A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 7 TEMA 03: OPERADORES ARGUMENTATIVOS DATA: 09-03-2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 7 TEMA 03: OPERADORES ARGUMENTATIVOS DATA: 09-03-2006."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 7 TEMA 03: OPERADORES ARGUMENTATIVOS DATA:

4 1. OPOSIÇÃO 2. CAUSA 3. CONDIÇÃO 4. FIM (FINALIDADE) 5. CONCLUSÃO 6. ADIÇÃO 7. DISJUNÇÃO TÓPICO DA AULA: OPERADORES ARGUMENTATIVOS

5 ENTENDO QUE NÃO DEVERIA INTERESSAR AO MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA A CONQUISTA NO PLANO MATERIAL DOS ESPAÇOS, MAS SIM (DEVERIA INTERESSAR) A CONQUISTA NO PLANO DA PRODUÇÃO CULTURAL E DA ESPIRITUALIDADE. (GILBERTO GIL, REVISTA LÍNGUA PORTUGUESA, ANO I, Nº, 2005, P.7) 1. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE OPOSIÇÃO

6 ARTICULADORES DE OPOSIÇÃO MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO.

7 1. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE OPOSIÇÃO ENTENDO QUE NÃO DEVERIA INTERESSAR AO MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA A CONQUISTA NO PLANO MATERIAL DOS ESPAÇOS, PORÉM (DEVERIA INTERESSAR) SIM A CONQUISTA NO PLANO DA PRODUÇÃO CULTURAL E DA ESPIRITUALIDADE.

8 1. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE OPOSIÇÃO ENTENDO QUE NÃO DEVERIA INTERESSAR AO MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA A CONQUISTA NO PLANO MATERIAL DOS ESPAÇOS, A CONQUISTA, PORÉM, (DEVERIA INTERESSAR) SIM NO PLANO DA PRODUÇÃO CULTURAL E DA ESPIRITUALIDADE.

9 1. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE OPOSIÇÃO ENTENDO QUE NÃO DEVERIA INTERESSAR AO MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA A CONQUISTA NO PLANO MATERIAL DOS ESPAÇOS, A CONQUISTA NO PLANO DA PRODUÇÃO CULTURAL E DA ESPIRITUALIDADE (DEVERIA INTERESSAR) SIM, PORÉM.

10 1. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE OPOSIÇÃO EMBORA ENTENDA QUE NÃO DEVERIA INTERESSAR AO MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA A CONQUISTA NO PLANO MATERIAL DOS ESPAÇOS, (DEVERIA INTERESSAR) SIM A CONQUISTA NO PLANO DA PRODUÇÃO CULTURAL E DA ESPIRITUALIDADE.

11 1.ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE OPOSIÇÃO APESAR DE ENTENDER QUE NÃO DEVERIA INTERESSAR AO MUNDO DA LÍNGUA PORTUGUESA A CONQUISTA NO PLANO MATERIAL DOS ESPAÇOS, (DEVERIA INTERESSAR) SIM A CONQUISTA NO PLANO DA PRODUÇÃO CULTURAL E DA ESPIRITUALIDADE.

12 OPERADORES DE OPOSIÇÃO EMBORA, MUITO EMBORA, AINDA QUE, CONQUANTO, POSTO QUE, APESAR DE, A DESPEITO DE, NÃO OBSTANTE.

13 2. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE CAUSA NOSSAS PALAVRAS SÃO UMA FORMA DE COMPLACÊNCIA, PORQUE FAZEM SENTIDO, E O QUE TEMOS À NOSSA VOLTA NÃO FAZ. (SAMUEL BECKETT, REVISTA LÍNGUA PORTUGUESA, ANO I, Nº, 2005, P.7)

14 2. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE CAUSA NOSSAS PALAVRAS SÃO UMA FORMA DE COMPLACÊNCIA, DEVIDO A FAZER SENTIDO, E O QUE TEMOS À NOSSA VOLTA NÃO FAZ.

15 2. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE CAUSA NOSSAS PALAVRAS SÃO UMA FORMA DE COMPLACÊNCIA, POIS FAZEM SENTIDO, E O QUE TEMOS À NOSSA VOLTA NÃO FAZ.

16 ARTICULADORES SINTÁTICOS DE CAUSA CONJUNÇÕES: PORQUE, POIS, COMO, POR ISSO QUE, JÁ QUE, VISTO QUE, UMA VEZ QUE; LOCUÇÕES PREPOSITIVAS: POR, POR CAUSA DE, EM VISTA DE, EM VIRTUDE DE, DEVIDO A, EM CONSEQÜÊNCIA DE, POR MOTIVO DE, POR RAZÕES DE.

17 3. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE CONDIÇÃO SE O ACENTO DA CRASE FOR ABOLIDO, É ÓBVIO QUE VÁRIAS FRASES TERIAM DE SER REFORMULADAS. (JOSUÉ MACHADO, REVISTA LÍNGUA PORTUGUESA, ANO I, Nº, 2005, P.34)

18 3. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE CONDIÇÃO CASO O ACENTO DA CRASE SEJA ABOLIDO, É ÓBVIO QUE VÁRIAS FRASES TERIAM DE SER REFORMULADAS.

19 ARTICULADORES DE CONDIÇÃO CASO, CONTANTO QUE, DESDE QUE, A MENOS QUE, A NÃO SER QUE.

20 4. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE FIM A ÁFRICA DO SUL COMEÇA A INTRODUZIR PORTUGUÊS COMO LÍNGUA OPCIONAL NOS CURRÍCULOS ESCOLARES A PARTIR DE JANEIRO. A MEDIDA BUSCA ESTREITAR AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO PAÍS COM PORTUGAL E BRASIL, AO PREPARAR FUTUROS PROFISSIONAIS PARA ATUAR NO MERCADO DE LÍNGUA PORTUGUESA. (REVISTA LÍNGUA PORTUGUESA, ANO I, Nº, 2005, P.9)

21 4. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE FIM PARA ATUAR NO MERCADO DE LÍNGUA PORTUGUESA, A ÁFRICA DO SUL COMEÇA A INTRODUZIR PORTUGUÊS COMO LÍNGUA OPCIONAL NOS CURRÍCULOS ESCOLARES A PARTIR DE JANEIRO. A MEDIDA BUSCA ESTREITAR AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO PAÍS COM PORTUGAL E BRASIL, AO PREPARAR FUTUROS PROFISSIONAIS.

22 ARTICULADORES DE FINALIDADE PARA, A FIM DE, COM O PROPÓSITO DE, COM A INTENÇÃO DE, COM O FITO DE, COM O INTUITO DE, COM O OBJETIVO DE.

23 5. ARTICULAÇÃO SINTÁTICA DE CONCLUSÃO TERMOS TÉCNICOS TÊM DE SER MANTIDOS, POIS TÊM SIGNIFICADOS PRÓPRIOS. JÁ OS ARCAÍSMOS, PODEM SER SUBSTITUÍDOS. (HÉLIDE CAMPOS, REVISTA LÍNGUA PORTUGUESA, ANO I, Nº, 2005, P.23)

24 ARTICULADORES DE CONCLUSÃO LOGO, PORTANTO, ENTÃO, ASSIM, POR ISSO, POR CONSEGUINTE, POIS (POSPOSTO AO VERBO), DE MODO QUE, EM VISTA DISSO.

25 6. ARTICULADOR SINTÁTICO DE ADIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO DEVE SER CUIDADOSAMENTE PENSADA E EXECUTADA. É CERTO QUE FARÁ TODA DIFERENÇA PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO E AOS OLHOS DO CLIENTE TAMBÉM. (REVISTA JURÍDICA CONSULEX, ANO IX, Nº204, 15/7/2005, P.11)

26 7. ARTICULADOR SINTÁTICO DE DISJUNÇÃO: EXCLUSÃO MARIA PROCURARÁ A JUSTIÇA OU ESQUECERÁ O INCIDENTE OCORRIDO?

27 7. ARTICULADOR SINTÁTICO DE DISJUNÇÃO: INCLUSÃO NÃO TENHO NENHUM SENTIMENTO POLÍTICO OU SOCIAL. TENHO, PORÉM, NUM SENTIDO, UM ALTO SENTIMENTO PATRIÓTICO. MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA PORTUGUESA. (FERNANDO PESSOA, REVISTA JURÍDICA CONSULEX, ANO IX, Nº204, 15/7/2005, P.7)


Carregar ppt "PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 7 TEMA 03: OPERADORES ARGUMENTATIVOS DATA: 09-03-2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google