Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAntônio Cubas Alterado mais de 10 anos atrás
2
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO DATA: WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
3
OBJETIVOS CONHECER TÉCNICAS DE LEITURA QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DE TEXTOS; EXERCITAR A ESCRITA DO GÊNERO RESUMO PARA TÊ-LO COMO AUXÍLIO NOS ESTUDOS DIÁRIOS.
4
TEMA 9 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS PÁGINA 75
5
“A LEITURA É A FORMA PRIMORDIAL DE ENRIQUECIMENTO DA MEMÓRIA, DO SENSO CRÍTICO E DO CONHECIMENTO SOBRE OS DIVERSOS ASSUNTOS ACERCA DOS QUAIS SE PODE ESCREVER” (GARCEZ, 2001, p.23).
6
MAS TEMOS DIFICULDADES. O QUE FAZER?
TIPOS DE LEITURA E SEUS OBJETIVOS PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS DE LEITURA
7
1. O ATO DE LER
8
OS TIPOS DE LEITURA E SEUS OBJETIVOS:
POR PRAZER; PARA OBTER INFORMAÇÕES; PARA ESTUDAR; PARA SEGUIR INSTRUÇÕES; PARA COMUNICAR; PARA REVISAR UM TEXTO.
9
COM ATENÇÃO SUBLINHANDO OBJETIVO CORRIGINDO SEM COMPROMETIMENTO ETC.
10
PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS DE LEITURA
ESTABELECER UM OBJETIVO CLARO; IDENTIFICAR E SUBLINHAR COM LÁPIS AS PALAVRAS-CHAVE; TOMAR NOTAS; ESTUDAR O VOCABULÁRIO;
11
DESTACAR DIVISÕES DO TEXTO PARA AGRUPÁ-LAS POSTERIORMENTE;
SIMPLIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL;
12
PERCEPÇÃO DA INTERTEXTUALIDADE;
MONITORAMENTO E CONCENTRAÇÃO: . FIDELIDADE AO PLANEJAMENTO; . DETECÇÃO DE ERROS NO PROCESSO DE LEITURA; . AJUSTE DE VELOCIDADE; . TOLERÂNCIA E PACIÊNCIA.
13
GARCEZ, L.H.C. TÉCNICA DE REDAÇÃO: O QUE É PRECISO SABER PARA BEM ESCREVER. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2001.
14
2. RESUMO E SUMARIZAÇÃO
15
É A CONDENSAÇÃO FIEL DAS IDÉIAS OU DOS FATOS CONTIDOS NO TEXTO.
RESUMO É A CONDENSAÇÃO FIEL DAS IDÉIAS OU DOS FATOS CONTIDOS NO TEXTO.
16
TRÊS ELEMENTOS SÃO FUNDAMENTAIS:
CADA UMA DAS PARTES ESSENCIAIS DO TEXTO; A PROGRESSÃO EM QUE ELAS SE SUCEDEM; A CORRELAÇÃO QUE O TEXTO ESTABELECE ENTRE CADA UMA DESSAS PARTES.
17
GRAU DE DIFICULDADE DA COMPLEXIDADE DO PRÓPRIO TEXTO (SEU VOCABULÁRIO, SUA ESTRUTURAÇÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICA, SUAS RELAÇÕES LÓGICAS, O TIPO DE ASSUNTO TRATADO ETC.);
18
DA COMPETÊNCIA DO LEITOR (SEU GRAU DE AMADURECIMENTO INTELECTUAL, O REPERTÓRIO DE INFORMAÇÕES QUE POSSUI, A FAMILIARIDADE COM OS TEMAS EXPLORADOS).
19
CONSELHOS
20
LER UMA VEZ O TEXTO ININTERRUPTAMENTE, DO COMEÇO AO FIM;
2. UMA SEGUNDA LEITURA É SEMPRE NECESSÁRIA; 3. FAZER UMA SEGMENTAÇÃO DO TEXTO EM BLOCOS DE IDÉIAS; 4. FAZER A REDAÇÃO FINAL COM SUAS PALAVRAS.
21
FIORIN, J. L. ; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 6. ed
FIORIN, J.L.; SAVIOLI, F.P. Para entender o texto. 6.ed. São Paulo: Ática, 1998.
22
SUMARIAZAÇÃO ESTE É UM DOS PROCESSOS MENTAIS ESSENCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE RESUMOS. E NÃO É UMA AÇÃO ALEATÓRIA, MAS GUIA-SE POR UMA CERTA LÓGICA.
23
PROCEDIMENTOS POSSÍVEIS
APAGAMENTO DE SEQÜÊNCIAS DE EXPRESSÕES QUE INDICAM SINONÍMIA OU EXPLICAÇÃO; APAGAMENTO DE EXEMPLOS; APAGAMENTO DAS JUSTIFICATIVAS DE UMA AFIRMAÇÃO;
24
APAGAMENTO DE ARGUMENTOS CONTRA A POSIÇÃO DO AUTOR;
REFORMULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, UTILIZANDO TERMOS MAIS GENÉRICOS; CONSERVAÇÃO DE TODAS AS INFORMAÇÕES, DADO QUE ELAS NÃO SÃO RESUMÍVEIS.
25
RESUMO O ATO DE LER OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RESUMOS PASSOS SUMARIZAÇÃO
POSSIBILIDADES
26
PRÓXIMA AULA EXEMPLOS: RESUMOS SUMARIZAÇÃO REVISÃO: PEÇAS PROCESSUAIS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.