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Oficina de Apropriação de Resultados

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados
Saems 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados de MATEMÁTICA
SAEMS Oficina de Apropriação de Resultados de MATEMÁTICA por Carolina Augusta Assumpção Gouveia

3 SAEMS Objetivo Analisar e compreender os resultados do Sistema de Avaliação Educacional da Rede Pública de Mato Grosso do Sul.

4 SAEMS Conhecendo o outro... Formação do grupo!

5 Sistema de Avaliação Educacional da Rede Pública de Mato Grosso do Sul
SAEMS Sistema de Avaliação Educacional da Rede Pública de Mato Grosso do Sul Etapas avaliadas: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Disciplinas avaliadas Língua Portuguesa Matemática

6 SAEMS Matriz de Referência

7 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
SAEMS Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

8 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
SAEMS Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

9 Matriz de Referência de Avaliação de Matemática
SAEMS Matriz de Referência de Avaliação de Matemática I Geometria II Grandezas e Medidas III Números e Operações/ Álgebra e Funções IV Tratamento da Informação

10 Atividade – Matriz de Referência
SAEMS Atividade – Matriz de Referência 1ª PARTE descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos tópicos da disciplina o grupo poderá relacionar conteúdos de modo geral, para todas as etapas de escolaridade, ou limitar apenas uma etapa avaliada pelo sistema;

11 Atividade – Matriz de Referência
SAEMS Atividade – Matriz de Referência 2ª PARTE discutir os conteúdos matemáticos do tópico selecionado; desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um mais conteúdos apresentados;

12 Atividade – Matriz de Referência
SAEMS Atividade – Matriz de Referência 3ª PARTE Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz; Quais os conteúdos abordados na atividade? Quais deles estão presentes na matriz? Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz? Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo sistema.

13 Alguns itens que podem ser apresentados quando o descritor for relacionado com a atividade apresentada pelo grupo. Mostrar e discutir, durante a apresentação, semelhanças e diferenças entre itens e atividade.

14 Atividades e Itens 1º EM - Muito Crítico – até 250

15 Atividades e Itens 1º EM - Intermediário – até 300 a 350

16 Atividades e Itens 2º EM - Crítico – até 265 a 315

17 Atividades e Itens 2º EM - Adequado – acima de 365

18 Atividades e Itens 3º EM – Muito Crítico – até 275

19 Atividades e Itens 3º EM – Intermediário – 325 a 375

20 SAEMS Atividades e Itens Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades; O item avalia apenas uma habilidade; Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos; O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha;

21 Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo;
SAEMS Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo; Podem apresentar descrições de habilidades diferentes do que está apresentado no currículo, mas relacionado ao mesmo conteúdo; Apresenta habilidades possíveis de aferir em um teste de múltipla escolha;

22 Escala de Proficiência

23 Escala de Proficiência
Principais elementos da Escala de Proficiência Temas/Tópicos Competências Régua numerada: proficiência Níveis de proficiência Gradação de cores: graus de dificuldade da competência

24 Atividade – Escala de Proficiência
SAEMS Atividade – Escala de Proficiência Discutir e associar o desenvolvimento de cada competência;

25 SAEMS

26 Padrões de Desempenho Nomenclatura:
SAEMS Padrões de Desempenho Nomenclatura: Muito Crítico; Crítico; Intermediário Adequado; Como são estipulados? Quais os valores mínimo de máximo de cada intervalo?

27 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática
1º ano do Ensino Médio Muito Crítico - até 250 Crítico- 250 a 300 Intermediário a 350 Adequado - acima de 350 Marcar os pontos de corte na escala

28 SAEMS Muito Crítico Crítico Interm. Adequado

29 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática
2º ano do Ensino Médio Muito Crítico - até 265 Crítico- 265 a 315 Intermediário a 365 Adequado - acima de 365 Marcar os pontos de corte na escala

30 Cortes dos Padrões de Desempenho de Matemática
3º ano do Ensino Médio Muito Crítico - até 275 Crítico- 275 a 325 Intermediário a 375 Adequado - acima de 375 Marcar os pontos de corte na escala

31 Atividade - Padrões de Desempenho
SAEMS Atividade - Padrões de Desempenho Fazer a descrição dos padrões com base nos intervalos de proficiência e a descrição das competências na escala de proficiência; Relacionar as diferenças (desenvolvimento) das habilidades nos dois níveis descritos pelo grupo.

32 Resultados

33 Resultados Resultados por Projeto, Polo, Escola Proficiência média;
SAEMS Resultados Resultados por Projeto, Polo, Escola Proficiência média; Participação; Percentual de estudantes por padrão; Resultados de proficiência média e percentual por padrão nas avaliações de 2011, 2012 e 2013; Percentual de estudantes por nível de proficiência;

34 SAEMS Resultados

35 SAEMS Resultados

36 SAEMS Resultados Comparar os resultados de 2011, 2012 e 2013 em uma mesma escola. O que podemos notar ao observar a proficiência média dos estudantes as avaliações desses dois ciclos? E em relação ao percentual de alunos em cada padrão de desempenho nesses dois ciclos? Encontramos diferenças? Quais seriam?

37 Resultados SAEMS Observe a participação dos estudantes na escola.
Qual seria o percentual de participação na avaliação aplicada na escola? Este percentual é significativo? Em relação à participação, o número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola? Quem são os alunos que não fizeram a avaliação? Como possibilitar a participação desses alunos nas próximas avaliações? Como melhorar a frequência desses alunos na escola?

38 SAEMS Resultados Observe a proficiência média da sua escola em cada etapa de escolaridade O que podemos observar ao associar a proficiência média aos padrões de desempenho em cada etapa? Quais são as habilidades desenvolvidas pelos alunos em cada etapa de escolaridade, considerando o resultado da proficiência média? Quais seriam os conhecimentos mínimos esperados em cada etapa de escolaridade? (quais as habilidades que os alunos ainda não desenvolveram?)


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