Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlice Chan Alterado mais de 11 anos atrás
1
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da obra.
2
RESENHA INFORMATIVA:Apresentação que dispensa a a leitura do trabalho.
INDICATIVA: Apresentação sucinta que apenas indica o trabalho original, não dispensa a leitura. CRÍTICA: Apreciação da obra.
3
RESENHA- características
Examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas. O texto já está pronto. Nível elementar de pesquisa; pesquisa exploratória. Exercício inicial de autonomia intelectual.
4
Partes essenciais da resenha
Identificação da obra: autor, título, imprenta, total de páginas resenhadas. Credenciais do autor: formação, publicações, atividades desenvolvidas na área. Conteúdo: idéias principais, pormenores importantes,pressupostos para o entendimento do assunto.
5
Partes essenciais da resenha:
Conclusões: Localização (onde se encontram na obra) e breve explicação das conclusões do autor. Crítica: Determinação histórica e metodológica( científica, jornalística, didática) da obra, contribuições importantes, estilo, forma, méritos, considerações éticas.
6
RESENHA BIBLIOGRÁFICA
Exame crítico e retrospectivo de várias obras. Procura-se demonstrar certo estágio de desenvolvimento em torno de um fato/fenômeno (tema/problema). Levantamento bibliográfico ou revisão de literatura.
7
Resenha bibliográfica
Trabalho comparativo.Quantidade e diversidade de obras consultadas. Excelente base para o desenvolvimento autônomo de um tema. Verifica o tratamento já dado ao assunto por outros autores.
8
Resenha crítica Resenha de texto.
Feita por especialistas com ênfase na crítica. Pressupõe conhecimento profundo na área.
9
Resenha crítica: Leva em consideração:
Idéias levantadas; a divisão, a disposição da obra, estrutura: Forma e estilo do autor, método de abordagem, linguagem empregada.
10
Resenha crítica: Acrescenta à análise da obra um juízo crítico.
Juízo imparcial de valor; Conteúdo e exposição de determinada questão.
11
Crítica científica: Prescinde do aspecto subjetivo.
Critério é a verdade objetiva. Genuinidade e autenticidade do texto.
12
Crítica externa: Ressalta o significado; A importância ;
O valor histórico da obra.
13
Críticas: Crítica do texto: se encarrega de saber se ele não sofreu alterações, interpolações e falsificações. Crítica de autenticidade: O autor, a data, o lugar e as circunstâncias de composição do escrito.
14
Críticas: De proveniência: Determina influxos históricos e doutrinais que deram origem à obra. Fontes do documento.
15
Críticas internas: Destina ao exame do conteúdo da obra, seu significado. Crítica de interpretação: Interpreta o sentido exato do pensamento do autor. Crítica de valor interno do conteúdo: julga o valor das idéias contidas na obra.
16
Escopo da crítica: Servir aos direitos e interesses da verdade.
Não basta mostrar o erro, a falha. É preciso mostrar onde a verdade se oculta.
17
Qualidades da crítica:
Justiça no apreciar: mostrar aspectos positivos e negativos; Apreciação segundo a verdade; Clareza da exposição; Precisão nos termos e síntese na coordenação das idéias.
18
Fonte: http://www.fesppr.br/~luziaeliana/Resenha.ppt
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.