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Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional.

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1 Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional

2 O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

3 Tipos de Avaliação Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Pequena escala Larga escala Avaliação

4 Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Avaliação Interna/Escola Processo da aprendizagem AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Externa/Sistemas Testes de proficiência Questionários contextuais Testes de proficiência Questionários contextuais Desempenho dos alunos

5 A diferença entre a avaliação interna e externa está principalmente na metodologia e no que podemos fazer com os resultados. Como avaliar? Especificação da ferramenta O que fazer com a avaliação? Uso da ferramenta

6 Contribuição da avaliação em larga escala Diagnóstico do desempenho e fatores que interferem nesse desempenho no universo avaliado. Acompanhamento / monitoramento da qualidade da educação ao longo do tempo. Definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais - foco qualidade e equidade. Promoção de melhorias na relação com orgãos centrais e escolas e no ensino ofertado pela rede como um todo

7 Por quê? - Objetivo - - Objetivo - Melhorar a qualidade da educação com promoção da equidade Desenho próprio da avaliação com vistas ao atendimento das necessidades específicas Rapidez no acesso às informações (menor tempo de processamento da base de resultados) Menor periodicidade entre os ciclos avaliativos (ciclos anuais de avaliação) Vantagens de um sistema próprio de avaliação

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9 Como funciona a avaliação em larga escala?

10 O que é avaliado?

11 Matriz de Referência INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES

12 Como os testes são montados? Itens Organizados em blocos Distribuídos em vários cadernos

13 O item e suas partes SuporteEnunciado Comando Alternativas de reposta Gabarito Distratores

14 Como os testes são corrigidos? Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

15 Uso da TRI na produção das medidas A TRI nos permite: Comparar resultados de diferentes avaliações, como o SAEB. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes séries, como o início e fim do Ensino Médio.

16 Como os valores de proficiência são gerados? Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões: Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

17 Alcançar prateleira superior Como os valores de proficiência são gerados? 1,60m 1,70m 1,80m 1,90m Alcançar malas no bagageiro Dormir com pés para fora da cama Como todas essas questões estão associadas à altura da pessoa podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

18 A escala de proficiência: Cada item mede algo que o aluno sabe fazer, todos eles associados à proficiência. Isso permite colocar numa mesma régua – escala – todas as habilidades. Como há uma progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordenar estas habilidades segundo sua complexidade e ordená-las nessa régua comum para estimar o desempenho.

19 INSERIR CÓPIA DA ESCALA Escala de Proficiência A nossa régua para o desempenho

20 Como interpretar os resultados de proficiência? Uma das formas mais simples e objetivas de se analisar os resultados da avaliação é através dos padrões de desempenho. Estes padrões representam recortes na escala de proficiência, definidos a partir dos objetivos e metas de aprendizagem de cada etapa e disciplina avaliada.

21 Dimensões avaliadas

22 Relacione a imagem a seguir com as desigualdades sociais existentes na escola e responda: Como as medidas educacionais podem ser usadas para superar a situação representada pela figura? Atividade

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24 Outras dimensões avaliadas Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais Gestão e administração Prática pedagógica Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares

25 Ilustrando o nosso desafio

26 Avaliação Educacional Externa


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