A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA. Princípio de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA. Princípio de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA

2 Princípio de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele. As palavras variáveis que se referem ao substantivo devem concordar com ele em gênero (masc./fem.) e número (sing./pl.). A aplicação das regras de concordância nominal depende de um conhecimento prévio de adjunto adnominal e de predicativo.

3 A concordância de um adjetivo, quando ele se refere a uma série de substantivos, depende de três fatores: 1) A posição do adjetivo: antes ou depois dos substantivos; 2)O gênero dos substantivos caracterizados pelo adjetivo; 3) A função sintática do adjetivo: adjunto adnominal ou predicativo (do sujeito ou do objeto)

4 Substantivos do mesmo gênero + adjetivo como adjunto adnominal O país viveu uma crise e uma mudança inesperadas (inesperada). A rodovia oferece guincho e socorro mecânico gratuitos (gratuito). Observação: Há casos em que o sentido lógico da frase impõe restrições a algumas possibilidades e interpretações: Exemplos: Ele adora salada e carne suína. Visitei uma hidrelétrica e uma vila medieval.

5 Substantivos de gêneros diferentes + adjetivo como adjunto adnominal Visitaremos um lugarejo e uma cidade exóticos (exótica). Visitaremos uma cidade e um lugarejo exóticos (exótico). Guardou, no armário, o prato e a faca afiada. Substantivos do mesmo gênero + adjetivo como predicativo Devido à estiagem, a represa e a mata continuavam secas. O médico considerou o goleiro, o lateral e o atacante aptos para o jogo.

6 Substantivos de gêneros diferentes + adjetivo como predicativo Na primavera, a acácia, o ipê e a quaresmeira ficam muitobonitos. A comissão declarou o rapaz e a moça aprovados. Adjetivo como adjunto adnominal + substantivo + substantivo = o adjetivo concorda com o primeiro substantivo No velho porão, ouviam-se estranhos ruídos e vozes. No velho porão, ouviam-se estranhas vozes e ruídos. Aquela velhinha tem ótima memória e senso de humor.

7 Adjetivo como predicativo + substantivo + substantivo = 1)o adjetivo vai para o plural 2) o adjetivo concorda só com o primeiro substantivo À noite, ficavam vazios a capela, o pátio e a praça. À noite, ficava vazia a capela, o pátio e a praça. A ausência dos amigos tornou tediosos os dias da jovem e as noites. A ausência dos amigos tornou tediosas as noites e os diasda jovem.

8 ANEXO, INCLUSO e OBRIGADO Ele enviará anexos ao contrato os recibos. As taxas inclusas na mensalidade eram ilegais. Muito obrigado. Foi assim que ele agradeceu a todos. Observação: A locução em anexo é invariável. As cópias irão em anexo.

9 Esta água mineral é boa para a saúde. Água mineral é bom para a saúde.

10 MESMO e BASTANTE Advérbio são invariáveis; pronome são variáveis. As pessoas deveriam se interessar mesmo pela situação do país.(advérbio = realmente) As crianças mesmas montaram o que aconteceu na festa.(pronome) Por causa do calor, os ciclistas se desgastaram bastante.(advérbio = muito) Na biblioteca da escola, há bastantes livros sobre ecologia. (pronome = muitos)

11 CARO, BARATO, SÓ e MEIO Caro, barato e só são invariáveis quando funcionam como advérbio e variáveis como adjetivos. Os turistas pagam caro para se hospedar neste hotel. (adv.) Aquelas mulheres só usam joias baratas, embora sejam ricas. (adj.) São muito caras as internações em hospitais particulares. (adj.) Muitas pessoas se sentem sós, mesmo no meio da multidão. (adj.)

12 É BOM, É PROIBIDO, É NECESSÁRIO + SUBSTANTIVO Se o substantivo que faz parte das expressões está acompanhado de palavra determinante (artigo ou pronome), o adjetivo concorda com o substantivo. Exemplos:É proibida a entrada de estranhos. Para aturá-lo, é necessária muita paciência. Se o substantivo apresenta-se sem palavra determinante, o adjetivo fica invariável. Exemplos: É proibido entrada de estranhos. Para aturá-lo, é necessário paciência. Todos sabem que laranja é bom para saúde.


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA. Princípio de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google