A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRÁTICA DA LEITURA. DEFINIÇÃO DE LEITURA: QUE SE REALIZA O PROCESSO DE TRANSMISSÃO/AQUISIÇÃO DA CULTURA. PROCESSO MAIS ABRANGENTE, QUE ENVOLVE O LEITOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRÁTICA DA LEITURA. DEFINIÇÃO DE LEITURA: QUE SE REALIZA O PROCESSO DE TRANSMISSÃO/AQUISIÇÃO DA CULTURA. PROCESSO MAIS ABRANGENTE, QUE ENVOLVE O LEITOR."— Transcrição da apresentação:

1 A PRÁTICA DA LEITURA

2 DEFINIÇÃO DE LEITURA: QUE SE REALIZA O PROCESSO DE TRANSMISSÃO/AQUISIÇÃO DA CULTURA. PROCESSO MAIS ABRANGENTE, QUE ENVOLVE O LEITOR COM O AUTOR. EXIGE POSTURA CRÍTICA, SISTEMATICA, UMA DISCIPLINA INTELECTUAL POR PARTE DO LEITOR, E ESSES REQUISITOS BÁSICOS SÓ PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DA PRÁTICA. LEITURA É: DECODIFICAÇÃO DE SINAIS GRÁFICOS; INTERLECÇÃO – SIGNIFICADO DO QUE FOI LIDO INTERPRETAÇÃO – APREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DAS IDÉIAS. DIÁLOGO COM AUTOR. HÁ QUE CONSIDERAR: OS TIPOS, AS MODALIDADES E AS FINALIDADES DA LEITURA.

3 1.TIPOS DE LEITURA: A) LEITURA ICÔNICA – LEITURA ATRAVÉS DE IMAGENS E SÍMBOLOS; B) LEITURA GESTUAL – LEITURA ATRAVÉS DE GESTOS, CODIFICADOS OU NÃO. Ex: surdos-mudos, jogadores de vôlei. C) COMUNICAÇÃO SONORA – LEITURA DE SONS, APITOS, ASSOBIOS, BUZINAS, ETC. 2) FINALIDADES DA LEITURA: CASUAL – CASOS DOS ANÚNCIOS, CARTAZES, OUTDOORS; LAZER E ENTRETERIMENTO – ATRAVÉS DE LIVROS E REVISTAS; INFORMAÇÃO – MAIS LIGADA À CULTURA GERAL, AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS; ADQUIRIR CONHECIMENTOS – MAIS ATENTA E SIGNIFICATIVA.

4 3. MODALIDADES DE LEITURA: ORAL OU SILENCIOSA – ALÉM DE ÚTIL, É UMA HABILIDADE QUE NÃO DISPENSA A PRÁTICA; TÉCNICA E DE INFORMAÇÃO; DE ESTUDO – RELATÓRIOS OU OBRAS CIENTÍFICAS. LER E INTERPRETAR TABELAS E GRÁFICOS, DE INFORMAÇÃO; DE HIGIENE MENTAL E PRAZER – TEM POR OBJETIVO O LAZER. (SALOMON, 1977, P.59) QUANTO À VELOCIDADE DA LEITURA – É UM FATOR RELATIVO, QUE DEPENDE NÃO SÓ DA SUA MODALIDADE OU FINALIDADE, MAS TAMBÉM DO TREINAMENTO E ATÉ DO TEMPERAMENTO DO LEITOR.

5 4. FASES DA LEITURA INFORMATIVA OU DE ESTUDO: A) LEITURA DE RECONHECIMENTO VISÃO GLOBAL DO ASSUNTO, PERMITINDO AO LEITOR VERIFICAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA SEU OBJETIVO ESPECÍFICO. B) LEITURA SELETIVA SEU OBJETIVO É A SELEÇÃO DAS INFORMAÇÕES QUE INTERESSEM A ELABORAÇÃO DO TRABALHO. C) LEITURA CRÍTICA OU REFLEXIVA EXIGE ESTUDO, COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS. A REFLEXÃO REALIZA-SE ATRAVÉS DA ANÁLISE, COMPARAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO E JULGAMENTO DAS IDÉIAS CONTIDAS NO TEXTO

6 D) LEITURA INTERPRETATIVA PROCURA-SE SABER O QUE REALMENTE O AUTOR AFIRMA, QUAIS OS DADOS E INFORMAÇÕES DO AUTOR COM OS PROBLEMAS PARA OS QUAIS ESTÁ PROCURANDO UMA SOLUÇÃO. JULGA-SE O MATERIAL COLETADO, EM FUNÇÃO DO CRITÉRIO DE VERDADE. OBS: FEITA A ANÁLISE E O JULGAMENTO, PROCEDE-SE A SÍNTESE, ISTO É, INTEGRAÇÃO RACIONAL DOS DADOS DESCOBERTOS. VANTAGENS DA LEITURA: ENRIQUECE O VOCABULÁRIO; CLAREIA AS IDEIAS; AMPLIA O CONHECIMENTO DA LÍNGUA; FACILITA A AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS; MELHORA A NOSSA REDAÇÃO;

7 FORNECE-NOS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS JÁ RESOLVIDOS POR OUTRAS PESSOAS; DESPERTA A INTELIGÊNCIA; ATIVA A IMAGINAÇÃO; APERFEIÇOA A CULTURA. A LEITURA É UM PROCESSO QUE SE CONSTITUI DA: IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS; INTERPRETAÇÃO DO PENSAMENTO DO AUTOR; COMPREENSÃO DO TEXTO; FIXAÇÃO DAS IDEIAS; REPRODUÇÃO DAS IDEIAS. A LEITURA EXIGE REFLEXÃO. SÓ ASSIM PODEREMOS INTERPRETAR O QUE DIZ O AUTOR E CONCONDAR OU DISCORDAR.


Carregar ppt "A PRÁTICA DA LEITURA. DEFINIÇÃO DE LEITURA: QUE SE REALIZA O PROCESSO DE TRANSMISSÃO/AQUISIÇÃO DA CULTURA. PROCESSO MAIS ABRANGENTE, QUE ENVOLVE O LEITOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google