A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica. Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica. Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da."— Transcrição da apresentação:

1 RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica. Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da obra.

2 RESENHA INFORMATIVA:Apresentação que dispensa a a leitura do trabalho. INDICATIVA: Apresentação sucinta que apenas indica o trabalho original, não dispensa a leitura. CRÍTICA: Apreciação da obra.

3 RESENHA- características Examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas. O texto já está pronto. Nível elementar de pesquisa; pesquisa exploratória. Exercício inicial de autonomia intelectual.

4 Partes essenciais da resenha Identificação da obra: autor, título, imprenta, total de páginas resenhadas. Credenciais do autor: formação, publicações, atividades desenvolvidas na área. Conteúdo: idéias principais, pormenores importantes,pressupostos para o entendimento do assunto.

5 Partes essenciais da resenha: Conclusões: Localização (onde se encontram na obra) e breve explicação das conclusões do autor. Crítica: Determinação histórica e metodológica( científica, jornalística, didática) da obra, contribuições importantes, estilo, forma, méritos, considerações éticas.

6 RESENHA BIBLIOGRÁFICA Exame crítico e retrospectivo de várias obras. Procura-se demonstrar certo estágio de desenvolvimento em torno de um fato/fenômeno (tema/problema). Levantamento bibliográfico ou revisão de literatura.

7 Resenha bibliográfica Trabalho comparativo.Quantidade e diversidade de obras consultadas. Excelente base para o desenvolvimento autônomo de um tema. Verifica o tratamento já dado ao assunto por outros autores.

8 Resenha crítica Resenha de texto. Feita por especialistas com ênfase na crítica. Pressupõe conhecimento profundo na área.

9 Resenha crítica: Leva em consideração: Idéias levantadas; a divisão, a disposição da obra, estrutura: Forma e estilo do autor, método de abordagem, linguagem empregada.

10 Resenha crítica: Acrescenta à análise da obra um juízo crítico. Juízo imparcial de valor; Conteúdo e exposição de determinada questão.

11 Crítica científica: Prescinde do aspecto subjetivo. Critério é a verdade objetiva. Genuinidade e autenticidade do texto.

12 Crítica externa: Ressalta o significado; A importância ; O valor histórico da obra.

13 Críticas: Crítica do texto: se encarrega de saber se ele não sofreu alterações, interpolações e falsificações. Crítica de autenticidade: O autor, a data, o lugar e as circunstâncias de composição do escrito.

14 Críticas: De proveniência: Determina influxos históricos e doutrinais que deram origem à obra. Fontes do documento.

15 Críticas internas: Destina ao exame do conteúdo da obra, seu significado. Crítica de interpretação: Interpreta o sentido exato do pensamento do autor. Crítica de valor interno do conteúdo: julga o valor das idéias contidas na obra.

16 Escopo da crítica: Servir aos direitos e interesses da verdade. Não basta mostrar o erro, a falha. É preciso mostrar onde a verdade se oculta.

17 Qualidades da crítica: Justiça no apreciar: mostrar aspectos positivos e negativos; Apreciação segundo a verdade; Clareza da exposição; Precisão nos termos e síntese na coordenação das idéias.

18 Fonte: ppt


Carregar ppt "RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica. Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google