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O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA

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Apresentação em tema: "O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA"— Transcrição da apresentação:

1 O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA
CONQUISTA 11 DE AGSTO DE 2011

2 O FORPROF-BA, criado em 21 de janeiro de 2010, é um espaço de diálogo entre as diversas instâncias representativas da Educação pública na Bahia sobre as ações de desenvolvimento do Programa de Formação dos Professores da Rede Pública no Estado (PARFOR-BA). O  FORPROF-BA é constituído por representantes: Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UCME) União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) parceiras (UESC, UESB, UNEB, UEFS, UFBA, UFRB, IFBA, IFBAIANO, UNIVASF) Secretarias Municipais da Educação Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

3 As suas decisões garantem os novos rumos de avanço do Programa, tais como: número de vagas ofertadas, novas áreas de formação, as modalidades das aulas (presenciais e, ou a distância), iniciativas de articulação com as prefeituras e a criação dos polos presenciais de formação através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A  iniciativa é da Secretaria da Educação – SEC/BA, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT,  e foi implementada de acordo com o decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2010, do Ministério da Educação – MEC.

4

5 Professores fora da LDB
SP SC DF PR BA RO AC MG MS AL PA RN MA AP ES AM CE GO MT PB PE PI RS RJ RR SE TO BR Professores fora da LDB IDEB

6 Grupos de Trabalhos (GT) do FORPROF-BA
GT1: Construção do Texto do Plano Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica da Bahia: Raquel Rodrigues (ANFOPE), Mônica Torres (UNEB), André Nascimento (UEFS), Neilton da Silva (UFRB); GT2: Critérios de validação dos professores na Plataforma Freire: Marilene Betros (APLB), Norma Neide Queiroz (UNEB), Lybia dos Santos (IFBA); GT3: Currículo e Formação Docente: Nildon Pitombo (SEC), Tereza Maraux (SUPROF), Alda Pepe (CEE), Claudionor da Silva (UESB), Norma Videro (CODES);

7 Grupos de Trabalhos (GT) do FORPROF-BA
GT4: Organização dos dados de formação docente na Bahia – mapeamento das reais necessidades de formação por território e qualificação da demanda e oferta de cursos; Bites (UNEB), Gilvânia Nascimento, Irene Cazorla (IAT), Marilene Betros (APLB), Luiz Valter de Lima (UNDIME), Flávia Costa (UESC), Norma Vídero (CODES); GT5: Educação a Distância: Rodrigo Aragão (IAT), João Sedraz (UNIVASF), Silvia Barbosa (UESB), Niels Lima (IFBA), Maridalva Penteado (UESC);

8 Grupos de Trabalhos (GT) do FORPROF-BA
GT6: Acompanhamento dos cursos em andamento/política de permanência dos professores-cursistas: Jose Bites (UNEB), Marilene Betros (APLB), Tereza Vilaça (SUPROF), Maria Elisa Santos (UNEB), Alda Pepe (CEE), Nancy Vieira (UFBA), Celeste Castro (UNEB), Luiz Valter de Lima (UNDIME); GT7: Formação Continuada: Jeudy Aragão (IAT), Luiz Valter de Lima (UNDIME), Gilvânia Nascimento (UCME), Claudionor da Silva (UESB), Eni Bastos (SUPAV).

9 Taxa de evasão (matrícula) e real (vagas ofertadas)

10 Taxa de evasão do curso de Letras

11 Taxa de Evasão em Teixeira de Freitas

12 Desafios Articulação entre os entes federados
Conhecimento da real demanda Articulação com as IPES para a oferta dos cursos Acompanhamento da implementação dos cursos Articulação com as IPES para a instalação do Fórum das Licenciaturas – Formação docente Articulação para o Plano Estadual de Formação de Professores da Bahia


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