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PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO EQUIPE: PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO AULA 7 LIVRO A ARTE DE ARGUMENTAR DATA: 22-9-2005.

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2 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO EQUIPE: PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO AULA 7 LIVRO A ARTE DE ARGUMENTAR DATA:

3 POR QUE APRENDER A ARGUMENTAR? SABER ARGUMENTAR É, EM PRIMEIRO LUGAR, SABER INTEGRAR-SE AO UNIVERSO DO OUTRO. É TAMBÉM OBTER AQUILO QUE QUEREMOS, MAS DE MODO COOPERATIVO E CONSTRUTIVO, TRADUZINDO NOSSA VERDADE DENTRO DA VERDADE DO OUTRO.

4 GERENCIANDO INFORMAÇÃO POR MEIO DA LEITURA, PODEMOS REALIZAR O SAUDÁVEL EXERCÍCIO DE CONHECER AS PESSOAS E AS COISAS, SEM LIMITES NO ESPAÇO E NO TEMPO. DESCOBRIMOS, TAMBÉM, UMA OUTRA MANEIRA DE TRANSFORMAR O MUNDO, PELA TRANSFORMAÇÃO DE NOSSA PRÓPRIA MENTE.

5 GERENCIANDO RELAÇÃO CONSEGUIMOS DIMINUIR A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA DAS PARTES MAIS LONGÍNQUAS DO MUNDO, POR MEIO DA AVIAÇÃO A JATO, DA TEVÊ A CABO, DA INTERNET, MAS NÃO CONSEGUIMOS DIMINUIR A DISTÂNCIA QUE NOS SEPARA DO NOSSO PRÓXIMO.

6 ARGUMENTAR, CONVENCER, PERSUADIR ARGUMENTAR É A ARTE DE CONVENCER E PERSUADIR. CONVENCER É SABER GERENCIAR INFORMAÇÃO, É FALAR À RAZÃO DO OUTRO, DEMONSTRANDO, PROVANDO. (...) PERSUADIR É SABER GERENCIAR RELAÇÃO, É FALAR À EMOÇÃO DO OUTRO.

7 UM POUCO DE HISTÓRIA OS MÉTODOS RETÓRICOS DA EXPLORAÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA E DOS DIFERENTES PONTOS DE VISTA SOBRE UM OBJETO OU SITUAÇÃO TÊM SIDO O MOTOR QUE VEM IMPULSIONANDO O GRANDE AVANÇO MODERNO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA.

8 CONDIÇÕES DA ARGUMENTAÇÃO A PRIMEIRA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER DEFINIDA UMA TESE E SABER PARA QUE TIPO DE PROBLEMA ESSA TESE É A RESPOSTA. (...) A SEGUNDA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER UMA LINGUAGEM COMUM COM O AUDITÓRIO.

9 (...) A TERCEIRA CONDIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO É TER UM CONTATO POSITIVO COM O AUDITÓRIO, COM O OUTRO. (...) FINALMENTE, A QUARTA CONDIÇÃO E A MAIS IMPORTANTE DELAS: AGIR DE FORMA ÉTICA.

10 O AUDITÓRIO O AUDITÓRIO É O CONJUNTO DE PESSOAS QUE QUEREMOS CONVENCER E PERSUADIR. (...) É PRECISO NÃO CONFUNDIR INTERLOCUTOR COM AUDITÓRIO.

11 CONVENCENDO AS PESSOAS AO INICIAR UM PROCESSO ARGUMENTATIVO VISANDO AO CONVENCIMENTO, NÃO DEVEMOS PROPOR DE IMEDIATO NOSSA TESE PRINCIPAL, A IDÉIA DE QUE QUEREMOS VENDER AO NOSSO AUDITÓRIO.

12 AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS SÃO OS FUNDAMENTOS QUE ESTABELECEM A LIGAÇÃO ENTRE AS TESES DE ADESÃO INICIAL E A TESE PRINCIPAL.

13 ESSAS TÉCNICAS COMPREENDEM DOIS GRUPOS PRINCIPAIS: OS ARGUMENTOS QUASE LÓGICOS E OS ARGUMENTOS FUNDAMENTADOS NA ESTRUTURA DO REAL.

14 DANDO VISIBILIDADE AOS ARGUMENTOS RECURSOS DE PRESENÇA SÃO PROCEDIMENTOS QUE TÊM POR OBJETIVO ILUSTRAR A TESE QUE QUEREMOS DEFENDER.

15 PERSUADINDO AS PESSOAS A PRIMEIRA LIÇÃO DE PERSUASÃO QUE TEMOS A APRENDER É EDUCAR NOSSA SENSIBILIDADE PARA OS VALORES DO OUTRO.

16 EMOÇÕES E VALORES RAIVA, MEDO E TRISTEZA SÃO EMOÇÕES DISFÓRICAS. AMOR E ALEGRIA, EUFÓRICAS. NOSSOS VALORES ESTÃO LIGADOS A EMOÇÕES EUFÓRICAS.

17 AS HIERARQUIAS DE VALORES FATORES CULTURAIS, HISTÓRICOS E IDEOLÓGICOS INFLUEM NA ELABORAÇÃO DOS VALORES E HIERARQUIAS.

18 ALTERANDO A HIERARQUIA DE VALORES PARA RE-HIERARQUIZAR OS VALORES DO NOSSO AUDITÓRIO, PODEMOS UTILIZAR ALGUMAS TÉCNICAS CONHECIDAS DESDE A ANTIGÜIDADE E QUE RECEBIAM O NOME DE LUGARES DA ARGUMENTAÇÃO.

19 AFINAL DE CONTAS, O QUE É ARGUMENTAR? ARGUMENTAR É, EM PRIMEIRO LUGAR, CONVENCER, OU SEJA, VENCER JUNTO COM O OUTRO, CAMINHANDO AO SEU LADO, UTILIZANDO, COM ÉTICA, AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS, PARA REMOVER OS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O CONSENSO.

20 ARGUMENTAR É TAMBÉM SABER PERSUADIR, PREOCUPAR-SE EM VER O OUTRO POR INTEIRO, OUVI-LO, ENTENDER SUAS NECESSIDADES, SENSIBILIZAR- SE COM SEUS SONHOS E EMOÇÕES.

21 APRENDENDO A DESENHAR E PINTAR COM PALAVRAS PARA SERMOS CRIATIVOS NA ESCOLHA DAS PALAVRAS- CHAVE QUE PRETENDEMOS USAR, PRECISAMOS SILENCIAR, POR ALGUNS MOMENTOS, NOSSO PENSAMENTO LÓGICO, PARA SÓ ENTÃO FAZER ESCOLHAS.


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