A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º Encontro da Educação Infantil. Trabalho em grupo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º Encontro da Educação Infantil. Trabalho em grupo."— Transcrição da apresentação:

1 3º Encontro da Educação Infantil

2 Trabalho em grupo

3

4 E sua organização prática e pedagógica

5 Projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um bom projeto. Primeiramente é preciso entender o que tem incentivado o uso de projetos como ferramenta didática.

6 O que justifica o uso de projetos 1. É centrado na realidade de situações e problemas reais, concretos, contextualizados, e portanto, significativos, que interessam aos alunos e direcionam uma aprendizagem com sentido; 2. Prevê o conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade; 3. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão da realidade são discutidos e planejados entre professor e alunos; 1. É centrado na realidade de situações e problemas reais, concretos, contextualizados, e portanto, significativos, que interessam aos alunos e direcionam uma aprendizagem com sentido; 2. Prevê o conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade; 3. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão da realidade são discutidos e planejados entre professor e alunos;

7 4. A aprendizagem ocorre durante todo o processo e não envolve somente conteúdos, mas traz conhecimentos sobre como conviver, negociar e se posicionar; 5. Exige atitudes de responsabilidade, cooperação e autonomia; 6. O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações, dando condições para que eles avancem em seus esquemas de compreensão da realidade. 4. A aprendizagem ocorre durante todo o processo e não envolve somente conteúdos, mas traz conhecimentos sobre como conviver, negociar e se posicionar; 5. Exige atitudes de responsabilidade, cooperação e autonomia; 6. O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações, dando condições para que eles avancem em seus esquemas de compreensão da realidade.

8 O que prevê um projeto? Essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamentos de tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto. (Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p.119)

9 O papel do professor no trabalho com projetos O professor torna-se o facilitador. Ele não é a única fonte de informação, no entanto cabe a ele planejar as ações e permitir a negociação dos alunos em todo o processo, socializando as informações que serão usadas, buscando soluções e incentivando-os na busca de informações que se deseja obter. Para isso, é preciso estar “íntimo” dos alunos, no que diz respeito a conhecer como eles pensam e quais as estratégias que serão utilizadas para desafiá-los a irem além do que eles já construíram.

10 Quem faz o projeto? Dificilmente escolheremos trabalhar com projeto se este não for uma extensão da nossa forma de trabalho na escola. Trabalhar com projetos exige muito mais do que dar aulas ou passar conteúdos, exige um envolvimento muito grande de todos da escola.

11 O papel do aluno no trabalho com projetos O aluno passa a ser o informante. Para isso, ele precisa estar envolvido ativamente, como também conhecer todo o projeto e sugerir as etapas que serão vivenciadas, de forma a cooperar com interesse e curiosidade para realizar as pesquisas em diferentes fontes, podendo trabalhar individualmente, em grupos ou com toda a turma.

12 O que não pode faltar num projeto? Além da disposição para fazer o projeto caminhar, torna-se importantíssimo que o professor tenha disponibilidade para registrar as práticas vivenciadas nas etapas.

13 O Processo de Elaboração/Planejamento: Selecionando as informações que sustentem o projeto através do estabelecimento de objetivos e resultados esperados no ensino e na aprendizagem. A Execução/Orientação: Desenvolvendo atividades coletivas que sigam uma sequência gradual, bem como utilizando registros feitos pelo professor (passo a passo), a fim de organizar melhor o percurso das atividades propostas. A Revisão/Avaliação: Através da auto-avaliação, dos alunos e do professor, em relação aos encaminhamentos utilizados no processo de aprendizagem, retomando as hipóteses iniciais dos alunos para relacioná-las aos conhecimentos adquiridos. O Processo de Elaboração/Planejamento: Selecionando as informações que sustentem o projeto através do estabelecimento de objetivos e resultados esperados no ensino e na aprendizagem. A Execução/Orientação: Desenvolvendo atividades coletivas que sigam uma sequência gradual, bem como utilizando registros feitos pelo professor (passo a passo), a fim de organizar melhor o percurso das atividades propostas. A Revisão/Avaliação: Através da auto-avaliação, dos alunos e do professor, em relação aos encaminhamentos utilizados no processo de aprendizagem, retomando as hipóteses iniciais dos alunos para relacioná-las aos conhecimentos adquiridos.

14 Quais as vantagens do trabalho com projetos didáticos? Produz atividades novas. Exige envolvimento dos alunos. Organiza e valoriza, ainda mais, o conhecimento escolar. Conscientiza os alunos do seu processo de aprendizagem. Vai além dos limites do currículo escolar. Permite a interdisciplinaridade de forma mais flexível. O professor é o pesquisador do seu próprio trabalho. Produz atividades novas. Exige envolvimento dos alunos. Organiza e valoriza, ainda mais, o conhecimento escolar. Conscientiza os alunos do seu processo de aprendizagem. Vai além dos limites do currículo escolar. Permite a interdisciplinaridade de forma mais flexível. O professor é o pesquisador do seu próprio trabalho.

15 Sugestão de organização da estrutura do Projeto Didático Tema do Projeto: Tem a ver com os assuntos que serão abordados. Ano/Ciclo: Localização de ano escolar e faixa etária dos alunos envolvidos. Duração: É o tempo que será estabelecido para o estudo do tema. Áreas de Conhecimento: Diz respeito às disciplinas que serão contempladas no projeto. Apresentação/Justificativa: Explica, em linhas gerais, a escolha do tema e a forma de trabalho de acordo com os objetivos e os conteúdos do projeto. Objetivos: Procuram levar em conta os conceitos, os procedimentos e as atitudes previstas para ampliar os conhecimentos dos alunos do Ano/Ciclo.

16 Etapas para elaboração de projetos didáticos 1.Contrato didático: conta com o comprometimento dos alunos para se envolverem nas etapas do projeto. 2.Encaminhamento das atividades e cronograma: levantamento de hipóteses e questionamentos sobre o tema a partir de pistas oferecidas durante o processo. 3.Rotinas de atividades a serem realizadas: elaboração de estratégias que permitam a busca de informações que estimulem a aprendizagem e a troca dos conhecimentos entre os alunos. 4.Produto final: exposição dos materiais ou vivência de atividades com destinatários reais (função social).

17 Resultados Esperados A avaliação do processo de aprendizagem esperado para os alunos e dos procedimentos utilizados pelo professor durante todo o projeto; Por certo, o trabalho não termina aqui, ele pode estar apenas começando. De tudo, fica a ideia de que trabalhar com projetos desenvolve competências tanto para quem aprende como para quem ensina.

18

19 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.

20 A Sequência Didática: 1.Trabalha com os conhecimentos prévios dos alunos; 2. Permite a interação de conhecimentos; 3. Promove uma aprendizagem significativa.

21  Oferecer materiais estimulantes;  Saber elaborar e interpretar situações-problema instigantes;  Permitir que os alunos teçam comentários e ponham em jogo tudo o que sabem. Como ativar os conhecimentos prévios? Através de questões propostas Leitura de imagens Leitura de textos

22 O professor Antoni Zabala (1998: 18) defende que ao pensar na configuração das sequências de atividades ou sequencias didáticas (ele usa os dois termos como sinônimos) é um dos caminhos mais acertados para melhorar a prática educativa. “Conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm como um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”. (ZABALA, 1998:18).

23 As sequências didáticas podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.

24

25 Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte etc. tenham ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira “comunidade”.

26 Hora do Conto Hora da rodinha Brincadeiras cantadas Brincadeiras no pátio O desenho ( atividade de artes) Você sabia? Chamada Marcação no calendário

27

28 São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. As atividades de sistematização podem ser lúdicas, como os jogos.

29 Registro oral, pictográfico ou gráfico Produção coletiva de texto Lista Cartaz Bingos Jogos matemáticos

30 ATIVIADADE 1 ; A partir dos seus conhecimentos prévios sobre PLANEJAMENTO e dos conteúdos construídos durante as discussões vivenciadas no encontro, discorra sobre como deve ser direcionado o PLANEJAMENTO NA REDE Municipal de Ensino de Guanambi considerando os seguintes aspectos: -Concepção; - Importância; - Forma de organização ; A partir dos seus conhecimentos prévios sobre PLANEJAMENTO e dos conteúdos construídos durante as discussões vivenciadas no encontro, discorra sobre como deve ser direcionado o PLANEJAMENTO NA REDE Municipal de Ensino de Guanambi considerando os seguintes aspectos: -Concepção; - Importância; - Forma de organização AVA

31 Para Discutir e Refletir Você considera importante que no PLANEJAMENTO DIDÁTICO realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Guanambi sejam contempladas as modalidades organizativas do trabalho pedagógico, como: projeto, atividade permanente, sequência didática e atividade de sistematização? Por quê?" AVA

32 Projetos de rede desenvolvidos em anos anteriores: Noite cultural da EJA Concurso de redação Caminhada meio ambiente Professor destaque Festival de atletismo Jem’s Intercâmbio esportivo Publicações Consciência negra Gincana Projeto ação de graça Caravana da leitura O dia da família na escola Ato de reconhecimento dos alunos que se destacam nas olimpíadas nacionais. Noite cultural da EJA Concurso de redação Caminhada meio ambiente Professor destaque Festival de atletismo Jem’s Intercâmbio esportivo Publicações Consciência negra Gincana Projeto ação de graça Caravana da leitura O dia da família na escola Ato de reconhecimento dos alunos que se destacam nas olimpíadas nacionais.

33 REFERÊNCIAS: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento : projetos didáticos e sequências didáticas : ano 01, unidade 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Ensino fundamental de nove anos : orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 135 p.


Carregar ppt "3º Encontro da Educação Infantil. Trabalho em grupo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google