A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro do 4º ano- 17/07/2015

2 Avaliação - conceito “A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação”. “A avaliação é reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento”. Jussara Hoffmann

3 Avaliação - conceito “A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos”. Perrenoud “Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva”. Luckesi

4 Avaliação - Tipos Diagnóstica - visa identificar e avaliar o conhecimento que o aluno traz; busca detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Formativa - visa identificar se as estratégias e os recursos usadas para ensinar estão tendo resultados positivos, ou seja, se os alunos estão efetivamente aprendendo; pretende melhorar as aprendizagens. Somativa - é aplicada ao final de cada período de aprendizado com o objetivo de medir o conhecimento adquirido pelo educando; sua função é classificar os alunos ao final da unidade semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. SANT’ANNA, Ilza Martins. 1997

5 INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
O que são? Quais instrumentos você utiliza para avaliar? Você considera que estes instrumentos são eficazes para conhecer o grau de aprendizagem dos seus alunos?

6 Instrumentos Avaliativos
“ Tarefas e testes aplicados pelo professor que, analisados, servem de dados de acompanhamento do aprendizado do aluno”. “ Todas as formas de expressão do aluno que permitam acompanhar o seu processo de aprendizagem – tarefas avaliativas”. Jussara Hoffmann

7 O que diz a Legislação? Instrumentos Avaliativos
Artigo 32: A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve: II – utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando; RESOLUÇÃO Nº 7/2010

8 Instrumentos Avaliativos
“Mais que o instrumento, importa o tipo de conhecimento que põe à prova, o tipo de perguntas que se formula, o tipo de qualidade (mental ou prática) que se exige e as respostas que se espera obter conforme o conteúdo das perguntas ou problemas que são formulados”. Méndez (2002, p.98)

9 Instrumentos Avaliativos
Prova objetiva Prova dissertativa Seminário Trabalho em grupo Debate Relatório Individual Autoavaliação Observação Conselho de Classe

10 Alguns cuidados na elaboração de instrumentos avaliativos

11 Critérios de avaliação
Os critérios de avaliação devem “indicar com clareza os atos que os alunos devem executar quando se encontram em situação de aprendizagem e, por outro lado, as características que o produto final dessa aprendizagem deve apresentar”. “normas ou modelos segundo os quais as aprendizagens dos alunos são apreciadas.”

12 Como elaborar os instrumentos avaliativos e estabelecer critérios
Objetivos e habilidades O que será avaliado? O que é fundamental que meu aluno saiba? Instrumento avaliativo Qual o instrumento que pode me mostrar da melhor maneira a aprendizagem do meu aluno? Que questões vou elaborar? O instrumento atende aos vários níveis de aprendizagem dos alunos? Está muito difícil? Está muito fácil? Critérios De avaliação Quais os objetivos que tracei para o período? Como eles foram trabalhados? Os critérios estão contemplando a proposta curricular oficial?

13 Instrumento avaliativo
Exemplo 1 Objetivos e habilidades Compreender a ideia da adição e utilizá-la adequadamente na resolução de problemas Instrumento avaliativo Exercício/ prova/ jogo(por exemplo: bingo dos problemas) Critérios De avaliação Identificou que o problema é de adição(05 pontos) Soube desenvolver uma estratégia de resolução da adição(02 pontos) Chegou ao resultado correto do problema (03 pontos)

14 Instrumento avaliativo
Exemplo 1 Objetivos e habilidades Compreender a ideia da adição e utilizá-la adequadamente na resolução de problemas Instrumento avaliativo Exercício/ prova/ jogo (por exemplo: bingo dos problemas) Critérios De avaliação Identificou que o problema é de adição(05 pontos) Soube desenvolver uma estratégia de resolução da adição(02 pontos) Chegou ao resultado correto do problema (03 pontos)

15 Exemplo 2 Objetivo Instrumento/ questão Critério de avaliação
Reconhecer e nomear partes de uma planta Exercício/ prova/ cartaz feito em pequeno grupo ou dupla Observe a imagem e escreva o nome de cada parte da planta de acordo com os números: Reconheceu as partes da planta e soube nomeá-las por escrito: 10 pontos Reconheceu as partes da planta e soube nomeá-las oralmente: 10

16 Avaliação em Educação Física e Arte

17 Refletindo... - Avaliação em Educação Física e Arte nas turmas de 4º ano; - Sistema de avaliação da Rede Municipal de Ensino de Guanambi quanto a pontuação 10; 20; 30; 40.

18 Referências Bibliográficas
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: As setas do caminho. Porto Alegre: Mediação,


Carregar ppt "Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google