A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA. A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA. A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA

2 A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural no qual está inserida. A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural no qual está inserida. Ao indicar as finalidades e intenções da escola, subsidia a construção do Plano Escolar. Ao indicar as finalidades e intenções da escola, subsidia a construção do Plano Escolar. Indicando finalidades e intenções das práticas escolares e consoante as normas do sistema de ensino, subsidia a construção do Regimento Escolar. Indicando finalidades e intenções das práticas escolares e consoante as normas do sistema de ensino, subsidia a construção do Regimento Escolar.

3 Consolida as concepções de ensino- aprendizagem, de escola, de avaliação, entre outras, dos diferentes atores, objetivando tais concepções em práticas concretas através de metas de gestão. Consolida as concepções de ensino- aprendizagem, de escola, de avaliação, entre outras, dos diferentes atores, objetivando tais concepções em práticas concretas através de metas de gestão. Permite a objetivação da escola que temos e da escola que queremos, obrigando o estabelecimento de metas e o planejamento de ações para a realização histórica da escola. Permite a objetivação da escola que temos e da escola que queremos, obrigando o estabelecimento de metas e o planejamento de ações para a realização histórica da escola.

4 PANO ESCOLAR REGIMENTO

5 É o conjunto de normas que determinam os objetivos, a organização e funcionamento da escola, os princípios da gestão democrática, os parâmetros do Plano Escolar, o processo de avaliação institucional e o processo de ensino e aprendizagem, a organização e o funcionamento do ensino e da vida escolar, a composição dos diversos segmentos, as normas de convivência entre os envolvidos no processo pedagógico, sempre de acordo com a Proposta Pedagógica da escola. É o conjunto de normas que determinam os objetivos, a organização e funcionamento da escola, os princípios da gestão democrática, os parâmetros do Plano Escolar, o processo de avaliação institucional e o processo de ensino e aprendizagem, a organização e o funcionamento do ensino e da vida escolar, a composição dos diversos segmentos, as normas de convivência entre os envolvidos no processo pedagógico, sempre de acordo com a Proposta Pedagógica da escola.

6 PLANO ESCOLAR

7 O PLANO ESCOLAR é o documento que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade própria, na medida em que contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra- escolares e operacionaliza a proposta pedagógica O PLANO ESCOLAR é o documento que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade própria, na medida em que contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra- escolares e operacionaliza a proposta pedagógica

8 Conta com a explicitação de metas de gestão para se alcançar os objetivos da Proposta Pedagógica. Conta com a explicitação de metas de gestão para se alcançar os objetivos da Proposta Pedagógica. Tais metas são de curto (um bimestre / semestre), médio (um ano / dois anos) e longo (três anos / quatro anos), prazos. Tais metas são de curto (um bimestre / semestre), médio (um ano / dois anos) e longo (três anos / quatro anos), prazos. As metas são acompanhadas de plano de ação que permita sua concretização. As metas são acompanhadas de plano de ação que permita sua concretização. Prevê orçamento financeiro para a realização das ações que permitam a concretização das metas. Prevê orçamento financeiro para a realização das ações que permitam a concretização das metas.

9 Contemplará, no mínimo: I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II - objetivos da escola; III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV - planos dos cursos mantidos pela escola; V - planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico-administrativa da escola; VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional. Contemplará, no mínimo: I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II - objetivos da escola; III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV - planos dos cursos mantidos pela escola; V - planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico-administrativa da escola; VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional.


Carregar ppt "PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA. A LDBEN 9394/96 afirma as finalidades da instituição escolar e suas intencionalidades de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google