A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012

2

3 Resolução SE Nº 70/2010 Atribuições Gerais Compete ao Diretor, em parceria com o Supervisor de Ensino e, em sua esfera de competência, garantir, a concretização da função social da escola, liderando o processo de construção de identidade de sua instituição, por meio de uma eficiente gestão, nas seguintes dimensões:

4 Dimensões constantes da Resolução SE Nº 70/2010: 1.Gestão Pedagógica; 2.Gestão dos Recursos Humanos; 3.Gestão Participativa; 4.Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros; 5.Gestão de Resultados Educacionais do Ensino e da Aprendizagem.

5 CINCO DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR

6 Para que os diferentes aspectos que envolvem a gestão escolar sejam contemplados, é proposto que o diagnóstico seja feito para cada dimensão, a partir de análise e discussão de questões centrais do dia-a-dia de uma escola – TEMÁTICA DA DIMENSÃO.

7 DIMENSÃO ESCOLAR - GESTÃO PEDAGÓGICA Avalia o trabalho pedagógico realizado na escola: atualização e enriquecimento do seu currículo, pela adoção de processos criativos e inovadores, implementação de medidas pedagógicas que levem em conta os resultados de avaliação dos alunos e a atuação dos professores articulada à Proposta Pedagógica e com as necessidades de melhoria do rendimento escolar.

8 TEMÁTICA - GESTÃO PEDAGÓGICA 1.Planejamento da Escola 2.Proposta Pedagógica e Plano de Gestão definidos e conhecidos por todos 3.Currículo Oficial – Proposta curricular contextualizada 4.Planejamento das aulas articuladas entre si, com Proposta Pedagógica e Currículo 5.Professor Coordenador 6.Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos

9 TEMÁTICA - GESTÃO PEDAGÓGICA 7.Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) 8.Recuperação 9.Utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos 10.Respeito às diferenças individuais e à promoção da diversidade (inclusão) 11.Funcionamento da HTPC

10 GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Avalia os resultados obtidos pela escola em sua fun ç ão de propiciar a forma ç ão integral de seus alunos e assegurar o acesso, a permanência e o sucesso escolar da sua aprendizagem. Considera a qualidade do ambiente escolar e a ado ç ão de mecanismos de monitoramento e avalia ç ão desses resultados, com o objetivo de melhor á -los, em compatibilidade com a proposta pedag ó gica escolar.

11 1.Avaliação do rendimento escolar 2.Taxas de aprovação e de retenção 3.Acompanhamento dos resultados da Escola 4.Análise dos resultados das diversas avaliações internas e externas - (IDEB, SAEB, outros) 5.Faltas de alunos, evasão e abandono TEMÁTICA - GESTÃO DE RESULTADOS EDUCACIONAIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

12 Gestão Participativa Avalia o nível de envolvimento dos vários segmentos da escola na tomada de decisões, a real participação no Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e o grau de socialização das informações.

13 TEMÁTICA - GESTÃO PARTICIPATIVA 1.Conselho Escolar e APM atuantes 2.Formação para os membros dos Colegiados 3.Proposta Pedagógica, Plano de Gestão e Plano de Recursos Financeiros. 4.Participação de pais, mães e responsáveis 5.Protagonismo juvenil 6.Reflexão sobre temas potencialmente geradores de conflitos 7.Parcerias com outras instituições

14 Gestão dos Recursos Humanos Avalia o trabalho de gestão tendo por referência o compromisso das pessoas (gestores, professores, funcionários, pais e alunos) com a Proposta Pedagógica, levando em conta as formas de incentivo a essa participação, o desenvolvimento de equipes e lideranças, a valorização e motivação das pessoas, a formação continuada e a avaliação de seu desempenho

15 TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1.Professor Coordenador 2.Reunião da Equipe Gestora 3.Assiduidade, suficiência e estabilidade da equipe escolar 4.Rotinas de trabalho e responsabilização 5.Formação externa

16 Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros Avalia os serviços prestados pela escola em relação ao atendimento ao público, à manutenção do prédio, dos equipamentos, bem como a utilização e aplicação dos recursos financeiros.

17 1.Instalações, equipamentos, recursos tecnológicos e materiais pedagógicos 2.Conservação da Escola 3.Uso dos ambientes da Escola 4.Recursos financeiros 5.Acessibilidade TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS

18 6.Ambiente escolar 7.Atendimento prestado pela Escola 8.Equipamentos e materiais pedagógicos 9.Acessa Escola 10.Espaço para a prática de esportes 11.Espaço para refeições e merenda TEMÁTICA – GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS

19 PARA REFLETIR Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obtenha êxito e seja plenamente feliz. Mário Quintana

20 FRANCISCA DUARTE DA SILVA MATINS JUSSARA DE SOUZA CORTEZ LIDIANE EIKO HASHIKA FOGAÇA MARIA APARECIDA MAZARO DA COSTA ABRIL - 2012 COMPONENTES DO GRUPO DE REFERÊNCIA


Carregar ppt "GRUPO DE REFERÊNCIA - ARAÇATUBA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR 1º ENCONTRO - 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google