A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sempre há planejamento no fazer humano. As pessoas e os grupos pensam um futuro, agem no presente para alcançá-lo e, para tornar esta ação mais fácil,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sempre há planejamento no fazer humano. As pessoas e os grupos pensam um futuro, agem no presente para alcançá-lo e, para tornar esta ação mais fácil,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Sempre há planejamento no fazer humano. As pessoas e os grupos pensam um futuro, agem no presente para alcançá-lo e, para tornar esta ação mais fácil, (...), mais eficaz utilizam o planejamento,... (Danilo Gandim)

3 Gestão da Escola Pública AVANÇAR

4 AVANÇAR Gestão Democrática da Escola Pública Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN Atribui aos SISTEMAS DE ENSINO a incumbência de definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica; Tem como princípios a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, bem como da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

5 Gestão Democrática da Escola Pública LDBEN Atribui à ESCOLA a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica Atribui aos DOCENTES a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino AVANÇAR

6 DEMOCRACIA É ALGO QUE SE APRENDE E SE APRENDE, PRINCIPALMENTE, PRATICANDO-A,VIVENCIANDO-A. Angela Antunes

7 Instâncias para uma Gestão Democrática Assembléias Comunitárias Colegiado Escolar Conselho de Classe AVANÇAR

8 Grêmio Estudantil Associação de Pais Caixa Escolar AVANÇAR Instâncias para uma Gestão Democrática

9 O PRIMEIRO GRANDE PASSO SE PREDISPOR A PARTICIPAR

10 ASSEMBLÉIAS COMUNITÁRIAS

11 INSTRUMENTO DE AUTONOMIA FORTALECIMENTO DA ESCOLA

12 PARA SER DEMOCRÁTICO PRECISA SER PARTICIPATIVO

13 Instrumentos para uma gestão democrática Proposta Pedagógica; Plano de Desenvolvimento da Escola; Regimento Escolar; Processo de Escolha do Diretor – Exame de Certificação Ocupacional. AVANÇAR

14 AVANÇAR PROPOSTA PEDAGÓGICA (Ordenamento político, filosófico, pedagógico da escola) PROPOSTA PEDAGÓGICA (Ordenamento político, filosófico, pedagógico da escola) Plano de Desenvolvimento da Escola PDE (Ordenamento Operacional) Plano de Desenvolvimento da Escola PDE (Ordenamento Operacional) Regimento Escolar ( Ordenamento Legal) Regimento Escolar ( Ordenamento Legal) Projetos Escolares

15 Instrumento de proposição elaborado no contexto de um processo PARTICIPATIVO em que se define, principalmente, a FUNÇÃO DA ESCOLA. Proposta Pedagógica AVANÇAR

16 Pressupõe a definição das intenções educativas a partir de uma visão de homem, de sociedade, de educação, de escola, de currículo, de avaliação, de conduta ética e moral - que educação se quer, que tipo de cidadão se deseja e para que projeto de sociedade (Gadotti), enfim a doutrina da escola. Proposta Pedagógica

17 É o instrumento que, no processo participativo, operacionaliza a FUNÇÃO DA ESCOLA, num determinado período de tempo. O Plano de Desenvolvimento da Escola não é doutrinário e sim operacional. AVANÇAR Plano de Desenvolvimento da Escola / Organização Operacional da Proposta

18 A elaboração do Plano pela comunidade escolar, é realizada por meio do diagnóstico, objetivos a serem alcançados mediante ações, metas e estratégias, no decorrer de um pré- determinado espaço de tempo. Plano de Desenvolvimento da Escola / Organização Operacional da Proposta

19 É o instrumento que normatiza a estrutura e o funcionamento da escola, que lhe dá um ordenamento legal. Regimento Escolar AVANÇAR Baseia-se na Proposta Pedagógica da escola sem, entretanto, confundir-se com ela. Define as competências dos diversos segmentos da comunidade escolar; os direitos e deveres, assim como ordena as relações intra e interinstitucionais.

20 Competências do Colegiado:

21 - aprovar a Proposta Pedagógica, o Plano de Desenvolvimento da Escola e o Regimento Escolar; acompanhando a sua implementação e avaliação;

22 - acompanhar os processos de avaliação da escola;

23 Avaliar na escola é como na vida... Avaliar todo dia. De tudo ficaram 3 coisas: a certeza de que estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar, a certeza que seria interrompido, antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro. Fernando Sabino


Carregar ppt "Sempre há planejamento no fazer humano. As pessoas e os grupos pensam um futuro, agem no presente para alcançá-lo e, para tornar esta ação mais fácil,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google