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PROVA ANGLO BRASIL Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola.

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1 PROVA ANGLO BRASIL Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola

2 A PROVA MEC é uma avaliação externa, em larga escala, aplicada a cada dois anos para o 5º e 9º ano. (INEP, 2012) SISTEMA ANGLO é uma avaliação externa, em larga escala, aplicada todos os anos, do 3º ao 9º ano.

3 FINALIDADES MEC realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado. (INEP, 2012) SISTEMA ANGLO aferir o desempenho dos alunos em questões de Português e Matemática, baseadas nos descritores publicados pelo MEC para as séries examinadas; aferir a aprendizagem dos alunos em relação às propostas trabalhadas no material Anglo; " O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados. Exemplo: Identificar o tema de um texto. " O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados. Exemplo: Identificar o tema de um texto.

4 familiarizar os alunos com os procedimentos de uma prova externa; oferecer uma avaliação externa cujos resultados deem referência aos Gestores e Professores, para reorganização e replanejamento do projeto pedagógico. FINALIDADES SISTEMA ANGLO

5 Relatórios: A)Boletim individual dos alunos; B) Relatórios de rendimento da escola por série/ano; C) Ábacos – relatórios comparativos da escola em relação à média de todas as escolas que aplicaram a mesma prova.

6 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO Pontos= 28/44 Nº de Acertos do Aluno Nº de Questões da Prova

7 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO Média da série da Escola Média do Aluno - Espera-se que a barra larga (desempenho do aluno) seja maior que a barra fina (desempenho da série/ano).

8 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO ESTRELAS 6 PONTAS O aluno gabaritou, 100% de rendimento 4 PONTAS Rendimento do aluno igual/maior que a média da série/ano 4 PONTAS VAZADA Rendimento do aluno menor que a média da série/ano

9 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO LÓGICA DO RANKING RANKING DO ALUNO R 73,59% 73,59% dos alunos da mesma série/ano tiveram nota igual ou inferior a R 26,41% dos alunos da mesma série/ano tiveram nota superior à R ou

10 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO Ícones (patinhas do leão) Apontam os alunos com os melhores desempenhos no ranking: patinha dourada - ranking maior ou igual a 95% patinha vermelha - ranking maior ou igual a 90% e menor que 95% patinha azul - ranking maior ou igual a 80% e menor que 90% patinha verde - ranking maior ou igual a 70% e menor que 80% patinha cinza - ranking menor que 70%

11 Relatório de rendimento de cada série/ano GERmédia geral65/85 BARRA LARGA indica a média geral da série/ano BARRA FINA indica a média dos 20% melhores da série/ano Espera-se que a barra fina seja maior que a barra larga

12 Relatório de rendimento de cada série/ano P01Tema I70/82 M01Tema I75/98

13 Relatório de rendimento de cada série/ano P01 Descritores 68/58 M01 Descritores 64/100

14 Relatório de rendimento de cada série/ano Questões A1 e A3 referentes ao descritor P1 Índices de discriminação É a diferença entre a média geral e a dos 20% melhores alunos. Espera-se que o índice de discriminação tenha um resultado positivo, ou seja, a média dos 20% melhores deve ser maior que a média geral.

15 Ábacos À esquerda, temos o RELATÓRIO DE RENDIMENTO com as médias (geral, das Disciplinas, dos Temas, dos Descritores) considerando o total dos alunos e também os 20% melhores alunos.

16 Ábacos À direita, temos o ÁBACO de RANKING propriamente dito, ou seja, a comparação da escola em relação a todas as escolas que aplicaram a mesma prova.

17 1º Quartil: ranking entre 0 e 25%. 2º Quartil: ranking entre 25 e 50% 3º Quartil: ranking entre 50 e 75% 4º Quartil: ranking entre 75 e 100% Exemplificando: Com uma média geral de 67 %... esta série/ano obteve um ranking de 97,1%, isto é, ficou à frente de 97% de todas as outras que fizeram a prova......situando-se, portanto, no quarto quartil.

18 OFICINA DA ANÁLISE…

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20 PROPOSTA DE ANÁLISE - PORTUGUÊS

21 PROPOSTA DE ANÁLISE - MATEMÁTICA

22 OFICINA 8º ano ANÁLISES 1)Descritores com BAIXO índice de RENDIMENTO e ALTA posição de RANKING PORTUGUÊS MATEMÁTICA 2) Descritores com ALTO índice de RENDIMENTO e BAIXA posição de RANKING PORTUGUÊS MATEMÁTICA 3) Descritores com BAIXO índice de RENDIMENTO e BAIXA posição de RANKING PORTUGUÊS MATEMÁTICA 09 5 e e18 15 e 21 16

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24 LEVE ESSA CAPA PARA DORMIR! FAZ MUITO FRIO NA TRANSILVÂNIA! OBRIGADO, MAMI! SERIA MELHOR UM PIJAMINHA DE FLANELA! BRRRR… Texto 4 GONSALES, Fernando. Disponível em:. Acesso em: 08 dez ) 9. A onomatopeia BRRRR, no último quadrinho, indica (A) raiva. (B) medo. (C) frio. (D) sono. QUESTÃO 9: Resposta C D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão Para responder corretamente a essa questão, o aluno precisa compreender o significado da onomatopeia BRRRR e o sentido que dela decorre no quadrinho. Para isso, conta com a imagem do vampiro tremendo, com os braços cruzados sobre o peito, tentando se aquecer. Nível da questão: fácil

25 …À PRÁTICA 1.Resultados são instrumentos de análise do desempenho, objetivando a melhoria da qualidade de ensino 2.Permite intervenções significativas no desenvolvimento das habilidades (descritores) que se apresentam frágeis ou deficitários

26 3.A análise dos resultados no decorrer das séries/anos identifica se o problema é: estrutural – é necessário que se faça um estudo com a equipe pedagógica visando intervenções no projeto pedagógico pontual – a intervenção deve ser diretamente com o professor da série/ano em questão

27 FINALIZANDO A assessoria pedagógica disponibiliza: Relação de descritores por tópico de todas as séries/ano no site. Suporte para a leitura dos gráficos da sua escola.


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