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Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados; SARESP Evolução dos resultados; Interpretação dos resultados; Relatórios Pedagógicos como.

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1 Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados; SARESP Evolução dos resultados; Interpretação dos resultados; Relatórios Pedagógicos como instrumentos de intervenção.

2 Língua Portuguesa

3 F:\Saresp\Tabulação questões abertas.docx

4 Diagnóstico da qualidade do ensino; Orienta as políticas de distribuição de recursos; Consideram o desempenho do aluno e índice de evasão. Avaliação Externa SARESP SAEB

5 É uma avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências. O objetivo principal do Pisa é produzir indicadores que contribuam, dentro e fora dos países participantes, para a discussão da qualidade da educação básica e que possam subsidiar políticas nacionais de melhoria da educação. Critério de participação: sorteio (amostragem) Avaliação Externa PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)

6 Avaliações em larga escala (SARESP, SAEB) Avaliações cujo objetivo é avaliar o que sabem os alunos - não tem como finalidade selecionar os melhores, mas o de elaborar uma escala de interpretação.

7 Avaliações em larga escala (Vestibulares, Concursos) Há avaliações cujo objetivo é o de classificar os participantes - selecionar os melhores (muito poucos). As provas devem ser compostas de itens de modo a, discriminar o candidato (grande número de itens de grande dificuldade. Pode-se inferir muito pouco dos alunos que tiveram desempenho ruim. Vestibulares, Concursos. Ex.: ENEM, FUVEST.

8 A devolução dos resultados da avaliação externa, se bem conduzida, poderá contribuir para uma interação entre todos os envolvidos no processo educativo através do diálogo e da reflexão sobre a produção individual e coletiva. Assim, a avaliação terá uma dimensão formativa.

9 Em síntese, a avaliação externa... pode tanto fornecer indicadores para a formulação, reformulação e monitorização de políticas públicas como ter uma dimensão formativa no âmbito da unidade escolar, principalmente para que os educadores, pais e comunidade se engajem em um projeto coletivo de construção da identidade de sua escola.

10 Tipos de Itens de Provas

11 Item de Múltipla Escolha A maior parte das provas que são aplicadas a um grande número de alunos apóiam-se exclusiva ou principalmente em questões fechadas, do tipo múltipla escolha. Um item de múltipla escolha é composto por três partes: o enunciado, a resposta correta (ou gabarito) e os distratores.

12 Item de Múltipla Escolha O enunciado é, geralmente, uma pergunta ou um comando; a resposta correta é a palavra, frase ou sentença que responde à questão proposta ou completa o enunciado; os distratores são respostas incorretas, porém plausíveis, a esta mesma questão. Além disso, o item pode trazer um estímulo na forma de texto, ilustração, mapa etc. sobre o qual se formula a pergunta. Muitas vezes esses recursos são mais que simples estímulos, pois trazem informações vitais para a resolução (gráficos, tabelas, esquemas)

13 Questões abertas A questão aberta permite várias respostas que serão categorizadas para facilitar a correção por parte do professor. É interessante na medida que permite ao aluno comunicar-se matematicamente Dá pistas ao professor dos conhecimentos de cada aluno em particular sobre um determinado assunto.

14 Ano º EF215,1219,4216,8 9º EF250,1253,8246,2 3º EM279,0275,3273,1 L. PORTUGUESA Ano º EF213,8222,9209,3 9º EF235,6240,6233,3 3º EM279,1281,8271,5 MATEMÁTICA CIÊNCIAS

15 MÉDIAS DE PROFICIÊNCIA – 2010 MATEMÁTICA Supondo um valor de 17,9 de acréscimo por ano de escolaridade, (125/7) Níveis de Proficiência 5º ano EF7º ano EF9º ano EF3º ano EM Abaixo do Básico< 175< 200< 225< 275 Básico 175 a < a < a < a < 350 Adequado225 a < a < a < a < 400 Avançado ,1 2,1 3,2 4,5

16 MÉDIAS DE PROFICIÊNCIA – 2010 CIÊNCIAS DA NATUREZA Supondo um valor de 17,9 de acréscimo por ano de escolaridade, (125/7) 1,5 2,9 4,2

17 MÉDIAS DE PROFICIÊNCIA – 2010 LÍNGUA PORTUGUESA Supondo um valor de 14,3 de acréscimo por ano de escolaridade, (100/7) Níveis de Proficiência 5º ano EF7º ano EF9º ano EF3º ano EM Abaixo do Básico< 150< 175< 200< 250 Básico 150 a < a < a < a < 300 Adequado 200 a < a < a < a < 375 Avançado ,7 1,5 3,2 2,4

18 Material de Apoio

19 Relatórios Pedagógicos Parte III – Análise Pedagógica dos Resultados – Professor esse é seu instrumento de tomada de decisões. Páginas 59 a 64: Comparação da proporção de acertos nas provas SARESP 2008 e 2010 da rede; aqui professor você precisa fazer uma análise dos Boletins SARESP 2008 e 2010 da sua escola em Ciências da Natureza. Nessas páginas você encontra quais as habilidades que foram avaliadas, e a proporção em que foram avaliadas; tem a informação da rede estadual, quais as habilidades que os alunos acertam mais, e quais acertam menos ( importante para a tomada de decisão daqui para frente). Páginas 197 a 203: Recomendações pedagógicas. Faça uma leitura da primeira e segunda recomendação refletindo sobre todas as séries, e na sequência temos as recomendações para série/ano avaliado. Atente que para cada série/ano avaliado há a informação do tema de menor domínio, ou seja, de menor número de acertos na prova.

20 Relatórios Pedagógicos Classificação e descrição dos níveis de proficiência do SARESP: páginas 5 e 6. Conteúdos e expectativas de aprendizagem ao longo dos ciclos com base na proposta curricular: página 50. Algumas reflexões sobre as principais dificuldades de aprendizagem em Matemática: páginas 203 e 204. O papel da avaliação na superação das dificuldades de aprendizagem em Matemática: página 205. Sugestões para a promoção da melhoria de aprendizagem de Matemática: página 206.

21 Relatórios Pedagógicos Sobre a organização das provas em língua Portuguesa, pags ; Recomendações Pedagógicas: 7º ano – pags ; 9º ano – pags º ano do EM – pags Exemplos de Redações do SARESP 2010 por ano/série – pags ; Descrição da escala de Língua Portuguesa – Leitura – pags ;

22 Relatórios Pedagógicos Exemplos de questões; Resultados do 3º ano do ensino Fundamental de Língua Portuguesa e matemática; Tabela de Especificações de Língua Portuguesa, pag. 67; Tabela de Especificações de Matemática, pag. 93;


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