A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e Avaliação Orientações para a Leitura dos Resultados da Prova Brasil/SAEB e IDEB Maio

3 Orientar para a leitura pedagógica dos resultados. Auxiliar na compreensão e interpretação dos resultados da Prova Brasil/ SAEB e IDEB. Objetivo da Reunião Técnica

4 Como os resultados das avaliações são recebidas pela Escola? Os resultados geram intervenções pedagógicas que impulsionam a revisão dos Projetos Políticos-Pedagógicos? São definidas ações, responsáveis e cronogramas de execução? PROBLEMATIZANDO...

5 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Prova Brasil / SAEB São avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep / Ministério de Educação – MEC, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. - Disciplinas avaliadas: Língua Portuguesa e Matemática. - Realizadas a cada 2 anos.

6 1990 O SAEB é aplicado pela primeira vez A metodologia passa a permitir a comparação dos resultados ao longo dos anos SAEB ANRESC divulgada como PROVA BRASIL ANEB divulgada como SAEB 2007 Prova Brasil e SAEB passaram a ser operacionalizadas em conjunto. Um pouco de história...

7 PROVA BRASIL Participam da avaliação – alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, em escolas com 20 ou mais alunos da série. Resultados – informam o desempenho de cada município e escola; – não há nota individual do aluno.

8 SAEB Participam da avaliação – alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. É uma avaliação por amostra Resultados – são apresentados por Rede Municipal, Estadual e Particular no âmbito do Estado, Região e País.

9 Escala de desempenho Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho por disciplina. A escala: - não é definida de 0 a 10; - é única para as séries avaliadas em cada disciplina; - não tem relação direta com a quantidade de questões acertadas; - é expressa por numerais; Como os números indicam apenas uma posição, faz- se uma interpretação pedagógica dos resultados.

10 Níveis da escala da Prova Brasil - Língua Portuguesa: de 125 até 325, com intervalos de 25 pontos entre dois níveis consecutivos. - Matemática: de 125 a 350, com intervalos de 25 pontos entre dois níveis consecutivos. Escala de desempenho Maior ou igual a 375 Menor ou igual a 125 Pela localização da escala é possível saber quais conhecimentos os alunos já se apropriaram ou não.

11 <125 a <150 a <175 a <200 a <225 a <250 a <275 a <300 a <325 a <350 a <375 Maior ou igual a 375 Menor ou igual a 125

12 Acessar: Clicar em: Prova Brasil e Saeb Resultados da escola

13

14

15

16

17 Algumas possíveis análises O que esse resultado representa para a escola? Compare-o com a média do município, do estado e do Brasil. * Os resultados do exemplo não devem ser comparados com o resultado da sua escola, é meramente ilustrativo. Médias comparadas 2007

18 Os percentuais de alunos estão distribuídos em quase todos os níveis da escala se configurando num resultado heterogêneo, sinalizando a necessidade de uma ação pedagógica diferenciada. A média da 8ª série em Matemática na escola do exemplo acima é 243,95. 27,8% se encontram no Nível 225 (intervalo de 225 a 250). Isto significa que os alunos: - construíram os conhecimentos descritos no nível 225 e níveis anteriores;; - estão em processo de construção dos conhecimentos descritos em 250;; - ainda não construíram os conhecimentos descritos em 275 e acima.. * Os resultados do exemplo não devem ser comparados com o resultado da sua escola, é meramente ilustrativo.

19 Analisando o desempenho dos anos anteriores, houve evolução?

20 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB

21 Criado pelo Inep para orientar as ações voltadas à Educação Básica. Composto por taxa de aprovação e desempenho na Prova Brasil (escola e município) ou SAEB (estado, região e Brasil).

22 Metas do IDEB IDEB do Brasil em 2022: 6,0 As metas são diferenciadas para todos e são apresentadas a cada 2 anos, de 2007 a 2021.

23 Trajetória do IDEB para o Brasil e Estados: 2005 – 2096 Anos Iniciais do Ensino Fundamental

24 Acessar: Clicar em: Ideb Resultados da escola

25

26

27 ..

28 IDEB 2007 da Rede Estadual do Paraná 5,2 para os anos iniciais do Ensino Fundamental (meta 2007: 5,0). 4,0 para os anos finais do Ensino Fundamental (meta 2007: 3,3). 3,7 para o Ensino Médio (meta 2007: 3,3).

29 Análise dos indicadores do IDEB

30 Se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade na Prova Brasil, o fluxo será alterado, indicando a necessidade da melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado da Prova Brasil indicará igualmente a necessidade de melhoria no sistema.

31 - Plano de Ações Articuladas – PAR (MEC); - Mais Educação (MEC); - Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE-Escola (MEC); - Escola Aberta (MEC); - Programa Saúde na Escola (MEC); - Superação (SEED). IDEB e a participação em programas

32 OBRIGADO!

33 VOLTAR SLIDE 11 VOLTAR SLIDE 11

34 ...

35


Carregar ppt "Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google