A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perímetros e Áreas de Figuras Planas. Perímetro de um Polígono Perímetro de um polígono é a soma das medidas dos seus lados. Para um polígono regular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perímetros e Áreas de Figuras Planas. Perímetro de um Polígono Perímetro de um polígono é a soma das medidas dos seus lados. Para um polígono regular."— Transcrição da apresentação:

1 Perímetros e Áreas de Figuras Planas

2 Perímetro de um Polígono Perímetro de um polígono é a soma das medidas dos seus lados. Para um polígono regular de n lados, temos: P = n · l

3 Retângulo b - base ou comprimento h - altura ou largura Perímetro = 2b + 2h 2(b + h) Quadrado P = l + l + l+ l Perímetro = 4 · l

4 Triângulo equilátero P = l+ l + l Perímetro = 3 · l Pentágono P = l + l + l + l + l Perímetro = 5 · l Hexágono P = l + l + l + l + l + l Perímetro = 6 · l

5 Área dos Polígonos A área de um polígono é o número que expressa a medida da superfície dessa figura numa certa unidade. As fórmulas permitem efetuar com maior facilidade e rapidez esses cálculos.

6 Retângulo A= a. b

7 Quadrado A = l²

8 Losango A = D. d 2

9 Paralelogramo A = a. h

10 Trapézio A = ( B + b ). h 2

11 Triângulo Qualquer A = a. h 2

12 Triângulo Retângulo A = Cateto. Cateto 2

13 Hexágono A = 6 ( l ² 3) 4 A = 3 l Triângulo equilátero A= l ² 3 4

14 Circunferência e Círculo

15 Muitos consideram a roda uma das maiores, se não a maior invenção da humanidade. Outros não a consideram uma invenção, mas uma descoberta.

16 Define-se como circunferência o conjunto de todos os pontos do plano equidistantes de um ponto fixo, chamado centro da circunferência, distância essa que é o raio R. Define-se como círculo a região do plano delimitada por uma circunferência.

17 Elementos de uma circunferência Corda – Segmento de reta cujas extremidades pertencem à circunferência. (AC e DE) Diâmetro – Corda que passa pelo centro da circunferência.(AC) Raio – Metade do diâmetro.(AO, OC, OB)

18 História do História do Os egípcios sabiam trabalhar muito bem com razões. Descobriram logo que a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência.

19 Foi graças a Euler que, em 1737, tornou-se conhecido o símbolo para o número.

20 = 3, = 3,

21 A figura abaixo mostra como a circunferência de um círculo com um diâmetro de 5,51 centímetros, é igual a uma distância linear de 10,16 centímetros: Como podemos imaginar, 10,16 cm (circunferência) /5,51 cm (diâmetro) = 3,14. Como podemos imaginar, 10,16 cm (circunferência) /5,51 cm (diâmetro) = 3,14.

22 Determinação prática do Determinação prática do = comprimento / diâmetro

23 Medição de Circunferência Comprimento C = 2 R Área A = R 2


Carregar ppt "Perímetros e Áreas de Figuras Planas. Perímetro de um Polígono Perímetro de um polígono é a soma das medidas dos seus lados. Para um polígono regular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google