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PublicouNatan Da Rosa Alterado mais de 10 anos atrás
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Avaliações externas e a gestão do sistema municipal de educação
José Francisco Soares GAME – FAE – UFMG Belo Horizonte, 23 de Outubro de 2007.
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Apresentação Introdução Fatos para a Contextualização dos Resultados
Educação Educação Escolar Resultados em Educação Fatos para a Contextualização dos Resultados Desempenho e Nível Socioeconômico dos alunos A escola faz diferença. Mas, não faz milagres. Escolas Municipais vs. Escolas Estaduais de Belo Horizonte NSE Qualidade Equidade Custos
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Constituição Brasileira
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
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Lei de Diretrizes e Bases
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social.
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Educação escolar Sistemas: Públicos e Privados
Estabelecimentos: Escolas
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Dimensões da Qualidade da Educação - UNICEF
Alunos Ambiente Conteúdo Processos Resultados
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Resultados de Sistemas de Educação Básica
Acesso Fluxo Desempenho Eqüidade Custo
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Média da taxa líquida de escolarização dos municípios, por quintis de IDH
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Simulações do fluxo escolar
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Escala do SAEB Usa números entre 0 e 500
É única para as diferentes séries Aproximadamente 20 pontos corresponde a um ano de escolarização
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SAEB Matrizes de Referência - empregadas na elaboração dos itens dos testes; Testes Padronizados – aplicados para medir as competências em em Leitura e Matemática dos alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio; Questionários de contexto – aplicados aos alunos, professores e diretores para coleta de informações sociais, econômicas e culturais associadas ao rendimento escolar; Amostra – escolas públicas e privadas de todas e cada uma das UF;
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Porcentagem de alunos acima de cada nível em Matemática no SAEB-2003 para 4ª série E.F.
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Metas do Compromisso TPE
Matemática 4ª série EF 225 Matemática 8ª série EF 300 Matemática 3ª série EM 350 Leitura 4ª série EF 200 Leitura 8ª série EF 275 Leitura 3ª série EM
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Nível Socioeconômico - NSE
Síntese de Indicadores de: Renda ( indireta). Ocupação. Escolaridade.
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NSE e Proficiências de Escolas
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Efeito da Escola
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Heterogeinidade de Escolas Matemática 8a Série SAEB-2003
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Escolas Municipais vs. Estaduais
Nível Socioeconômico Qualidade Equidade Custos
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Nível Socioeconômico
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Qualidade
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Equidade
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Matemática 4a Série SIMAVE 2003
A escola faz diferença Matemática 4a Série SIMAVE 2003 Municipais Estaduais Nível NSE Mínimo Maximo 1 146.44 194.34 135.16 200.82 2 145.14 202.59 149.42 3 157.58 205.73 158.59 209.44 4 153.63 214.93 163.48 211.32 5 168.85 247.76 176.09 233.86
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Custos Escolas Municipais: R$ 3.100,00 por ano
Escolas Estaduais: R$ 1.700,00 por ano (valores aproximados)
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Níveis propostos para Matemática
4a Série 8a Série 3o Médio Abaixo do Básico < 175 < 225 < 275 Básico > 175 e <225 > 225 e <300 > 275 e <350 Proficiente >225 e <275 >300 e <350 >350 e <400 Avançado >275 >350 >400
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4a Série Matemática SIMAVE 2003
Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado Meta 5 25 45 Estaduais 40.8 33.7 20.4 5.2 Municipais 47.6 32.6 16.7 3.1
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Escola Liderança Comunidade Profissional Processos Professores
MEIOS RESULTADOS Liderança Comunidade Profissional Processos Professores e funcionários Resultado - Chave: Aprendizado Projeto pedagógico Estudantes Pais e comunidade Parcerias e recursos
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