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“Sempre há planejamento no fazer humano.
As pessoas e os grupos pensam um futuro, agem no presente para alcançá-lo e, para tornar esta ação mais fácil, (...), mais eficaz utilizam o planejamento, ...” (Danilo Gandim)
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Gestão da Escola Pública
AVANÇAR
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Gestão Democrática da Escola Pública Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN
Atribui aos SISTEMAS DE ENSINO a incumbência de definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica; Tem como princípios a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, bem como da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. AVANÇAR
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Gestão Democrática da Escola Pública LDBEN
Atribui à ESCOLA a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica Atribui aos DOCENTES a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino AVANÇAR
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DEMOCRACIA “É ALGO QUE SE APRENDE E SE APRENDE, PRINCIPALMENTE, PRATICANDO-A,VIVENCIANDO-A.” Angela Antunes
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Instâncias para uma Gestão Democrática
Assembléias Comunitárias Colegiado Escolar Conselho de Classe AVANÇAR
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Instâncias para uma Gestão Democrática
Grêmio Estudantil Associação de Pais Caixa Escolar AVANÇAR
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SE PREDISPOR A PARTICIPAR
O PRIMEIRO GRANDE PASSO SE PREDISPOR A PARTICIPAR
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ASSEMBLÉIAS COMUNITÁRIAS
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INSTRUMENTO DE AUTONOMIA FORTALECIMENTO DA ESCOLA
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PARA SER DEMOCRÁTICO PRECISA SER PARTICIPATIVO
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Instrumentos para uma gestão democrática
Proposta Pedagógica; Plano de Desenvolvimento da Escola; Regimento Escolar; Processo de Escolha do Diretor – Exame de Certificação Ocupacional. AVANÇAR
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PROPOSTA PEDAGÓGICA (Ordenamento político, filosófico, pedagógico da escola) Regimento Escolar (Ordenamento Legal) Plano de Desenvolvimento da Escola PDE (Ordenamento Operacional) Projetos Escolares AVANÇAR
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Proposta Pedagógica Instrumento de proposição elaborado no contexto de um processo PARTICIPATIVO em que se define, principalmente, a FUNÇÃO DA ESCOLA. AVANÇAR
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Proposta Pedagógica Pressupõe a definição das intenções educativas a partir de uma visão de homem, de sociedade, de educação, de escola, de currículo, de avaliação, de conduta ética e moral - “ que educação se quer, que tipo de cidadão se deseja e para que projeto de sociedade” (Gadotti), enfim a doutrina da escola.
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Plano de Desenvolvimento da Escola / Organização Operacional da Proposta
É o instrumento que, no processo participativo, operacionaliza a FUNÇÃO DA ESCOLA, num determinado período de tempo. O Plano de Desenvolvimento da Escola não é doutrinário e sim operacional. AVANÇAR
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Plano de Desenvolvimento da Escola / Organização Operacional da Proposta
A elaboração do Plano pela comunidade escolar, é realizada por meio do diagnóstico, objetivos a serem alcançados mediante ações, metas e estratégias, no decorrer de um pré-determinado espaço de tempo.
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Regimento Escolar É o instrumento que normatiza a estrutura e o funcionamento da escola, que lhe dá um ordenamento legal. Baseia-se na Proposta Pedagógica da escola sem, entretanto, confundir-se com ela. Define as competências dos diversos segmentos da comunidade escolar; os direitos e deveres, assim como ordena as relações intra e interinstitucionais. AVANÇAR
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Competências do Colegiado:
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- aprovar a Proposta Pedagógica, o Plano de Desenvolvimento da Escola e o Regimento Escolar; acompanhando a sua implementação e avaliação;
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- acompanhar os processos de avaliação da escola;
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Avaliar na escola é como na vida. Avaliar todo dia
Avaliar na escola é como na vida Avaliar todo dia. “De tudo ficaram 3 coisas: a certeza de que estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar, a certeza que seria interrompido, antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.” Fernando Sabino
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