A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012

2 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo MetasPrograma DescritoresObjetivos específicosNotas Relacionar as diferentes unidades de medida de comprimento do sistema métrico. ( Medir e Converter ) Construir numa grelha quadriculada figuras não geometricamente iguais com o mesmo perímetro. Reconhecer que figuras com a mesma área podem ter perímetros diferentes. Fixar uma unidade de comprimento e identificar a área de um quadrado de lado de medida 1 como uma «unidade quadrada». Medir a área de figuras decomponíveis em unidades quadradas. Enquadrar a área de uma figura utilizando figuras decomponíveis em unidades quadradas. Compreender as noções de comprimento e área. Compreender o que é uma unidade de medida e o que é medir. Comparar e ordenar comprimentos e áreas. Realizar medições utilizando unidades de medida não convencionais e convencionais. Determinar o perímetro de figuras. Estimar comprimentos e áreas. Resolver problemas envolvendo grandezas e medidas. Propor situações que permitam explorar propriedades mensuráveis em objetos, reconhecendo a invariância de determinado atributo num dado conjunto de objetos. Propor a utilização de unidades de medida não convencionais, como palmos, pés, passos e objetos para medir comprimentos.

3 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo MetasPrograma DescritoresObjetivos EspNotas Reconhecer : -que a medida, em unidades quadradas, da área de um retângulo de lados de medidas inteiras é dada pelo produto das medidas de dois lados concorrentes. (e calcular quando a medida dos lados possa ser expressa, numa subunidade) - o metro quadrado como a área de um quadrado com um metro de lado. -que a área de um quadrado com um decímetro de lado (decímetro quadrado) é igual à centésima parte do metro quadrado e relacionar as diferentes unidades de área do sistema métrico. -as correspondências entre as unidades de medida de área do sistema métrico e as unidades de medida agrárias. Medir áreas utilizando as unidades do sistema métrico e efetuar conversões. Usar o método das metades e do enquadramento em figuras desenhadas no geoplano e em papel ponteado ou quadriculado, para calcular aproximadamente a respetiva área. Promover a utilização do geoplano, tangram e pentaminós para investigar o perímetro de figuras com a mesma área e a área de figuras com o mesmo perímetro.

4 Curso de formação O ensino da geometria no 1º ciclo Medidas agrárias Servem para avaliar superfícies de terrenos e estão relacionadas, entre si, na razão de 1 para 100.

5 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo MetasPrograma DescritoresObjetivos específicosNotas Determinar o volume do cubo de uma forma experimental. Resolver problemas respeitantes a grandezas, utilizando e relacionando as unidades de medida SI. Propor o preenchimento de volumes por empilhamento de objetos de igual volume contando as unidades necessárias. Promover a exploração de volumes de objetos colocando-os num recipiente graduado com líquido.

6 Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Proposta de trabalho 6ª sessão Realização da Atividade nº 6 Elaboração de uma proposta de atividade pelos formandos


Carregar ppt "Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google