A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados Saems 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de MATEMÁTICA por Carolina Augusta Assumpção Gouveia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados Saems 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de MATEMÁTICA por Carolina Augusta Assumpção Gouveia"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados Saems 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados de MATEMÁTICA por Carolina Augusta Assumpção Gouveia SAEMS

3 Objetivo Analisar e compreender os resultados do Sistema de Avaliação Educacional da Rede Pública de Mato Grosso do Sul. SAEMS

4 Conhecendo o outro... Formação do grupo! SAEMS

5 Sistema de Avaliação Educacional da Rede Pública de Mato Grosso do Sul Etapas avaliadas: – 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Disciplinas avaliadas – Língua Portuguesa – Matemática SAEMS

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEMS

7 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência SAEMS

8 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência SAEMS

9 Matriz de Referência de Avaliação de Matemática I Geometria II Grandezas e Medidas III Números e Operações/ Álgebra e Funções IV Tratamento da Informação SAEMS

10 Atividade – Matriz de Referência 1ª PARTE descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos tópicos da disciplina – o grupo poderá relacionar conteúdos de modo geral, para todas as etapas de escolaridade, ou limitar apenas uma etapa avaliada pelo sistema; SAEMS

11 Atividade – Matriz de Referência 2ª PARTE discutir os conteúdos matemáticos do tópico selecionado; desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um mais conteúdos apresentados; SAEMS

12 Atividade – Matriz de Referência 3ª PARTE Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz; – Quais os conteúdos abordados na atividade? – Quais deles estão presentes na matriz? – Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz? Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo sistema. SAEMS

13 Alguns itens que podem ser apresentados quando o descritor for relacionado com a atividade apresentada pelo grupo. Mostrar e discutir, durante a apresentação, semelhanças e diferenças entre itens e atividade.

14 Atividades e Itens 1º EM - Muito Crítico – até 250

15 Atividades e Itens 1º EM - Intermediário – até 300 a 350

16 Atividades e Itens 2º EM - Crítico – até 265 a 315

17 Atividades e Itens 2º EM - Adequado – acima de 365

18 Atividades e Itens 3º EM – Muito Crítico – até 275

19 Atividades e Itens 3º EM – Intermediário – 325 a 375

20 Atividades e Itens SAEMS Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades; O item avalia apenas uma habilidade; Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos; O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha;

21 Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo; Podem apresentar descrições de habilidades diferentes do que está apresentado no currículo, mas relacionado ao mesmo conteúdo; Apresenta habilidades possíveis de aferir em um teste de múltipla escolha; SAEMS

22 ESCALA DE PROFICIÊNCIA

23 Escala de Proficiência Principais elementos da Escala de Proficiência – Temas/Tópicos – Competências – Régua numerada: proficiência – Níveis de proficiência – Gradação de cores: graus de dificuldade da competência

24 Atividade – Escala de Proficiência Discutir e associar o desenvolvimento de cada competência; SAEMS

25

26 Padrões de Desempenho Nomenclatura: – Muito Crítico; – Crítico; – Intermediário – Adequado; Como são estipulados? Quais os valores mínimo de máximo de cada intervalo? SAEMS

27 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática 1º ano do Ensino Médio – Muito Crítico - até 250 – Crítico- 250 a 300 – Intermediário a 350 – Adequado - acima de 350 Marcar os pontos de corte na escala

28 SAEMS Muito CríticoCríticoInterm. Adequado

29 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática 2º ano do Ensino Médio – Muito Crítico - até 265 – Crítico- 265 a 315 – Intermediário a 365 – Adequado - acima de 365 Marcar os pontos de corte na escala

30 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática 3º ano do Ensino Médio – Muito Crítico - até 275 – Crítico- 275 a 325 – Intermediário a 375 – Adequado - acima de 375 Marcar os pontos de corte na escala

31 Atividade - Padrões de Desempenho Fazer a descrição dos padrões com base nos intervalos de proficiência e a descrição das competências na escala de proficiência; Relacionar as diferenças (desenvolvimento) das habilidades nos dois níveis descritos pelo grupo. SAEMS

32 RESULTADOS

33 Resultados Resultados por Projeto, Polo, Escola Proficiência média; Participação; Percentual de estudantes por padrão; Resultados de proficiência média e percentual por padrão nas avaliações de 2011, 2012 e 2013; Percentual de estudantes por nível de proficiência; SAEMS

34 Resultados

35 Resultados

36 Resultados Comparar os resultados de 2011, 2012 e 2013 em uma mesma escola. O que podemos notar ao observar a proficiência média dos estudantes as avaliações desses dois ciclos? E em relação ao percentual de alunos em cada padrão de desempenho nesses dois ciclos? Encontramos diferenças? Quais seriam? SAEMS

37 Resultados Observe a participação dos estudantes na escola. Qual seria o percentual de participação na avaliação aplicada na escola? Este percentual é significativo? Em relação à participação, o número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola? Quem são os alunos que não fizeram a avaliação? Como possibilitar a participação desses alunos nas próximas avaliações? Como melhorar a frequência desses alunos na escola? SAEMS

38 Resultados Observe a proficiência média da sua escola em cada etapa de escolaridade O que podemos observar ao associar a proficiência média aos padrões de desempenho em cada etapa? Quais são as habilidades desenvolvidas pelos alunos em cada etapa de escolaridade, considerando o resultado da proficiência média? Quais seriam os conhecimentos mínimos esperados em cada etapa de escolaridade? (quais as habilidades que os alunos ainda não desenvolveram?) SAEMS


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados Saems 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de MATEMÁTICA por Carolina Augusta Assumpção Gouveia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google