A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prefeitura municipal de Imperatriz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prefeitura municipal de Imperatriz"— Transcrição da apresentação:

1 Prefeitura municipal de Imperatriz
AVANÇOS Concurso público Prefeitura municipal de Imperatriz Prof. Isnande barros 2012

2 LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
TÍTULO I - Da Educação; TÍTULO II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional; TÍTULO V - Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino; CAPÍTULO I - Da Composição dos Níveis Escolares: Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior.

3 LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

4 LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
VI - o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação; Seção III - Do Ensino Fundamental Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

5 PLANEJAMENTO Ação planejadora; Projeto Político Pedagógico;
Plano de Curso, Plano Anual; Plano de aula – documento, registro; Objetivação. Conteúdo. Metodologia.

6 AVALIAÇÃO Dimensionar os avanços; Identificar dificuldades;
Processualidade; Possibilitar o desenvolvimento do aluno.

7 PCN Parâmetros Curriculares Nacionais
Elaboração de projetos educativos; Planejamento das aulas; Reflexão sobre a prática educativa; Análise do material didático; Discussões pedagógicas.

8 ENADE 12 - Como parte das atividades de estágio, estudantes de Pedagogia observaram a organização e o funcionamento de uma escola da rede pública do Ensino Fundamental, ficando em dúvida quanto a três aspectos legais: os dias letivos, a carga horária anual necessária e o ensino religioso. O que determina a Legislação Educacional, relativamente a esses três aspectos?

9 ENADE 13 - A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz: (A) promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista. (B) valorizar o enfoque prescritivo e auto-referenciado do conhecimento. (C) organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos. (D) estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades. (E) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.


Carregar ppt "Prefeitura municipal de Imperatriz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google