A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados."— Transcrição da apresentação:

1 Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados

2 Tipo de leituras Técnicas de leitura Velocidade da leitura Sistematizar a leitura Resumir Esquemas Sumário - roteiro

3 Intensiva: para saber como fazer alguma coisa. Completa e cuidadosa: para conseguir informações, detalhes, compreender o todo. Estudo: para julgar ou criticar idéias. Relance: atualização, prazer e apontar direcionamentos. Passar os olhos: apreciação geral, informação rápida: ampliar o conhecimento e o saber. Leitura no entendimento: possibilita sentir a perplexidade e desbravar o desconhecido, facilita o ensinar Tipo de leituras

4 Atividade de leitura: requer esforço, atenção, dedicação, tempo, persistência, reflexão, utilizar métodos e técnicas adequadas. Leitura silenciosa: saber o tipo de leitura. Leitura oral: indicada após ler e reler um parágrafo ou trecho para captar o sentido – interpretar. Sentido do olhar: buscar compreender, entender, aprender, conhecer e saber. Interação e o compartilhar leituras: cada pessoa com seus talentos, afetos e educação. Técnicas de leitura

5 Identificar fontes: diferenciar recursos impressos e digitais. Buscar uma velocidade compatível e adequada. Velocidade e compreensão de leitura são compatíveis e estão entrelaçadas. Leitor: enriquecer o vocabulário, uso de obras de referência, nível de compreensão, treinamento em leitura (velocidade e proveitosa). Velocidade da leitura

6 Resumir: encontrar a idéia principal, observar com cuidado os detalhes, identificar o posicionamento do autor (idéias e questionamentos), utilizar técnicas de sublinhar e de anotações. Estilo: conciso (exatidão), preciso (escolha adequada de palavras e conceitos) e claro (fácil compreensão). Esquemas: fazer perguntas enquanto lê, constatar semelhanças e diferenças. Analisar ou sintetizar? Interpretar o texto. Documentação: anotar, compreender o conteúdo, saber relacionar idéias, estruturar a redação. Sistematizar a leitura


Carregar ppt "Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google