A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não considere nenhuma prática como imutável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não considere nenhuma prática como imutável"— Transcrição da apresentação:

1 Não considere nenhuma prática como imutável
Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente. (B. F. Skinner) NAE - Fevereiro/2010

2 Ler e Escrever 3ª e 4ª série Matemática
Núcleo de Atualização Pedagógica Ler e Escrever 3ª e 4ª série Matemática

3 Orientações didáticas
Objetivos do trabalho didático: Desenvolver o espírito investigativo, o gosto pelo desafio de enfrentar problemas, a determinação na busca de resultados. Desenvolver o prazer no ato de conhecer, de criar. Desenvolver a autoconfiança para conjecturar, levantar hipóteses, validá-las, confrontá-las com as dos colegas. Desenvolver habilidades: de argumentar, de saber ouvir e de registrar. Desenvolver a percepção de que é permitido errar e mudar de opinião. NAE - Fevereiro/2010

4 Orientações didáticas
Para além de boas atividades é necessário propor aos estudantes trabalhos em grupo e momentos de debate. Papel fundamental do professor. Estimular debates, acolher as opiniões, colocar boas questões. Ouvir as crianças. NAE - Fevereiro/2010

5 Rotina 3ª série Tratamento da informação: 1 vez por semana em situações problemas. 4ª série 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Cál. e oper. no campo ad. ou multipl. Números naturais Espaço e forma – ou – Grandezas e medidas 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Cál. e oper. no campo ad. ou multipl. - Números naturais - Tratamento da inf. - Grandezas e medidas Espaço e forma Números naturais NAE - Fevereiro/2010

6 Rotina Cálculo e operações no campo aditivo ou multiplicativo.
Resolver problemas Produzir problemas Analisar problemas Problemas do mesmo tipo alternando a posição da incógnita Problemas sem solução e com excesso de dados Algoritmos: compreensão, análise, exercícios Identificar regularidades nas operações. Ex: propriedades, mult. por 10, 100 e 100. NAE - Fevereiro/2010

7 Rotina Números naturais Reflexão sobre as regras do SND Contagem
Cálculos aproximados: estimativa e arredondamento Números racionais: compreensão conceitual, leitura e representação. NAE - Fevereiro/2010

8 Rotina Espaço e forma Trajetos Localização no espaço
Formas geométricas tri e bi dimensionais Identificação Atributos Planificações NAE - Fevereiro/2010

9 Rotina Grandezas e medidas Significado e reconhecimento
Medida de comprimento: metro Medida de massa: grama Medida de capacidade: litro Medidas de tempo Conversões simples de medidas Perímetro como medida de contorno; área NAE - Fevereiro/2010

10 Rotina Tratamento da informação
Interpretar diferentes tipos de gráfico e tabela Analisar características de diferentes gráficos e tabelas Construir diferentes tipos de gráfico e tabela NAE - Fevereiro/2010

11 Rotina É importante analisar: Quais aspectos merecem mais atenção.
A necessidade de aprofundamento dos conteúdos. NAE - Fevereiro/2010


Carregar ppt "Não considere nenhuma prática como imutável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google