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Gestão Competente da Escola Pública AVANÇAR A inclusão do aluno das camadas populares assenta- se nos seguintes pilares: Qualidade da educação - compromisso.

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2 Gestão Competente da Escola Pública AVANÇAR

3 A inclusão do aluno das camadas populares assenta- se nos seguintes pilares: Qualidade da educação - compromisso com a aprendizagem do aluno Qualidade da educação - compromisso com a aprendizagem do aluno Eqüidade na educação – dar mais a quem tem menos Eqüidade na educação – dar mais a quem tem menos Gestão democrática e participativa da escola pública Gestão democrática e participativa da escola pública AVANÇAR

4 Características da gestão competente e participativa Superação das especializações estanques Integração dos segmentos e setores Divisão do poder mediante descentralização das decisões Incorporação de outros saberes aos aspectos administrativos Construção de projetos de trabalho interdisciplinares e multiculturais AVANÇAR

5 Instâncias para uma Gestão Competente e Participativa Assembléias Comunitárias Colegiado Escolar Conselho de Classe AVANÇAR

6 Grêmio Estudantil Associação de Pais Caixa Escolar AVANÇAR Instâncias para uma Gestão Competente e Participativa

7 Instrumentos para uma gestão competente e participativa Proposta Pedagógica Plano de Desenvolvimento da Escola Processo de Escolha do Diretor – Exame de Certificação Ocupacional AVANÇAR

8 Gestão Democrática da Escola Pública LDB Atribui à escola a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica Atribui aos docentes a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino AVANÇAR

9 AVANÇAR Gestão Democrática da Escola Pública LDB Atribui aos sistemas de ensino a incumbência de definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, tendo como princípios a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, bem como da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes

10 AVANÇAR PROPOSTA PEDAGÓGICA OU PROJETO PEDAGÓGICO (Ordenamento político, filosófico, pedagógico da escola) PROPOSTA PEDAGÓGICA OU PROJETO PEDAGÓGICO (Ordenamento político, filosófico, pedagógico da escola) Plano de Desenvolvimento da Escola PDE (Ordenamento Operacional) Plano de Desenvolvimento da Escola PDE (Ordenamento Operacional) Regimento Escolar ( Ordenamento Legal) Regimento Escolar ( Ordenamento Legal) Projetos Escolares

11 Instrumento em que se define, principalmente, a missão da escola, sua visão de homem, de sociedade, de educação, de currículo, de avaliação, de conduta ética e moral; os direitos e deveres de toda a comunidade escolar, enfim, a doutrina da escola. Proposta Pedagógica AVANÇAR

12 É o instrumento que explicita o planejamento dos trabalhos da escola para um determinado período de tempo. Embasa-se na PP. O Plano de Desenvolvimento da Escola não é doutrinário e sim operacional. A comunidade escolar após a realização do Diagnóstico, irá definir, neste Plano, os objetivos a serem alcançados mediante ações, metas e estratégias, no decorrer de um pré-determinado espaço de tempo. Plano de Desenvolvimento da Escola AVANÇAR

13 Baseia-se na Proposta Pedagógica da escola sem, entretanto, confundir-se com ela. É o instrumento que normatiza a estrutura e o funcionamento da escola, que lhe dá um ordenamento legal. Define as competências dos diversos segmentos da comunidade escolar; os direitos e deveres, assim como ordena as relações intra e interinstitucionais. Regimento Escolar AVANÇAR

14 A Proposta Pedagógica 1 - Identificação da Escola 2 - Finalidades, Princípios e Objetivos da Escola: identidade da escola; definição de sua visão de homem; de sociedade e de Educação. Definição da Missão da Escola. 3 – Organização do processo didático-pedagógico AVANÇAR 4 – A Escola e seus Profissionais

15 A Proposta Pedagógica 5 - A Escola e a Comunidade: filosofia; princípios; formas de relacionamento; formas de representatividade: Colegiado; Assembléias, Conselho de Classe, parcerias; formas de utilização das dependências da escola; atividades oferecidas à Comunidade 6- Recursos e materiais didáticos e de suporte: Merenda Escolar; Caixa Escolar; outros. AVANÇAR 7- Avaliação Externa e Auto-avaliação da Escola: filosofia; princípios; forma de funcionamento.

16 AVANÇAR Currículo: filosofia; contextualização; interdisciplinaridade; visão de cada componente curricular Organização do processo didático-pedagógico Organização do processo didático-pedagógico Acompanhamento e Avaliação do Desenvolvimento do Aluno: filosofia; princípios; processos de verificação do desenvolvimento; forma de progressão do aluno; acompanhamento ao aluno com dificuldade escolar Organização do Tempo e do Espaço Escolar

17 AVANÇAR Espaços de Suporte à Aprendizagem: laboratórios de ciência; de informática; de Línguas; biblioteca; salas- ambiente, etc Acompanhamento e Avaliação do Desenvolvimento do Aluno: filosofia; princípios; processos de verificação do desenvolvimento; forma de progressão do aluno; acompanhamento ao aluno com dificuldade escolar,etc Organização do processo didático-pedagógico Organização do processo didático-pedagógico

18 A Escola e seus Profissionais Composição do Quadro Funcional Processo de Escolha do Diretor e outros profissionais Capacitação Continuada Avaliação de Desempenho do Profissional Código de Convivência

19 AVANÇAR A Escola e sua relação com a Família e a Comunidade Formas de relacionamento com os pais e comunidade Formas de representatividade da Comunidade Formas de utilização das dependências da escola pela Comunidade e serviços que lhe são oferecidos A escola e sua relação com o Conselho Tutelar

20 AVANÇAR Infra-estrutura, equipamentos, recursos e materiais didáticos e de suporte Merenda Escolar Caixa Escolar Rede Física, Mobiliário e Equipamentos Outros

21 AVANÇAR Avaliação Externa e Auto-avaliação da Escola Auto-avaliação baseada no desenvolvimento da PP e do PDE Avaliações Sistêmicas Avaliação pelo Colegiado Avaliação pela comunidade local Avaliação Institucional


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