A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS DATA: 18-5-2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS DATA: 18-5-2006."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS DATA:

4 CONHECER TÉCNICAS DE LEITURA QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DE TEXTOS; EXERCITAR A ESCRITA DO GÊNERO RESUMO PARA TÊ-LO COMO AUXÍLIO NOS ESTUDOS DIÁRIOS. OBJETIVOS

5 TEMA 9 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS PÁGINA 75

6 A LEITURA É A FORMA PRIMORDIAL DE ENRIQUECIMENTO DA MEMÓRIA, DO SENSO CRÍTICO E DO CONHECIMENTO SOBRE OS DIVERSOS ASSUNTOS ACERCA DOS QUAIS SE PODE ESCREVER (GARCEZ, 2001, p.23).

7 MAS TEMOS DIFICULDADES. O QUE FAZER? TIPOS DE LEITURA E SEUS OBJETIVOS PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS DE LEITURA

8 1. O ATO DE LER

9 POR PRAZER; PARA OBTER INFORMAÇÕES; PARA ESTUDAR; PARA SEGUIR INSTRUÇÕES; PARA COMUNICAR; PARA REVISAR UM TEXTO. OS TIPOS DE LEITURA E SEUS OBJETIVOS:

10 COM ATENÇÃO SUBLINHANDO OBJETIVO CORRIGINDO SEM COMPROMETIMENTO ETC.

11 PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS DE LEITURA ESTABELECER UM OBJETIVO CLARO; IDENTIFICAR E SUBLINHAR COM LÁPIS AS PALAVRAS-CHAVE; TOMAR NOTAS; ESTUDAR O VOCABULÁRIO;

12 DESTACAR DIVISÕES DO TEXTO PARA AGRUPÁ-LAS POSTERIORMENTE; SIMPLIFICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA COERÊNCIA TEXTUAL;

13 PERCEPÇÃO DA INTERTEXTUALIDADE; MONITORAMENTO E CONCENTRAÇÃO:. FIDELIDADE AO PLANEJAMENTO;. DETECÇÃO DE ERROS NO PROCESSO DE LEITURA;. AJUSTE DE VELOCIDADE;. TOLERÂNCIA E PACIÊNCIA.

14 GARCEZ, L.H.C. TÉCNICA DE REDAÇÃO: O QUE É PRECISO SABER PARA BEM ESCREVER. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2001.

15 2. RESUMO E SUMARIZAÇÃO

16 É A CONDENSAÇÃO FIEL DAS IDÉIAS OU DOS FATOS CONTIDOS NO TEXTO. RESUMO

17 TRÊS ELEMENTOS SÃO FUNDAMENTAIS : CADA UMA DAS PARTES ESSENCIAIS DO TEXTO; A PROGRESSÃO EM QUE ELAS SE SUCEDEM; A CORRELAÇÃO QUE O TEXTO ESTABELECE ENTRE CADA UMA DESSAS PARTES.

18 DA COMPLEXIDADE DO PRÓPRIO TEXTO (SEU VOCABULÁRIO, SUA ESTRUTURAÇÃO SINTÁTICO- SEMÂNTICA, SUAS RELAÇÕES LÓGICAS, O TIPO DE ASSUNTO TRA­ TADO ETC.); GRAU DE DIFICULDADE

19 DA COMPETÊNCIA DO LEITOR (SEU GRAU DE AMADURECIMENTO INTELECTUAL, O REPERTÓRIO DE INFORMAÇÕES QUE POSSUI, A FAMILIARIDADE COM OS TEMAS EXPLORADOS).

20 CONSELHOS

21 1.LER UMA VEZ O TEXTO ININTERRUPTAMENTE, DO COMEÇO AO FIM; 2. UMA SEGUNDA LEITURA É SEMPRE NECESSÁRIA; 3. FAZER UMA SEGMENTAÇÃO DO TEXTO EM BLOCOS DE IDÉIAS; 4. FAZER A REDAÇÃO FINAL COM SUAS PALAVRAS.

22 FIORIN, J.L.; SAVIOLI, F.P. Para entender o texto. 6.ed. São Paulo: Ática, 1998.

23 ESTE É UM DOS PROCESSOS MENTAIS ESSENCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE RESUMOS. E NÃO É UMA AÇÃO ALEATÓRIA, MAS GUIA-SE POR UMA CERTA LÓGICA. SUMARIAZAÇÃO

24 APAGAMENTO DE SEQÜÊNCIAS DE EXPRESSÕES QUE INDICAM SINONÍMIA OU EXPLICAÇÃO; APAGAMENTO DE EXEMPLOS; APAGAMENTO DAS JUSTIFICATIVAS DE UMA AFIRMAÇÃO; PROCEDIMENTOS POSSÍVEIS

25 APAGAMENTO DE ARGUMENTOS CONTRA A POSIÇÃO DO AUTOR; REFORMULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, UTILIZANDO TERMOS MAIS GENÉRICOS; CONSERVAÇÃO DE TODAS AS INFORMAÇÕES, DADO QUE ELAS NÃO SÃO RESUMÍVEIS.

26 RESUMO O ATO DE LER OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RESUMOS PASSOS SUMARIZAÇÃO POSSIBILIDADES

27 PRÓXIMA AULA EXEMPLOS: RESUMOS SUMARIZAÇÃO REVISÃO: PEÇAS PROCESSUAIS


Carregar ppt "PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS DATA: 18-5-2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google