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CONSELHO DE CLASSE CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA CADEP/JORNADA PEDAGÓGICA.

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1 CONSELHO DE CLASSE CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA CADEP/JORNADA PEDAGÓGICA

2 Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída. É a partir da Lei 5692/71, que os Conselhos Estaduais de Educação traçam diretrizes de sua operacionalização; ENSINO E AVALIAÇÃO Dentro do contexto da implantação da Lei 5692/71,tanto a concepção de ensino como de avaliação,estavam presas à necessidade de controle interno do fenômeno pedagógico.

3 Antes da Lei 5692/71,o PREMEN já apresentava o conselho como órgão constituinte da escola,porém este não se apresentava como instância formalmente instituída. É a partir da Lei 5692/71, que os Conselhos Estaduais de Educação traçam diretrizes de sua operacionalização; Deliberação 007/99-CEE Prevê a formação de um órgão, pelo Regimento Escolar, para acompanhamento do processo de avaliação. ENSINO E AVALIAÇÃO

4 DELIBERAÇÃO 007/99-CEE Art. 7.°- Caberá ao órgão indicado pelo Regimento Escolar o acompanhamento do processo de avaliação da série, ciclo, grau ou período, devendo debater e analisar todos os dados intervenientes na aprendizagem.

5 § 1.° - O órgão será composto, obrigatoriamente, pelos Professores, pelo Diretor e pelos profissionais de supervisão e orientação educacional. § 2.º - É recomendável a participação de um representante dos alunos. § 3.°- A individualidade do aluno e o seu domínio dos conteúdos necessários deverão ser assegurados nas decisões sobre o processo de avaliação. DELIBERAÇÃO 007/99-CEE

6 não me surpreenderia nada... sempre recebo um simples e tosco "boa aluna"... apesar que dessa vez além do "boa aluna" vai aparecer: "deve fazer as tarefas de física" ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

7 Tenho até meeedo desses conselhos!! sempre vem coisas escabrosas nada a ver com a realidade! a aluna precisa urgentemente de um psiquiatra, pois desenha bonequinhos na mão e conversa com eles... ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

8 Ahhh conselho de classe nem me surpreende mais, desde o primeiro ano sempre vem escrito as mesmas coisas: A aluna conversa de mais, deve prestar mais atenção e sentar-se mais a frente " Quando serei merecedora de um simples e curto: boa aluna... !! ja desisti desse sonho!

9 CONSELHO DE CLASSE Órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com o objetivo de avaliar a apropriação dos conteúdos curriculares, estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Escola, refletir a relação professor/aluno e analisar a prática pedagógica, na busca de alternativas que garantam a efetivação do processo ensino e aprendizagem.

10 É o processo de avaliação desenvolvido pela escola. Podemos dizer que como é o Conselho de Classe é a avaliação e vice-versa. Carlos H.Carrilha Cruz CONSELHO DE CLASSE

11 Conselho de Classe seria um espaço ótimo de vivência democrática, de reflexão sobre a prática pedagógica, de confronto de pontos de vista, e portanto de enriquecimento da prática pedagógica. (GARCIA, 1985) CONSELHO DE CLASSE

12 Tem sido um dos poucos espaços na escola que permitem a discussão pedagógica do ensino e da aprendizagem de forma situada e integrada,revelando,aí a sua importância. CONSELHO DE CLASSE

13 Pode ser um instrumento de transformação da cultura escolar sobre a avaliação e, consequentemente,da prática da avaliação em sala de aula. CONSELHO DE CLASSE

14 Ao professor, redimensionar a sua intervenção no processo de ensino, rever metodologias alternativas de trabalho, criar novos recursos didáticos,no sentido de conhecer melhor o aluno,a aprendizagem,o ensino e a escola. O Conselho de Classe permite:

15 À escola, pensar e reorganizar o seu currículo e as suas práticas educativas. Aos pais, conhecerem a prática pedagógica dos professores, acompanharem e orientarem o desenvolvimento escolar de seus filhos. O Conselho de Classe permite:

16 Ao aluno, acompanhar o desempenho de sua trajetória escolar, identificar as suas conquistas, os seus avanços e suas dificuldades, compreendendo a sua participação no processo de escolarização.

17 O TRABALHO COLETIVO REFLETE SOBRE: a relação professor-aluno as concepções de ensino e aprendizagem concepção de avaliação

18 ATENÇÃO!!! Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou reprovação.

19 A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo. Paulo Freire


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