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Objetivo Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

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2 Objetivo Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

3 Características Programa de formação em serviço à distância que: destina-se a educadores das redes públicas; pretende inserir-se no cotidiano da escola como parte da programação regular de LP; baseia-se nas orientações do MEC para a área; trabalha com ensino da leitura e da escrita, organizado em sequências didáticas.

4 Rede de conhecimento Subsídios para formação

5 7 milhões* alunos envolvidos 1ª 2ª 3ª 500 4ª 152 5ª 20 74.803 txt /39.717 escolas Etapas de seleção - 2010 * estimativa 17.698 txt/12.708 escolas Nacional Regional Estadual Municipal Escolar

6 À distância (2011) Revista Na Ponta do Lápis - três edições (tiragem 160 mil) Para as Secretarias de Educação e professores inscritos na 2° edição Comunidade virtual Escrevendo o Futuro (CV) 33.200 cadastrados www.escrevendo.cenpec.org.br Formação – anos ímpares

7 Ações da Olimpíada em 2011 - Curso Virtual Princípios da Sequência Didática - Seminário A escrita em foco: reflexão em várias vozes - Cursos de Formação Presencial

8 Princípios da Sequência Didática Objetivo Vivenciar uma sequência didática para a escrita de resenhas e exercitar a elaboração de atividades para SD em outros gêneros. Curso para professores Vagas serão abertas pelos sites das secretarias e da Olimpíada 8 semanas com 6h/semanais Curso virtual

9 Seminário Propósitos Promover diálogo e reflexão sobre/entre orientações oficiais e: práticas de ensino formação docente pesquisas Participantes - 130 professores - 130 técnicos das secretarias - 130 pesquisadores e especialistas O Ensino de Língua Portuguesa com Foco na Escrita

10 48 turmas com 1.680 participantes (técnicos + finalistas da 2ª edição Olimpíada) Duração: 20 horas Formação Presencial - 2011 27 Formadores de Universidades Públicas + 27 CONSED + 26 UNDIME Direto Indireto Direto Aproximadamente 32.000 escolas de 1.000 municípios Cursos presenciais (20h no 2° semestre)

11 Curso virtual divulgação e convite aos professores de Língua Portuguesa para atuação como mediador Seminário indicação de técnicos a serem selecionados participação no evento e no encontro preparatório para a Formação Presencial Formação presencial divulgação e convite para os técnicos de secretarias organização dos encontros composição das turmas Atribuições dos representantes da Olimpíada nas Secretarias de Educação

12 Conforme Índice de Participação em 2010, calculado a partir do: - número de textos recebidos pelas Comissões Municipais; - e número de escolas participantes por categoria. Curso Virtual composição das turmas para preenchimento das vagas: o mínimo de 35/UF o total de 2.700 vagas no Brasil Formação presencial: 1 turma: AC, AL, AM, AP, BA, MA, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SE (14 estados) 2 turmas: DF, MG, MT, RJ, TO (5 estados) 3 turmas: CE, ES, GO, MS, PR, RS, SC, SP (8 estados) Seminário 27 vagas garantidas para representantes do Consed 2 vagas: AC, AL, AM, AP, BA, MA, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SE (14 estados) 3 vagas: DF, MG, MT, RJ, TO (5 estados) 4 vagas: CE, ES, GO, MS, PR, RS, SC, SP (8 estados) Distribuição de vagas por Estado

13 Contato com a Olimpíada Contato direto para a Rede de Ancoragem Setor de Comunicação Jéssica Nozaki Tel.: (11) 2132 9019 jessica.nozaki@cenpec.org.br * Coordenação da Rede de Ancoragem Aldanubes e Cláudia Tel.: (11) 2132 9003 aldanubes.junior@cenpec.org.br e claudiafisco@cenpec.org.br Contato para o público Central de Atendimento - 0800 771 9310 E-mail: olimpiada@cenpec.org.br Twitter: @OlimpiadaLP


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