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Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
Língua Portuguesa – 3ª série/EM
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NÃO ESTAMOS SOZINHOS...
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OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA
Monitoramento do desempenho dos alunos Acompanhamento, ao longo do tempo, da qualidade da educação ofertada Melhor eficiência do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar Identificação de fatores intra e extra-escolares que interferem no desempenho dos alunos Avaliação Externa em Larga Escala
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OS ALUNOS ESTÃO NO PADRÃO DE DESEMPENHO:
Etapa de Escolaridade Área de Conhecimento Baixo Intermediário Adequado Avançado 3ª Série EM Língua Portuguesa até 250 250 a 300 300 a 350 acima de 350
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VEJA A ESCALA DE PROFICIÊNCIA:
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Compreenda o caminho: Item
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OS DESCRITORES DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O SAERJ/EM SÃO:
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MATRIZ DE REFERÊNCIA
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OS PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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De 250 até 275 pontos
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De 250 até 275 pontos
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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De 275 até 300 pontos
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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De 325 até 350 pontos
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De 325 até 350 pontos
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA
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Para refletir... Compare a proficiência média da sua escola com as outras médias apresentadas. Como você interpreta a posição da sua escola? E a participação? De que forma você acha que a participação pode interferir nos resultados da sua escola?
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À quais fatores você credita esse comportamento?
Para refletir... Nos gráficos da evolução do desempenho, qual o comportamento dos resultados para as últimas edições do SAERJ no estado, na CR e na sua escola? O percentual de estudantes nos padrões mais baixos da escala tem diminuído ou aumentado nas últimas avaliações? À quais fatores você credita esse comportamento?
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Para refletir... Quais ações podem ser implementadas para redução do percentual de estudantes nos padrões de baixo desempenho? Quais práticas pedagógicas podemos implementar em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades nesses grupos de estudantes?
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AGORA É COM VOCÊ! Acreditamos que os dados do SAERJ podem contribuir para uma prática reflexiva capaz de transformar a escola em uma instância na qual a equidade de oportunidades seja, efetivamente, um instrumento de promoção dos estudantes.
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