A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Âmbito Análise e avaliação do funcionamento e do desempenho do Agrupamento no contexto da comunidade em que se insere.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Âmbito Análise e avaliação do funcionamento e do desempenho do Agrupamento no contexto da comunidade em que se insere."— Transcrição da apresentação:

1

2 Âmbito Análise e avaliação do funcionamento e do desempenho do Agrupamento no contexto da comunidade em que se insere.

3 Objetivos qualidade das aprendizagens Melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, o serviço educativo e o clima de escola. culturamelhoria contínua excelência Desenvolver uma cultura orientada para a melhoria contínua e para a excelência. reflexão sistemática Fomentar uma reflexão sistemática sobre a escola. boas práticas Partilhar as boas práticas. Prestar contas Prestar contas à comunidade. decisões estratégicas Auxiliar a tomada de decisões estratégicas e ações de melhoria adequadas à escola.

4 Enquadramento Legal Decreto-lei Nº115 A/98 de 4 de maio Regime de Autonomia, Regime de Autonomia, como instrumento de melhoria da qualidade do serviço educativo Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas Avaliação institucional de escolas (define orientações do sistema de autoavaliação e avaliação externa)

5 Portaria n.º 1260/2007 de 26 de setembro Contrato de autonomia (requisitos) Contrato de autonomia (requisitos) – Autoavaliação, Avaliação Externa e Plano de desenvolvimento da autonomia Enquadramento Legal Decreto-lei n.º 75/2008 de 22 de abril Revê regime de autonomia – Prestação de contas – Autoavaliação e Avaliação Externa ( Revê regime de autonomia – Prestação de contas – Autoavaliação e Avaliação Externa (instrumentos de autonomia)

6 Decreto-lei n.º 137/2012 de 2 de julho Alteração ao DL n.º 75/2008 Alteração ao DL n.º 75/ reforça a valorização de uma cultura de autoavaliação e de avaliação externa Portaria n.º 265/2012 de 30 de agosto Contrato de autonomia Contrato de autonomia - adoção de dispositivos e práticas de autoavaliação adequadas e consequentes (requisitos) Enquadramento Legal

7 Projeto Educativo METAS Promover o sucesso de Qualidade. Educar para a cidadania fomentando o civismo, o rigor e a disciplina. Construir uma escola inclusiva. Promover a formação e a valorização dos agentes educativos. Melhorar as condições de trabalho do agrupamento.

8 Diagnóstico organizacional Ações de melhoria Avaliar e melhorar Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria Priorização, planeamento e implementação Avaliar resultados e definir novos avanços Ciclo de Autoavaliação (2 anos)

9 Responsáveis Direção Professores Alunos Pessoal Não Docente Pais/E.E. ComunidadeEducativa Equipa de AA ConsultoriaExterna Diretora Seis Professores Um Assistente Técnico Um Assistente Operacional Um Encarregado de Educação Um Aluno Formadora Melissa Marmelo

10 Metodologia CritériosInstrumentos Universos de Referência Modelo CAF

11 Modelo CAF – Critérios 3. Pessoas (Gestão de PD e PND) 2. Planeamento e Estratégia (Doc. s Estrutur.) 4. Parcerias e Recursos 7. Resultados relativos às Pessoas (Satisf. …) 6. Resultados orientados para os alunos/EE (Satisf. …) 8. Impacto na Sociedade (Imagem na Comum. Local) MEIOS – Recursos e Potencialidades (o que faz e como faz) RESULTADOS – Êxito obtido na aplicação e conjugação dos Meios APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO 1. Liderança (… de topo e intermédia - Direção, C.P., Coord. Dep., Coord. Gr. Disc., Coord. D.T. …) 5. Processos (Processo Chave – Ensino e Aprendizagem ) 9. Resultados Desempenho Chave (Resultados Escolares)

12 Modelo CAF – Instrumentos Indicadores de Autoavaliação Questionários (Inquirição) Perceção sobre questões relacionadas com a organização escolar Grelhas de AA (Preenchidas pela equipa de AA) Identificação de evidências Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria

13 Universos de Referência Docentes Todo o universo Alunos Por amostragem (5 anos/1º, 2º e 3º ciclo e CEF) Pessoal Não Docente Todo o universo Pais/E.E. Por amostragem InquiridosDocumentos Projeto Educativo Projeto Curricular de Agrupamento Regulamento Interno Plano de Anual de Atividades P.C.T. / P.A.T. Atas de Reunião

14 Calendarização 10. Apresentação de Resultados à Comunidade (Novembro) 1. Planeamento Estratégico (já realizado) 2. Comunicação institucional do projeto de AA (Jan/Fev) 3. Elaboração dos indicadores AA (até 22 de Março) 4. Sensibilização para aplicação dos questionários (Abril) 5. Aplicação dos questionários (Abril) 6. Tratamento estatístico dos questionários (até Junho) 7. Preenchimento das Grelhas autoavaliação (até Julho) 8. Elaboração do relatório de autoavaliação (Agosto) 9. Identificação das ações de melhoria (Setembro)

15 Etapas Identificação de AÇÕES DE MELHORIA Equipa A.A. APROVAÇÃO Conselho Geral IMPLEMENTAÇÃOOrçamento Regulamento Interno P.A.A. Diretora Reformulação PROJETO EDUCATIVO Conselho Pedagógico AUTOAVALIAÇÃO Equipa A.A. Comunidade Escolar AVALIAÇÃO EXTERNA I.G.E.C.


Carregar ppt "Âmbito Análise e avaliação do funcionamento e do desempenho do Agrupamento no contexto da comunidade em que se insere."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google