A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª KYLDES BATISTA VICENTE DATA: 1º-9-2005 WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO AULA 4 DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª KYLDES BATISTA VICENTE DATA: 1º-9-2005 WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO AULA 4 DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROFª KYLDES BATISTA VICENTE DATA: 1º WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO AULA 4 DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS

3 A MARCA DO TEXTO ARGUMENTATIVO É CONVENCER OU PERSUADIR POR MEIO DE RECURSOS LINGÜÍSTICOS. A LINGUAGEM SERVE PARA ALCANÇARMOS OBJETIVOS E DEFENDERMOS INTENÇÕES.

4 ESCOLHER ADEQUADAMENTE O NÍVEL DE LINGUAGEM. LEVAR EM CONTA QUEM É O NOSSO LEITOR, O OBJETIVO DO NOSSO TEXTO E O GÊNERO EM QUESTÃO.

5 UM TEXTO PODE DIZER COISAS QUE NÃO ESTÃO EXPLÍCITAS.

6 EXPLÍCITO: É O QUE ESTÁ, DE FATO, ESCRITO NO TEXTO. IMPLÍCITO: É O QUE É SUGERIDO POR ALGUMAS EXPRESSÕES OU PELO CONTEXTO.

7 EXPEDIENTES ARGUMENTATIVOS PRESSUPOSTOS SUBENTENDIDOS

8 VOCÊ DEVE ESTAR ATENTO ÀS INFORMAÇÕES QUE SÃO TRANSMITIDAS DE FORMA IMPLÍCITA.

9 PRESSUPOSTOS SÃO AQUELAS IDÉIAS NÃO EXPRESSAS DE MANEIRA EXPLÍCITA, MAS QUE O LEITOR PODE PERCEBER A PARTIR DE CERTAS PALAVRAS OU EXPRESSÕES.

10 SUBENTEDIDOS SÃO INSINUAÇÕES POR TRÁS DE UMA AFIRMAÇÃO.

11 PARA QUE O BRASIL SE TORNE UM PAÍS DO PRIMEIRO MUNDO SERÁ PRECISO PRIVATIZAR AS EMPRESAS ESTATAIS, ABRIR A ECONOMIA AO INGRESSO DE PRODUTOS ESTRANGEIROS E TERMINAR COM OS DIREITOS TRABALHISTAS QUE ONERAM A FOLHA DE PAGAMENTO E A PREVIDÊNCIA SOCIAL.

12 - EXPLÍCITO: O INGRESSO DO BRASIL NO PRIMEIRO MUNDO EXIGIRÁ A PRIVATIZAÇÃO, A ABERTURA DA ECONOMIA E O TÉRMINO DOS DIREITOS TRABALHISTAS. - IMPLÍCITO: O BRASIL VAI INGRESSAR NO GRUPO DOS PAÍSES RICOS, SE PREENCHER AS CONDIÇÕES; AQUI AS EMPRESAS E O ESTADO SÃO ONERADOS PELOS DIREITOS TRABALHISTAS.

13 OS PRESSUPOSTOS SÃO MARCADOS, NAS FRASES, POR MEIO DE VÁRIAS INDICADORES LINGÜÍSTICOS CERTOS ADVÉRBIOS PAULO AINDA MORA NO RIO. PAULO AGORA MORA NO RIO.

14 CERTOS VERBOS PEDRO DEIXOU DE FUMAR. PEDRO CONTINUA BEBENDO. CERTAS CONJUNÇÕES A EQUIPE DA CASA NÃO JOGOU MAL, MAS O ADVERSÁRIO FOI MELHOR E MERECEU GANHAR O JOGO. FREQÜENTEI A UNIVERSIDADE, MAS APRENDI BASTANTE.

15 AS ORAÇÕES ADJETIVAS OS CANDIDATOS, QUE SÓ QUEREM DEFENDER SEUS INTERESSES, NÃO PENSAM NO POVO. OS CANDIDATOS QUE SÓ QUEREM DEFENDER SEUS INTERESSES NÃO PENSAM NO POVO.

16 PROJETO PRETENDE INSTITUIR ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO PAÍS. Publicidade da Folha Online 17/05/ h26

17

18 OBSERVE: AO INTRODUZIR UM CONTEÚDO SOB FORMA DE PRESSUPOSTO, O FALANTE TRANSFORMA O OUVINTE EM CÚMPLICE.

19 MARCADORES DE PRESSUPOSTOS ADJETIVOS. VERBOS (INDICADORES DE PERMANÊNCIA DE ESTADO). VERBOS QUE INDICAM PONTO DE VISTA SOBRE O FATO. CERTOS ADVÉRBIOS ORAÇÕES ADJETIVAS. CERTAS CONJUNÇÕES.

20 LEMBRETE LIVRO A ARTE DE ARGUMENTAR AUTOR: ANTÔNIO SUAREZ ABREU DATA:


Carregar ppt "PROFª KYLDES BATISTA VICENTE DATA: 1º-9-2005 WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO AULA 4 DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google