A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola"— Transcrição da apresentação:

1 Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola
PROVA ANGLO BRASIL Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola

2 A PROVA MEC SISTEMA ANGLO
é uma avaliação externa, em larga escala, aplicada a cada dois anos para o 5º e 9º ano. (INEP, 2012) é uma avaliação externa, em larga escala, aplicada todos os anos, do 3º ao 9º ano.

3 Exemplo: “Identificar o tema de um texto.”
FINALIDADES MEC SISTEMA ANGLO realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado.(INEP, 2012) aferir o desempenho dos alunos em questões de Português e Matemática, baseadas nos descritores publicados pelo MEC para as séries examinadas; aferir a aprendizagem dos alunos em relação às propostas trabalhadas no material Anglo; "O descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.“ Exemplo: “Identificar o tema de um texto.”

4 FINALIDADES SISTEMA ANGLO
familiarizar os alunos com os procedimentos de uma prova externa; oferecer uma “avaliação externa” cujos resultados deem referência aos Gestores e Professores, para reorganização e replanejamento do projeto pedagógico.

5 Relatórios: Boletim individual dos alunos;
B) Relatórios de rendimento da escola por série/ano; C) Ábacos – relatórios comparativos da escola em relação à média de todas as escolas que aplicaram a mesma prova.

6 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO
Pontos= 28/44 Nº de Acertos do Aluno Nº de Questões da Prova

7 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO
Média da série da Escola Média do Aluno - Espera-se que a barra larga (desempenho do aluno) seja maior que a barra fina (desempenho da série/ano).

8 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO
ESTRELAS 6 PONTAS O aluno gabaritou, 100% de rendimento 4 PONTAS Rendimento do aluno igual/maior que a média da série/ano 4 PONTAS VAZADA Rendimento do aluno menor que a média da série/ano

9 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO
LÓGICA DO RANKING 73,59% 100 RANKING DO ALUNO “R” ou 26,41% dos alunos da mesma série/ano tiveram nota superior à “R” 73,59% dos alunos da mesma série/ano tiveram nota igual ou inferior a “R”

10 BOLETIM INDIVIDUAL DO ALUNO Ícones (patinhas do leão)
Apontam os alunos com os melhores desempenhos no ranking: patinha dourada - ranking maior ou igual a 95% patinha vermelha - ranking maior ou igual a 90% e menor que 95% patinha azul - ranking maior ou igual a 80% e menor que 90% patinha verde - ranking maior ou igual a 70% e menor que 80% patinha cinza - ranking menor que 70%

11 Relatório de rendimento de cada série/ano
GER média geral 65/85 BARRA FINA indica a média dos 20% melhores da série/ano BARRA LARGA indica a média geral da série/ano Espera-se que a barra fina seja maior que a barra larga

12 Relatório de rendimento de cada série/ano
P01 Tema I 70/82 M01 Tema I 75/98

13 Relatório de rendimento de cada série/ano
P01 Descritores 68/58 M01 Descritores 64/100

14 Relatório de rendimento de cada série/ano Índices de discriminação
Questões A1 e A3 referentes ao descritor P1 Índices de discriminação É a diferença entre a média geral e a dos 20% melhores alunos. Espera-se que o índice de discriminação tenha um resultado positivo, ou seja, a média dos 20% melhores deve ser maior que a média geral.

15 Ábacos À esquerda, temos o RELATÓRIO DE RENDIMENTO com as médias (geral, das Disciplinas, dos Temas, dos Descritores) considerando o total dos alunos e também os 20% melhores alunos.

16 Ábacos À direita, temos o ÁBACO de RANKING propriamente dito, ou seja, a comparação da escola em relação a todas as escolas que aplicaram a mesma prova.

17 1º Quartil: ranking entre 0 e 25%.
Exemplificando: Com uma média geral de 67 %. 1º Quartil: ranking entre 0 e 25%. ..esta série/ano obteve um ranking de 97,1%, isto é, ficou à frente de 97% de todas as outras que fizeram a prova.... 2º Quartil: ranking entre 25 e 50% 3º Quartil: ranking entre 50 e 75% ..situando-se, portanto, no quarto quartil. 4º Quartil: ranking entre 75 e 100%

18 OFICINA DA ANÁLISE…

19

20 PROPOSTA DE ANÁLISE - PORTUGUÊS

21 PROPOSTA DE ANÁLISE - MATEMÁTICA

22 OFICINA 8º ano ANÁLISES Descritores com BAIXO índice de RENDIMENTO e ALTA posição de RANKING PORTUGUÊS MATEMÁTICA 2) Descritores com ALTO índice de RENDIMENTO e BAIXA posição de RANKING PORTUGUÊS MATEMÁTICA 3) Descritores com BAIXO índice de RENDIMENTO e BAIXA posição de RANKING PORTUGUÊS MATEMÁTICA    09 5 e 21 10 e18 10 15 e 21 16

23

24 Texto 4 QUESTÃO 9: Resposta C
LEVE ESSA CAPA PARA DORMIR! FAZ MUITO FRIO NA TRANSILVÂNIA! OBRIGADO, MAMI! SERIA MELHOR UM PIJAMINHA DE FLANELA! BRRRR… GONSALES, Fernando Disponível em: <http://www2.uol.com.br/niquel/seletas.shtml>. Acesso em: 08 dez ) 9. A onomatopeia “BRRRR”, no último quadrinho, indica (A) raiva. (B) medo. (C) frio. (D) sono. QUESTÃO 9: Resposta C D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão Para responder corretamente a essa questão, o aluno precisa compreender o significado da onomatopeia “BRRRR” e o sentido que dela decorre no quadrinho. Para isso, conta com a imagem do vampiro tremendo, com os braços cruzados sobre o peito, tentando se aquecer. Nível da questão: fácil

25 …À PRÁTICA Resultados são instrumentos de análise do desempenho, objetivando a melhoria da qualidade de ensino Permite intervenções significativas no desenvolvimento das habilidades (descritores) que se apresentam frágeis ou deficitários

26 A análise dos resultados no decorrer das séries/anos identifica se o problema é:
estrutural – é necessário que se faça um estudo com a equipe pedagógica visando intervenções no projeto pedagógico pontual – a intervenção deve ser diretamente com o professor da série/ano em questão

27 FINALIZANDO A assessoria pedagógica disponibiliza:
Relação de descritores por tópico de todas as séries/ano no site. Suporte para a leitura dos gráficos da sua escola.


Carregar ppt "Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google