A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente: Edson Alencar Silva. Apresentação pessoal: Nome, profissão, planos futuros e linha de pesquisa a ser desenvolvida no curso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente: Edson Alencar Silva. Apresentação pessoal: Nome, profissão, planos futuros e linha de pesquisa a ser desenvolvida no curso."— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Edson Alencar Silva

2 Apresentação pessoal: Nome, profissão, planos futuros e linha de pesquisa a ser desenvolvida no curso.

3 Apresentação pessoal: Nome, profissão, planos futuros e linha de pesquisa a ser desenvolvida no curso.

4 Apresentação do módulo e esquema das aulas Aulas expositivas Discussões Atividades Conteúdo trabalhado na primeira aula

5 Avaliação Produção de paper individual (mín. 3 pgs; máx. 5 pgs); Normas ABNT Capa; contracapa; resumo; palavras-chave, introdução; desenvolvimento e conclusão.

6 Como formatar o texto Elementos pré-textuais: Capa; resumo; palavras-chave; Elementos textuais: Introdução, desenvolvimento e conclusão; Referências, bibliografia.

7 Capa As informações devem aparecer conforme citado abaixo: a)nome da instituição (opcional); b)nome do autor; c)título; d)subtítulo (quando houver); e)local (cidade) da instituição; f)ano de entrega do trabalho.

8 Resumo Deve conter: Informações básicas apresentadas no texto do trabalho; Objetivos e métodos; Resultados e conclusões do trabalho; Usar frases precisas e informativas; De 150 a 500 palavras;

9 Palavras-chave: São palavras que remetam diretamente ao tema e ao objeto de estudo

10 Elementos textuais Possuem três divisões importantes: Introdução: Parte inicial do texto, na qual devem constar: A delimitação do assunto tratado; Objetivos da pesquisa; Outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

11 Elementos textuais Desenvolvimento: Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.

12 Elementos textuais Conclusão: Parte final do texto na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Os desdobramentos relativos à importância, projeção, repercussão, encaminhamento e outros, são opcionais.

13 REFERÊNCIAS Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, que permitem suas identificações individuais.

14 Bibliografia SOBRENOME, nome – título da obra – cidade - editora ano da publicação Ex: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.

15 Introdução conceitual O que é psicopedagogia e sua origem Psicopedagogia na atualidade: Curativa ou terapêutica; Preventiva.

16 Os objetos de cada ramo Curativa ou terapêutica: Busca reintegrar no processo de construção de conhecimento a criança ou jovem que apresenta problemas de aprendizagem.

17 Os objetos de cada ramo Preventiva: busca refletir e desenvolver projetos pedagógicos-educacionais, tais como procedimentos em sala de aula, avaliações e planejamento na educação.

18 Duas naturezas dos trabalhos psicopedagógicos no contexto institucional 1ª Interferência que dá um novo sentido à recuperação. O seu objetivo é reintegrar e readaptar o aluno à situação de sala de aula, possibilitando o respeito à suas necessidades e ritmos.

19 Duas naturezas dos trabalhos psicopedagógicos no contexto institucional 2ª Refere-se a assessoria junto a pedagogos, orientadores e professores. Tem como objetivo trabalhar as questões pertinentes as relações vinculares professor-aluno e redefinir os procedimentos pedagógicos, integrando o afetivo e o cognitivo, através da aprendizagem dos conceitos, nas diferentes áreas do conhecimento.

20 Estudo de caso Filme: O enigma de Kaspar Hauser Sinopse: O filme relata a história de vida de Kaspar Hauser, um homem que no século XIX foi encontrado vivendo em um porão, onde esteve longe do convívio humano. Assistiremos trechos do filme e discuti-los em seguida.

21 Atividades 1 – Quais estratégias o grupo propõe para auxiliar o personagem no processo de aprender a conviver em sociedade?

22 2 – O personagem apresenta dificuldades em aprender? Quais? Como revertê-las?

23 3 – O personagem conseguiu ser inserido completamente nos padrões da sociedade?

24 O conceito de Cultura em Edward Tylor; O evolucionismo cultural; Franz Boas e o particularismo histórico; O lado cultural da aprendizagem


Carregar ppt "Docente: Edson Alencar Silva. Apresentação pessoal: Nome, profissão, planos futuros e linha de pesquisa a ser desenvolvida no curso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google