A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO

2

3 Resolução SE Nº 70/2010 Atribuições Gerais Compete ao Diretor, em parceria com o Supervisor de Ensino e, em sua esfera de competência, garantir, a concretização da função social da escola, liderando o processo de construção de identidade de sua instituição, por meio de uma eficiente gestão, nas seguintes dimensões:

4 Dimensões constantes da Resolução SE Nº 70/2010: 1.Gestão Pedagógica; 2.Gestão dos Recursos Humanos; 3.Gestão Participativa; 4.Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros; 5.Gestão de Resultados Educacionais do Ensino e da Aprendizagem.

5 CINCO DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR

6 Para que os diferentes aspectos que envolvem a gestão escolar sejam contemplados, é proposto que o diagnóstico seja feito para cada dimensão, a partir de análise e discussão de questões centrais do dia-a-dia de uma escola – TEMÁTICA DA DIMENSÃO.

7 DIMENSÃO ESCOLAR - GESTÃO PEDAGÓGICA Avalia o trabalho pedagógico realizado na escola: atualização e enriquecimento do seu currículo, pela adoção de processos criativos e inovadores, implementação de medidas pedagógicas que levem em conta os resultados de avaliação dos alunos e a atuação dos professores articulada à Proposta Pedagógica e com as necessidades de melhoria do rendimento escolar.

8 TEMÁTICA - GESTÃO PEDAGÓGICA 1.Planejamento da Escola 2.Proposta Pedagógica e Plano de Gestão definidos e conhecidos por todos 3.Currículo Oficial – Proposta curricular contextualizada 4.Planejamento das aulas articuladas entre si, com Proposta Pedagógica e Currículo 5.Professor Coordenador 6.Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos

9 TEMÁTICA - GESTÃO PEDAGÓGICA 7.Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) 8.Recuperação 9.Utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos 10.Respeito às diferenças individuais e à promoção da diversidade (inclusão) 11.Funcionamento da HTPC

10 GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Avalia os resultados obtidos pela escola em sua fun ç ão de propiciar a forma ç ão integral de seus alunos e assegurar o acesso, a permanência e o sucesso escolar da sua aprendizagem. Considera a qualidade do ambiente escolar e a ado ç ão de mecanismos de monitoramento e avalia ç ão desses resultados, com o objetivo de melhor á -los, em compatibilidade com a proposta pedag ó gica escolar.

11 1.Avaliação do rendimento escolar 2.Taxas de aprovação e de retenção 3.Acompanhamento dos resultados da Escola 4.Análise dos resultados das diversas avaliações internas e externas - (IDEB, SAEB, outros) 5.Faltas de alunos, evasão e abandono TEMÁTICA - GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

12 Gestão Participativa Avalia o nível de envolvimento dos vários segmentos da escola na tomada de decisões, a real participação no Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e o grau de socialização das informações.

13 TEMÁTICA - GESTÃO PARTICIPATIVA 1.Conselho Escolar e APM atuantes 2.Formação para os membros dos Colegiados 3.Proposta Pedagógica, Plano de Gestão e Plano de Recursos Financeiros. 4.Participação de pais, mães e responsáveis 5.Protagonismo juvenil 6.Reflexão sobre temas potencialmente geradores de conflitos 7.Parcerias com outras instituições

14 Gestão dos Recursos Humanos Avalia o trabalho de gestão tendo por referência o compromisso das pessoas (gestores, professores, funcionários, pais e alunos) com a Proposta Pedagógica, levando em conta as formas de incentivo a essa participação, o desenvolvimento de equipes e lideranças, a valorização e motivação das pessoas, a formação continuada e a avaliação de seu desempenho

15 TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1.Professor Coordenador 2.Reunião da Equipe Gestora 3.Assiduidade, suficiência e estabilidade da equipe escolar 4.Rotinas de trabalho e responsabilização 5.Formação externa

16 Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros Avalia os serviços prestados pela escola em relação ao atendimento ao público, à manutenção do prédio, dos equipamentos, bem como a utilização e aplicação dos recursos financeiros.

17 1.Instalações, equipamentos, recursos tecnológicos e materiais pedagógicos 2.Conservação da Escola 3.Uso dos ambientes da Escola 4.Recursos financeiros 5.Acessibilidade TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS

18 6.Ambiente escolar 7.Atendimento prestado pela Escola 8.Equipamentos e materiais pedagógicos 9.Acessa Escola 10.Espaço para a prática de esportes 11.Espaço para refeições e merenda TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS

19 PARA REFLETIR Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obtenha êxito e seja plenamente feliz. Mário Quintana

20 FRANCISCA DUARTE DA SILVA MATINS JUSSARA DE SOUZA CORTEZ LIDIANE EIKO HASHIKA FOGAÇA MARIA APARECIDA MAZARO DA COSTA ABRIL COMPONENTES DO GRUPO DE REFERÊNCIA


Carregar ppt "GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google