógicos.

12 AVA – Mediação Pedagógica Para iniciar a organização de suas estratégias pedagógicas traçadas no planejamento de sua disciplina, no que tange às atividades e a disponibilização de conteúdos, você deverá clicar no botão

13 O Moodle permite a inserção de atividades e recursos utilizando as interfaces digitais, dispositivos estes que permitem produzir, disponibilizar e compartilhar conteúdos em diversos formatos (textos, áudios e imagens) denominados recursos; e por interfaces de comunicação, utilizadas para a interatividade entre os participantes, como por exemplo, chat e fórum, denominadas de atividades. Recursos Página Web Link a um arquivo ou site Rótulo Atividades Chat Fórum Tarefa

14 RECURSOS e ATIVIDADES

15 O Moodle possui alguns blocos administrativos que ajudam a manter um bom funcionamento dentro do ambiente da disciplina, no qual possui ferramentas que permite: criar grupos, realizar backup, emitir relatórios de acompanhamento das atividades dentro da disciplina, visualizar os participantes, entre outras. Ferramentas Administrativas

16 Biblioteca Virtual Universitária 2.0 A Biblioteca Virtual Universitária 2.0, o primeiro e único acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet. A Biblioteca Virtual disponibiliza o acesso a 1170 títulos das editoras Artmed, Contexto, IBPEX, Manole e Pearson e pode contar com ferramentas que enriquecem e agilizam sua pesquisa e/ou estudo.

17

18

19

20 Consideração Final Considera-se, assim, que tal qual no ensino presencial, na modalidade de EaD, constrói-se uma identidade relacional com os alunos e o curso, identificando-se com novos papéis e funções sociais significativas na construção dos conhecimentos advindos das disciplinas ofertadas.

21 Obrigada!! Márcia Figueiredo Rita Borges


Carregar ppt "Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google