A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COERÊNCIA A boa dissertação deve apresentar confor - midade entre a tese, o desenvolvimento e a conclusão. A isso dá-se o nome de coerência, que pode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COERÊNCIA A boa dissertação deve apresentar confor - midade entre a tese, o desenvolvimento e a conclusão. A isso dá-se o nome de coerência, que pode."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 COERÊNCIA A boa dissertação deve apresentar confor - midade entre a tese, o desenvolvimento e a conclusão. A isso dá-se o nome de coerência, que pode ser definida como: A boa dissertação deve apresentar confor - midade entre a tese, o desenvolvimento e a conclusão. A isso dá-se o nome de coerência, que pode ser definida como: Ligação, conexão de um conjunto de idéias ou de fatos formando um todo lógico; relação harmônica, nexo, lógica. Ligação, conexão de um conjunto de idéias ou de fatos formando um todo lógico; relação harmônica, nexo, lógica. (Adriano da Gama Kury) (Adriano da Gama Kury)

4 COESÃO Trata-se de um instrumento bastante importante para se redigir um bom texto. Recorrendo ao dicionário, temos a seguinte definição para coesão: Trata-se de um instrumento bastante importante para se redigir um bom texto. Recorrendo ao dicionário, temos a seguinte definição para coesão: União íntima das partes de um todo. Coerência, concordância, harmonia. União íntima das partes de um todo. Coerência, concordância, harmonia. (Adriano da Gama Kury)

5 Fazem parte da coesão os ele -mento usados para se fazer a ligação entre as palavras e para unir os vários parágrafos do texto. Ela se faz presente na retomada de um termo já ex- presso ou na sua antecipação e ainda na conexão dos segui -mentos do discurso. Fazem parte da coesão os ele -mento usados para se fazer a ligação entre as palavras e para unir os vários parágrafos do texto. Ela se faz presente na retomada de um termo já ex- presso ou na sua antecipação e ainda na conexão dos segui -mentos do discurso.

6 COESÃO ANAFÓRICA RETOMA ALGO QUE JÁ FOI DITO. RETOMA ALGO QUE JÁ FOI DITO. EX.: O RAPAZ PROCUROU AJUDA NOS HOSPITAIS. ELE PERCORREU TODA A CIDADE E NÃO CONSEGUIU ASSISTÊNCIA. EX.: O RAPAZ PROCUROU AJUDA NOS HOSPITAIS. ELE PERCORREU TODA A CIDADE E NÃO CONSEGUIU ASSISTÊNCIA.

7 COESÃO CATAFÓRICA REFERE-SE A ALGO QUE AINDA SERÁ CITADO. REFERE-SE A ALGO QUE AINDA SERÁ CITADO. EX.: ESTA É A ATUAL SITUAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA: PODRIDÃO POR TODOS OS LADOS EX.: ESTA É A ATUAL SITUAÇÃO DA POLÍTICA BRASILEIRA: PODRIDÃO POR TODOS OS LADOS

8 COESÃO LEXICAL QUANDO SE USA UMA PALAVRA DA MESMA CLASSE GRAMATICAL PARA RETOMAR OUTRA EVITANDO, ASSIM, REPETIÇÃO. QUANDO SE USA UMA PALAVRA DA MESMA CLASSE GRAMATICAL PARA RETOMAR OUTRA EVITANDO, ASSIM, REPETIÇÃO. EX.: A HUMANIDADE ESTÁ A CADA DESTRUINDO A NATUREZA. E O PIOR É QUE O HOMEM NÃO PERCEBE QUE A CADA DIA DECRETA O SEU PRÓPRIO FIM. EX.: A HUMANIDADE ESTÁ A CADA DESTRUINDO A NATUREZA. E O PIOR É QUE O HOMEM NÃO PERCEBE QUE A CADA DIA DECRETA O SEU PRÓPRIO FIM.

9 RECURSOS COESIVOS e, além de, além disso, ademais, ainda, bem como, também - servem para acrescentar idéias, argumen- tos. e, além de, além disso, ademais, ainda, bem como, também - servem para acrescentar idéias, argumen- tos. embora, não obstante, apesar de, a despeito de - estabelecem relação de concessão, de resignação. embora, não obstante, apesar de, a despeito de - estabelecem relação de concessão, de resignação. mas, porém, contudo, entretanto, no entanto - estabelecem oposição entre as ideias. mas, porém, contudo, entretanto, no entanto - estabelecem oposição entre as ideias. assim, dessa forma, portanto, desse modo, por fim, enfim - servem para complementar e concluir ideias. assim, dessa forma, portanto, desse modo, por fim, enfim - servem para complementar e concluir ideias. assim como, da mesma forma que, como, tal qual - estabelecem relação de comparação, de seme - lhança. assim como, da mesma forma que, como, tal qual - estabelecem relação de comparação, de seme - lhança.

10 de fato, realmente, é verdade que, evidente - mente, obviamente, está claro que - são usa- dos para fazer constatações ou para se admitir um fato. de fato, realmente, é verdade que, evidente - mente, obviamente, está claro que - são usa- dos para fazer constatações ou para se admitir um fato. porque, devido a, em virtude de - servem para introduzir explicações. porque, devido a, em virtude de - servem para introduzir explicações. antes de mais nada, sobretudo, principalmente, especialmente - são usados para dar ênfase ou destaque a algum fato ou ideia. antes de mais nada, sobretudo, principalmente, especialmente - são usados para dar ênfase ou destaque a algum fato ou ideia. antes que, enquanto, depois que, quando, no momento em que - estabelecem relação de temporal idade. antes que, enquanto, depois que, quando, no momento em que - estabelecem relação de temporal idade. conforme, de acordo com - estabelecem rela- ção de conformidade. conforme, de acordo com - estabelecem rela- ção de conformidade.

11 Recomendações para garantir a coesão textual: Recomendações para garantir a coesão textual: Estruture o texto numa sequência lógica. Estruture o texto numa sequência lógica. Estabeleça relações entre as frases e entre os parágrafos. Estabeleça relações entre as frases e entre os parágrafos. Faça uma revisão do texto: se houver necessidade, remanipule suas partes para tornar o conjunto inteligível. Faça uma revisão do texto: se houver necessidade, remanipule suas partes para tornar o conjunto inteligível.

12 MUDE AS PALAVRAS DESTACADAS POR OUTRAS EQUIVALENTES Uma sociedade tal qual a brasileira, em que somente 10% dos jovens entre 18 e 25 anos chegam ao ensino superior, conta com poucas razões para se orgulhar. Essa cifra oferece, na realidade, motivo para preocupação, em face da enormidade da tarefa que se oferece a um país com a pretensão de competir no mercado mundial apresentando tão deficiente capital humano. Trata-se de uma tarefa que nunca será de modo satisfatório cumprida se deixada a critério só de governos. Uma sociedade tal qual a brasileira, em que somente 10% dos jovens entre 18 e 25 anos chegam ao ensino superior, conta com poucas razões para se orgulhar. Essa cifra oferece, na realidade, motivo para preocupação, em face da enormidade da tarefa que se oferece a um país com a pretensão de competir no mercado mundial apresentando tão deficiente capital humano. Trata-se de uma tarefa que nunca será de modo satisfatório cumprida se deixada a critério só de governos.

13 Uma sociedade COMO a brasileira, NA QUAL APENAS 10% dos jovens entre 18 e 25 anos CONSEGUEM CURSAR UMA FACULDADE, conta com poucas razões A se orgulhar. TAL cifra oferece, REALMENTE, motivo para preocupação, FRENTE À enormidade da tarefa OFERECIDA a um país QUE PRETENDE competir no mercado mundial CONTENDO tão deficiente capital humano. ESSA É uma tarefa que nunca será SATISFATORIAMENTE cumprida CASO deixada a critério APENAS de governos. Uma sociedade COMO a brasileira, NA QUAL APENAS 10% dos jovens entre 18 e 25 anos CONSEGUEM CURSAR UMA FACULDADE, conta com poucas razões A se orgulhar. TAL cifra oferece, REALMENTE, motivo para preocupação, FRENTE À enormidade da tarefa OFERECIDA a um país QUE PRETENDE competir no mercado mundial CONTENDO tão deficiente capital humano. ESSA É uma tarefa que nunca será SATISFATORIAMENTE cumprida CASO deixada a critério APENAS de governos.

14 COERÊNCIA Textos coerentes são resultado de um plano definido, que requer ideias ordenadas e ligadas de maneira clara e lógica. Sem coerência torna-se impossível alcançar unidade: é preciso que as ideias se ajustem e se completem de maneira harmoniosa. Textos coerentes são resultado de um plano definido, que requer ideias ordenadas e ligadas de maneira clara e lógica. Sem coerência torna-se impossível alcançar unidade: é preciso que as ideias se ajustem e se completem de maneira harmoniosa.

15 OBSTÁCULOS À COERÊNCIA (A SEREM EVITADOS) Presença de contradições entre frases ou entre parágrafos: PARA COMBATER A VIOLÊNCIA NO BRASIL É NECESSÁRIO QUE SE APLIQUE A PENA DE MORTE. O ABORTO NÃO DEVE SER LEGALIZADO DE FORMA ALGUMA, A NÃO SER NOS CASOS DE ESTUPRO.

16 Falta de encadeamento argumentativo: O GOVERNO TEM INVESTIDO NA MELHORIA DOS HOSPITAIS, DAS ESCOLAS, NO ACESSO AOS CURSOS SUPERIORES COMO O PROUNE E OUTRAS MEDIDAS, MAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTÃO LONGE DE SER SATISFATÓRIAS À POPULAÇÃO

17 Circularidade ou quebra de progressão discursiva: Circularidade ou quebra de progressão discursiva: a falta de idéias não raro leva à redundância - recurso que consiste em apresentar as mesmas idéias, mudando apenas as palavras. Dessa forma, o texto não progride, não avança. Deve-se, ainda, evitar o "vai- e-vem" (abordar um enfoque, interrompê-lo e voltar a abordá-lo noutro parágrafo). Esgote cada enfoque antes de passar ao seguinte. a falta de idéias não raro leva à redundância - recurso que consiste em apresentar as mesmas idéias, mudando apenas as palavras. Dessa forma, o texto não progride, não avança. Deve-se, ainda, evitar o "vai- e-vem" (abordar um enfoque, interrompê-lo e voltar a abordá-lo noutro parágrafo). Esgote cada enfoque antes de passar ao seguinte.

18 Conclusão não decorrente do que foi exposto: é importante ordenar logicamente as idéias, encadeá-las coerentemente. Para tanto, não se pode perder de vista a ideia central do texto (em torno da qual todos os argumentos devem girar). Assim, à introdução segue-se o desenvolvimento, que por sua vez conduzirá a uma conclusão que esteja em consonância

19 Reescreva as frases seguintes, adequando-as à norma escrita: Reescreva as frases seguintes, adequando-as à norma escrita: O homem tem um troço que é que o separa dos animais, a liberdade. O homem tem um troço que é que o separa dos animais, a liberdade. Moradores reivindicam centro de saúde com criatividade. Moradores reivindicam centro de saúde com criatividade. Família muda vende tudo. Família muda vende tudo. A sociedade não percebe o mal que a televisão faz a si própria. A sociedade não percebe o mal que a televisão faz a si própria.

20 Proibido entrar na loja de patins. Proibido entrar na loja de patins. Novidade inédita na área de informática agita o mercado. Novidade inédita na área de informática agita o mercado. Compre uma calça e ganhe grátis um brinde. Compre uma calça e ganhe grátis um brinde. Essa dor é muito dolorosa, mas vamos superar isso, porque a nossa força não é fraca, a nossa força é forte. Essa dor é muito dolorosa, mas vamos superar isso, porque a nossa força não é fraca, a nossa força é forte.

21 EXERCÍCIOS DA APOSTILA pág.35


Carregar ppt "COERÊNCIA A boa dissertação deve apresentar confor - midade entre a tese, o desenvolvimento e a conclusão. A isso dá-se o nome de coerência, que pode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google